Informativo 02 – Alumni Direito Mackenzie

Publicação da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito do Mackenzie, fundada em 21 de setembro de 1977.

Audiência de Custódia

A Assistência Judiciária João Mendes, órgão de assistência jurídica gratuita à população de baixa renda dos alunos e antigos alunos da Faculdade de Direito do Mackenzie, dá início em janeiro de 2020 ao plantão de atendimento de audiência de custódia e mutirão de habeas corpus, por meio de convênio assinado com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Os advogados criminalistas mackenzistas interessados em ajudar podem entrar em contato pelo e-mail contato@ajjoaomendes.com.

Incubadora

Está prevista também para janeiro de 2020 a publicação do 1º Edital da Incubadora Alumni Direito Mackenzie, que tem por objetivo dar mentoria a projetos sociais e formandos que têm interesse em abrir seu escritório. A sala alugada para atender o projeto já está quase pronta e os mentores já podem manifestar interesse em participar pelo e-mail contato@alumnidireitomackenzie.com. Seja você também um mentor!

Cerimônia de Refundação

A cerimônia de refundação e homenagem aos fundadores aconteceu como o esperado: a integração de diversas gerações do curso, com a presença dos fundadores Alvaro Villaça (ex-aluno, professor e diretor do curso) e Eros Grau (ex-aluno, professor e ex-ministro do STF), além do filho do Professor Jeremias Alves, que esteve ausente por motivo de saúde. O evento foi matéria de destaque no site da Universidade (aqui).

Autoridades

Além dos homenageados, compuseram a mesa: Lilian Pires (ex-aluna e professora do curso); Roberto Mac Cracken (ex-aluno, professor e desembargador do TJSP); Carlos Eduardo Cauduro Padin (ex-aluno e presidente do TRE/SP); Flávio de Leão Bastos Pereira (professor); Felipe Chiarello (diretor da Faculdade de Direito do Mackenzie); Felipe Righetti Ganança (presidente da Alumni Direito Mackenzie) e Gustavo Pereira (Presidente do Centro Acadêmico João Mendes Jr.). Além deles, falaram representantes da Assistência Judiciária João Mendes e da Academia de Letras dos Estudantes do Mackenzie.

Curso Visual Law e Legal Design

Depois dos cursos sobre Tribunal do Júri e Petição Inicial, próximo dia 12/12 acontece o curso “Visual Law e Legal Design“, realizado por iniciativa da Alumni Direito Mackenzie, da Assistência Judiciária João Mendes e do Centro Acadêmico João Mendes Jr. Saiba mais e inscreva-se clicando aqui. Todo o valor arrecadado será destinado aos trabalhos de atendimento jurídico gratuito prestado pela AJ.

1º em número de associados nos escritórios mais admirados

A Faculdade de Direito do Mackenzie ficou 1º lugar no ranking de associados dos escritórios de advocacia mais admirados do Brasil. A pesquisa é publicada pela Revista Análise Advocacia 500, que anualmente estuda o perfil dos advogados. O ranking ficou da seguinte forma: 1º. Mackenzie (11%); 2º PUC-SP (10%); 3º USP (7%);

Associe-se!

Ainda não é associado da Alumni Direito Mackenzie? É simples, rápido e totalmente de graça! Para se inscrever e ficar por dentro de todas as notícias da entidade, basta clicar aqui. Demora menos de 30 segundos!

Grupo no Facebook

A Alumni Direito Mackenzie mantém um grupo no Facebook com mais de 2.500 antigos alunos. Para participar, basta clicar (aqui). Não deixe também de seguir a gente no Instagram (aqui) e curtir nossa página no Facebook (aqui).

Cidades Inteligentes

O II Encontro Internacional de Direito Administrativo Contemporâneo e os Desafios da Sustentabilidade, com o tema “Cidades Inteligentes, Humanas, Sustentáveis e a Nova Agenda Urbana” e que entrou no circuito urbano 2019, da ONU Habitat, já está disponível na integra no Youtube. Acesse aqui.

Legal Hackers chega ao Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie tem uma nova liga estudantil dos cursos de direito e de sistemas da informação, o Legal Hackers Mackenzie (LHM). Saiba mais e participe clicando aqui.

