Rafael Almeida – 2º Semestre

“A Justiça segura, numa das mãos, a balança, com a qual pesa o direito, e na outra a espada, com a qual o defende. A espada sem a balança é a força bruta, a balança sem a espada é a fraqueza do direito. Ambas se completam e o verdadeiro estado de direito só existe onde a força, com a qual a Justiça empunha a espada, usa a mesma destreza com que maneja a balança”

Rudolf von Ihering

Diante da complexa definição de Justiça, os seres humanos buscaram representá-la, desde os tempos antigos, por meio de imagens e objetos. Antes vistos como a ilustração da divindade, a compreensão dos símbolos da Justiça, hoje, busca o respeito e a permanência de uma tradição de símbolos históricos importantes no Direito. Mas você os conhece?

TÊMIS

temis

Divindade grega, Têmis é a mais conhecida representante da Justiça. É definida, no sentido moral, como o sentimento de verdade, da equidade e da humanidade. Considerada deusa das leis eternas, era esposa de Zeus, pai dos deuses, e sua opinião era sempre acatada, mostrando que até mesmo Zeus era submetido à Justiça. Têmis, tradicionalmente, é representada com uma balança, uma espada e vendada.

CEGUEIRA/VENDA

venda

A Justiça, neste símbolo, não faz distinção entre aqueles que são julgados e, portanto, a venda é um símbolo de imparcialidade. Há, porém, uma visão moderna que não utiliza a venda, ou seja, não é cega. Nesta interpretação, o meio em que se insere o indivíduo julgado é importante para a tomada de decisão, significando a Justiça Social.

ESPADA

Espada

Para que as decisões sejam respeitadas, a Justiça utiliza a força, o poderio, para impor aos lados do conflito a sentença. A espada pode ser empregada na destruição contra a injustiça e a ignorância, mas também pode ser manuseada para manter a paz e contemplar a justiça.

20190806_130838

É de graça! Inscreva-se: http://www.alumnidireitomackenzie.com

BALANÇA

balança

Muito usada por religiões para simbolizar a ponderação entre as boas ações e as más, a balança no Direito é a indicação de equilíbrio entre os argumentos das partes dos conflitos, além de apontar a equação essencial entre castigo e culpa.

MARTELO

Martelo

Um dos símbolos mais conhecidos juntamente com a deusa Têmis, o martelo representa o alerta, a ordem para o silêncio e o respeito.

E então, você já os conhecia?

Siga o JP3:

Instagram: @jornalpredio3

Facebook: fb.com/jornalpredio3

Mais notícias e informações:

Jornal Prédio 3 –JP3, é o periódico on-line dos alunos e antigos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, organizado pelo Centro Acadêmico João Mendes Júnior e a Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito do Mackenzie (Alumni Direito Mackenzie). Participe e escreva! Siga no Instagram!