Resultado de imagem para noite escuraimagem obtida em xamanismo.com.br

Era um dia corriqueiro da semana. Uma terça-feira ordinária do mês de agosto que cumpri o mesmo itinerário do Mackenzie para minha quebrada. O dia era frio e nublado; a garoa era tão fina e gélida que doía o âmago. Cheguei sem graves transtornos a minha residência, exceto aqueles os quais todo estudante da periferia já está acostumado.  Ao firmar da tarde, o céu azul que ali, até então, estava cinza por conta do clima incorporou para si uma coloração atípica: um tom preto fúnebre. Era a Amazônia que estava sendo queimada pedindo socorro por intercessão do seu amigo azul celeste que lhe emprestara o corpo para tal fim.

Resultado de imagem para noite escuraimagem obtida em Saber Sistêmico 

Um mês se passara, era já o mês da primavera, era então setembro. O céu voltara a sua normalidade e a beleza celestial pintada com os raios de sol pairava sobre a rua da Consolação. O sujeito da ação aqui também detinha a cor azul, no entanto da forma cristalina: as águas das praias nordestinas. Estavam também com sua tonalidade negra, espessa e lúgubre. Os resíduos de óleo dominaram-nas, poluindo-as, matando-as. Chegar à beira da praia foi a maneira de gritar, mesmo que silenciosamente, seu socorro.

As nossas paisagens, nossos biomas e nossas belezas naturais forçosamente e dado as circunstâncias da ocasião se despiram da sua casual roupa azul e vestiram-se da cor do luto. Estão sendo assassinadas e padecem aos poucos, de forma lenta, mas bruscamente. Os culpados por ora estão impunes, tanto que nem os citei, propositalmente; a justiça é subjetiva e seletiva. Até quando deixaremos que encovem nossa natureza na cova da extinção?

coletivo 4 am

 

Siga o JP3

Instagram: @jornalpredio3

Facebook: fb.com/jornalpredio3

Mais notícias e informações:

Jornal Prédio 3 – JP3, é o periódico on-line dos alunos e antigos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, organizado pelo Centro Acadêmico João Mendes Júnior e a Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito do Mackenzie (Alumni Direito Mackenzie). Participe e escreva! Siga-nos no Instagram!