Entrevista: Presidente da Alumni Direito Mackenzie

Nosso presidente, que agora em dezembro deixa a Diretoria Executiva da Alumni Direito Mackenzie, concedeu entrevista ao JP3. Leia a integra clicando aqui.

Números do JP3

Em dezembro o JP3 comemora números incríveis. Fechamos 2019 com 100 mil visualizações e 41 mil visitantes. O maior jornal de todo o Mackenzie e um dos maiores jornais universitários do Brasil.

Fundo Patrimonial é oficialmente lançado

O Fundo Patrimonial dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito do Mackenzie foi oficialmente lançado! O projeto é encabeçado pelo antigo aluno Lucas Cazarim. Os primeiros recursos já foram aportados e já estão disponíveis para o financiamento de projetos de pesquisa do curso.

Mackenzie campeão

A equipe da Faculdade de Direito do Mackenzie ganhou a III Tax Moot Brazilian Competition, que aconteceu em Belo Horizonte, Minas Gerais (aqui). Ainda, o GEMMack (Grupo de Estudos em Mediação da Faculdade de Direito do Mackenzie) sagrou-se campeão da X Competição Brasileira de Arbitragem e Mediação Empresarial, organizada pela Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial – Brasil (CAMARB); saiba mais aqui. Parabéns as equipes!

Mercado Mackenzista

Após uma trajetória profissional de quase 10 anos em São Paulo, onde tiveram a oportunidade de trabalhar ao lado de grandes nomes da advocacia criminal, os mackenzistas Sâmia Zattar e Stephan Gomes Mendonça anunciam a inauguração do Zattar & Mendonça Advogados em Joinville/SC (aqui). Divulgue notícias como essa na coluna “Mercado Mackenzista”. Basta mandar e-mail para a gente: contato@alumnidireitomackenzie.com

Mackenzistas por ai

  • O mackenzista Eduardo Martinelli conduz há cinco anos o bar Espaço Treze, na região do Bixiga. Conheça mais aqui.
  • Os mackenzistas Humberto Fabretti e Juliana Abrusio, que além de ex-alunos são professores do curso, foram nomeados para a comissão de juristas que discutirá o tratamento de dados pessoais no âmbito da segurança pública.
  • A mackenzista Renata Gioia conduz a iniciativa RA Desenvolvimento de Talentos, na área de coaching e treinamento de lideranças. Saiba mais clicando aqui e aqui.
  • As crônicas do Professor Jeremias continuam no JP3 em 2020.
  • A mackenzista Viviane Frugis dá suporte na arrecadação para a ONG Acredite que proporciona suporte ao tratamento de crianças e adolescentes de baixa renda com doenças reumáticas acompanhadas pelo Ambulatório de Reumatologia Pediátrica do Hospital São Paulo. Saiba mais e ajude clicando aqui.
  • Quer divulgar algo aqui? Basta escrever para a gente!

III Congresso Brasileiro de Infraestrutura de Inovação

Acontece no Mackenzie próximo dia 09/12, a partir das 8h30. Saiba mais informações no Instagram do Jornal Prédio 3 (@jornalpredio3.com).

Escola de Engenharia do Mackenzie

Os alunos da Escola de Engenharia do Mackenzie ganharam um novo estatuto para o seu órgão de representação. O Centro Acadêmico Horário Lane (CAHL), fundado em 1915, foi auxiliado pela Alumni Direito Mackenzie na elaboração do documento. Saiba mais aqui.

Notícias do JP3

Algumas notícias que circularam no JP3 últimas semanas:

  • Reeducandas do regime semiaberto lançam exposição de artes no Mackenzie (aqui).
  • Mackenzie e Enel realizam evento para inaugurar obra de eficiência energética (aqui).
  • Editora Mackenzie lança livro com propostas de melhorias no Código Penal (aqui).
  • JP3 Indica: “O povo contra a democracia”, de Yascha Mounk (aqui).
  • Confirma todas as notícias em www.jornalpredio3.com

csm_Biblioteca_c2ac20d56d

Siga o JP3

Instagram: @jornalpredio3

Facebook: fb.com/jornalpredio3

Mais notícias e informações:

Jornal Prédio 3 – JP3, é o periódico on-line dos alunos e antigos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, organizado pelo Centro Acadêmico João Mendes Júnior e a Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito do Mackenzie (Alumni Direito Mackenzie). Participe e escreva! Siga-nos no Instagram!