Faltando exatamente 100 dias para os Jogos Jurídicos Estaduais de 2019, o JP3 – Jornal Prédio 3 entrevistou Rodrigo Xavier Ramos, atual Presidente da Associação Atlética Acadêmica João Mendes Jr. Abaixo, você confere o bate papo com o atleta:

JP3: Primeiro, vamos falar do mais importante: Jogos Jurídicos Estaduais de 2019. Como estão os preparativos para a delegação de atletas? As equipes estão fortes este ano?
Rodrigo: Pensar em Jogos Jurídicos é pensar na “Copa do Mundo” para nós, Mackenzistas! E para esse ano a preparação e o foco não são diferentes! Nossas equipes estão treinando forte desde o início do ano, participando de campeonatos e amistosos. Para o segundo semestre, os esforços são redobrados, para os últimos ajustes e chegarmos fortes para o Jurídicos!
JP3: Os JJE acontecerão de 15/11 a 17/11. Tem alguma previsão da divulgação da cidade sede e para o início das vendas das festas, alojamento e arena?
Rodrigo: A cidade será definida e divulgada pela Comissão Organizadora dos jogos até o final de agosto e nossa Atlética pretende iniciar as vendas em setembro, para que nossos filhotes possam se organizar com mais facilidade para irem ao maior evento do ano para os Mackenzistas.

JP3: O Alojamento é considerado, por muitos, o melhor espaço para vivenciar os Jogos. Quem organizará o Alojamento esse ano?
Rodrigo: O alojamento será organizado por uma empresa especializada, cujo nome será divulgado em breve pela Atlética. Porém, a empresa tem bastante experiência em jogos universitários, o que permitirá que o alojamento seja o melhor possível para os Mackenzistas e a atlética possa focar na parte esportiva dos jogos, para trazer o caneco para casa.
JP3: A cada ano os JJE ficam maiores e a delegação de estudantes mackenzistas é a maior. Como está a organização desse ano? O que os alunos podem esperar de novo?
Rodrigo: A Atlética sempre busca melhorar a experiência das pessoas que formam nossa delegação. Nesse sentido, iremos contratar empresas para organizar o alojamento e os ônibus de nossa delegação. E sim, esse ano teremos algumas surpresas, mas não iremos revelar agora para não perder a graça.

