A equipe da Faculdade de Direito do Mackenzie ganhou, essa quarta-feira (06/11), a III Tax Moot Brazilian Competition, que aconteceu em Belo Horizonte, Minas Gerais e que contou com equipes de todos os estados brasileiros.
O Tax Moot Competition Brasil é uma simulação de sustentação oral no Supremo Tribunal Federal, nos moldes da prática internacional de Moot Court, na qual as equipes inscritas devem apresentar, escrita e oralmente, defesas para os requerimentos das partes de um caso de Repercussão Geral.
A competição é dividida em duas fases: a escrita e a oral. A primeira exige das equipes competidoras a entrega de memoriais, defendendo a Fazenda Pública e o contribuinte. A segunda, exige a realização de sustentação oral perante a Corte simulada que, por sua vez, faz perguntas pertinentes ao tema aos competidores, em rodadas de eliminação e classificação nas quais tanto a defesa da Fazenda Pública, quando a defesa do contribuinte são exigidas.
Este ano, o caso apresentado pela organização envolvia noções de Imposto de Renda em um caso de compra de bitcoins. O encontro tem por objetivo principal proporcionar um ambiente de aprendizado, estimulando a expansão dos estudos sobre Direito Tributário e Arbitragem.

A equipe mackenzista foi composta pelos alunos oradores Tainá Lemos e Felipe Brant, representanto o Fisco, e Arthur Gerlinger e Vagner Quadrante Júnior, representanto os contribuintes. Além deles, participaram como pesquisadoras Stefania Manfrin e Izabella Letícia Rodrigues Sampaio. A equipe foi conduzida pelas professoras/coaches Mariana Baeta e Martha Leão. No pódio, além do Mackenzie (1º), ficaram a USP (4º), UFAM (3º) e UFBA (2º).
Para o Diretor da Faculdade de Direito do Mackenzie, Professor Felipe Chiarello, que falou com exclusividade para o JP3 na noite dessa quarta-feira, o resultado da equipe mackenzista “é parte da consolidação do grande trabalho dos professores e alunos do Núcleo de Tributário”.
Siga o JP3
Instagram: @jornalpredio3
Facebook: fb.com/jornalpredio3
Mais notícias e informações:
- Lançamento: Livro Nova Lei de Abuso de Autoridade, dia 14/11, no Mackenzie
- Refundação da Alumni Direito Mackenzie será dia 19/11
- Antônio Carlos Jobim: um gênio brasileiro
- Dos quintos do inferno extra 3
- Publicado primeiro boletim de estágio de Novembro/2019
- Internacionalização de pesquisas é tema do II Mack Talk
- Edital JEC 2019! Confira aqui!
- Processo seletivo aberto para o Grupo de Estudos IMMIGRARE
- ENEM vindo aí
- Por que o tamanho da minha saia importa?
- CAHL ganha novo Estatuto e volta para todos os estudantes de engenharia!
- Beisebol
- Chiarello e Smanio palestram na Universidade de Yale
Jornal Prédio 3 – JP3, é o periódico on-line dos alunos e antigos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, organizado pelo Centro Acadêmico João Mendes Júnior e a Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito do Mackenzie (Alumni Direito Mackenzie). Participe e escreva! Siga-nos no Instagram!