Próximo dia 12/12 (quinta-feira), a Assistência Judiciária João Mendes, em parceria com a Alumni Direito Mackenzie e o Centro Acadêmico João Mendes Jr., realiza o curso “Visual Law e Legal Design“. Mas afinal, o que são esses conceitos?

Normalmente relacionamos o direito a diversas cláusulas, textos longos e cheios de conteúdo muitas vezes incompreensíveis. Mas isso cada vez mais se torna ultrapassado em um mundo que exige agilidade, rapidez e informações objetivas, ainda mais quando pensamos nos contratos e termos que encontramos na internet. Afinal, quem lê os famosos “termos de aceite” ao entrar em qualquer site ou comprar qualquer produto? A partir daí, surgiu o conceito de Visual Law. Segundo a Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs, o objetivo do Visual Law é “tornar a informação jurídica mais efetiva e clara com a integração de vídeos, infográficos, story mapping e gamification, para segmentar a informação conforme a necessidade do usuário de cada serviço jurídico”. No mesmo sentido se relaciona o Legal Design, com foco na construção de documentos “interativos e com foco no usuário. Vídeos, infográficos, story mapping e gamification são só o começo para uma comunicação mais efetiva e personalizada”.

Unindo direito, inovação e design, o curso Visual Law e Legal Design apresenta as tendências do mercado jurídico para modernizar a elaboração de documentos e peças processuais, além de desenvolver conceitos e habilidades fundamentais à construção de soluções criativas e inovadoras na advocacia.

Em um cenário de fácil acesso à informação e utilização de tecnologia nas relações pessoais e empresariais, muitas verdades deixaram de ser absolutas e se tornaram obsoletas. Um exemplo disso são os pareceres jurídicos de 15 laudas antes sinônimos de qualidade de trabalho forense.

O que até então aparentava ser essencial para ampla compreensão do cliente, agora tornou-se objeto de reclamações constantes. Por certo, cabe ao Direito se reinventar, seguindo os demais serviços agora impactados pela nova maneira de pensar da sociedade, muito mais dinâmica e rápida.

Mas como apresentar um parecer de forma inovadora? Simples, através do Legal Design, a ciência que expande o horizonte do advogado, auxiliando a inovar no visual de peças e pareceres. À materialização dessas inovações chamamos de Visual Law, ou seja, a utilização de links interativos, uso de cores descontraídas, uso de QR code e demais ferramentas trazidas pela tecnologia, sem prejudicar em nada o conteúdo do texto.

Está a fim de conhecer mais? Saiba mais sobre o curso e inscreva-se clicando aqui.

WHAT IS VISUAL LAW AND LEGAL DESIGN

Siga o JP3

Instagram: @jornalpredio3

Facebook: fb.com/jornalpredio3

Mais notícias e informações:

Jornal Prédio 3 – JP3, é o periódico on-line dos alunos e antigos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, organizado pelo Centro Acadêmico João Mendes Júnior e a Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito do Mackenzie (Alumni Direito Mackenzie). Participe e escreva! Siga-nos no Instagram!