JP3: Voltando a falar das equipes mackenzistas. Quais foram as principais conquistas do Direito-Mackenzie esse ano nos campeonatos universitários? Muitas equipes subiram de divisão?
Rodrigo: Nossas equipes estão treinando forte e visando à preparação para o JJE! No primeiro semestre, tivemos ótimos resultados nos campeonatos em que participamos, com ênfase na NDU (Novo Desporto Universitário), no qual muitas equipes conseguiram bons resultados e subiram de série. A ideia da Atlética é possibilitar que nossos times treinem forte e participem de campeonatos com alto nível esportivo, para que eles estejam na elite do esporte universitário, onde é o nosso lugar, bem como eles cheguem em ótimas condições para disputar nossa “Copa do Mundo”.
JP3: Agora falando da administração da Atlética. Como está sendo esse ano de gestão? Como vem sendo administrar uma das mais importantes atléticas do país?
Rodrigo: Fora de quadra, esse ano a Atlética buscou melhorar a organização interna, com uma boa divisão das tarefas entre os atleticanos, focando nos nossos objetivos para o ano, entre eles, ganhar o Jurídicos. Nessa linha, incentivamos a participação do maior número de calouros e calouras, para os quais temos a ideia de mostrar como tudo funciona na Atlética, de tal forma que eles possam continuar com a nossa tradição, assumindo cada vez mais responsabilidade. Nossa atlética tem história e todos sabemos que temos que dar continuidade aos trabalhos, o nome A.A.A. João Mendes Jr. representa muita coisa para nós.
JP3: Recentemente o Jornal Prédio 3 publicou no Instagram uma notícia antiga, de 1957, com o presidente da Atlética à época convocando os calouros para participar das modalidades. Estamos há poucos dias de receber os novos alunos, qual a importância dessa recepção e da participação dos calouros logo no início do curso?
Rodrigo: Receber bem os mais novos Mackenzistas é muito importante, pois são eles que darão continuidade ao nosso nome. Logo mais são eles que estarão em quadra nos representando, eles que farão parte da atlética! Capitar os bixos e bixetes agora no começo da faculdade é importante, assim já transmitidos para eles logo do início qual é o real espírito mackenzista.
JP3: Nunca é pouco perguntar: quem quiser fazer parte das equipes, como procurar os diretores de modalidade?
Rodrigo: A Atlética reforça que todos os mackenzistas estão sempre convidados a participarem de nossas modalidades! Para tanto, o jeito mais fácil é mandar mensagem em nossas redes sociais pedindo informação sobre a modalidade desejada e passaremos o número do Diretor de Modalidade. Nossas redes sociais são: Facebook: Raposão Direito Mack e Instagram: @raposaodireitomack.
JP3: Esse ano a Atlética levou diversos troféus históricos para a sede da Assistência Judiciária, além de realizar reuniões da Comissão Organizadora dos JJE na sede da entidade. Para você, qual a importância dessa integração?
Rodrigo: Todos nos conhecemos aquela frase: Explicar para um não Mackenzista o que é ser Mackenzista é impossível! Dessa forma, pensamos que os Mackenzistas devem estar sempre unidos, bem como vemos com bons olhos a integração entre todas as entidades que nos representam e a AJ. Todos somos mackenzistas e sabemos o que isso representa, a troca de experiência é sempre bom e nos fortalece, para que possamos dar continuidade a tradição do Mackenzie.
JP3: Em maio desse ano a Atlética Adoniran Barbosa, do Direito-Mackenzie Campinas, foi expulsa dos JJE. Qual foi a posição da Atlética João Mendes sobre este assunto?
Rodrigo: Desde o início, nossa posição foi muito clara! Nossa Atlética sempre pauta suas ações dentro das regras de nosso estatuto e não poderíamos apoiar uma gestão que não faz isso. Ao vermos o caso, a nova gestão resolveu assumir a administração da Atlética por conta de alegados descontentamentos e não se preocupou em seguir os trâmites previstos no estatuto da Associação. Por conta disso, não vimos outra opção a não ser concordar com a retirada da Atlética até que a nova gestão regularize e legitime sua situação perante a Comissão Organizadora. A exclusão de uma Atlética nunca é boa para os Jogos, os quais perdem em público e esportividade, porém, é a posição correta a se tomar, levando-se em consideração as particularidades do caso.
Siga o JP3:
Instagram: @jornalpredio3
Facebook: fb.com/jornalpredio3
Mais notícias e informações:
- Grupo de Estudos de Direito Administrativo dá 50h de pesquisa
- A repercussão da nota de repúdio à fala de Jair Bolsonaro entre os mackenzistas
- Uma oportunidade de adquirir experiência jurídica fazendo o bem e ganhar até 100 horas complementares
- Especialização em Direito da Moda no Campus Higienópolis
- Entrevista com a profª Fernanda Pessanha do Amaral Gurgel
- Qual Operador do Direito você quer ser?
- Nelson Câmara lança livro sobre direito trabalhista, dia 20/08
- “No puedo, estoy pobrecito”
- A advocacia está em depressão, toma ansiolíticos e ninguém está nem aí
- Geraldo de Andrade Ribeiro Jr. toma posse na AML dia 13/09
- Palestra com a melhor advogada do mundo em defesa da concorrência
- O que são e como cumprir com as temidas “horas complementares” no curso de Direito? E qual a diferença entre Ensino, Pesquisa e Extensão?
- AJ rifa três doutrinas jurídicas
- Palestra – Questões macrojurídicas sobre a regulação econômica do espaço urbano
- Jogos Jurássicos acontecem este fim de semana, em SP
- Por que seus textos do Facebook não valem Horas de Pesquisa?
- Edital – Grupo de Estudos “Direitos Humanos e Empresas” (Mack DH&E)
- Ser bidimEnsionAL
- Massacre no Pará e o sistema prisional: uma brevíssima análise
- Biblioteca Mackenzista: Prof. Flávio de Leão Bastos Pereira
- Grupo do Jornal Prédio 3 no WhatsApp
- Conferência na Prática – Jurídica
- Curso de liderança em universidade holandesa, parceria entre Mackenzie e Campus B
- Edital – Grupo de estudos e oficina: prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher
- Saí do “quarto de despejo”, “Que penah neh negah kkk”
- Centros Acadêmicos de Direito da PUC, USP e Mackenzie lançam nota conjunta
- A opinião da turma 419 sobre a recepção dos bixos
- Guia do calouro: 8 coisas que você precisa saber ao entrar no Mackenzie
- 5 passos para conseguir uma bolsa de intercâmbio no Mackenzie
Jornal Prédio 3 –JP3, é o periódico on-line dos alunos e antigos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, organizado pelo Centro Acadêmico João Mendes Júnior e a Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito do Mackenzie (Alumni Direito Mackenzie). Participe e escreva! Siga no Instagram!