Por Matheus Melo Rodrigues da Silva – 2° semestre.

Ontem

Ontem assisti uma palestra com o Professor Mackenzista Flávio Leão Bastos, Pedro Ivo Gricoli Iokoi – Mestre e Doutor em Direito Processual Penal pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) – e Benedito Vilela Alves Costa Jr – Advogado e Gerente Jurídico – três palestrantes e, no que foi possível sentir, pessoas fantásticas. O evento foi proporcionado pelo Centro Acadêmico João Mendes Jr. na Semana do Advogado.

Foi interessante a palestra como um todo, porém mais ainda quando responderam minha pergunta. Para mim foi o ponto alto, obviamente (hehe).

A pergunta

A palestra foi sobre a importância da OAB para os advogados. No meio da palestra uma dúvida “antiga” tomou minha cabeça mais uma vez e dessa vez externei ela. Minha questão foi sobre quando fazemos o que na vida enquanto estudantes e profissionais, sendo que há tantas possibilidades, como, por exemplo, de acordo com a palestra, na OAB.

A resposta

A resposta dos três convidados foi muito sincera e simples. Entendi que: há tempo para tudo. Ou seja, não adianta nem apressar as coisas, nem esperar que as coisas caiam do céu sem esforço algum. Além disso, fui instigado a entender, com uma fala do Prof. Flávio, em todas as áreas da vida, qual é a minha natureza e, consequentemente, qual caminho vou seguir.

Opa, teve uma coisa ontem também

Ontem também (dia meio cansativo) fui com um grupo de amigos no Colégio que estudei conversar com o terceirão da vez sobre vestibular, ansiedade, pressão e, de certa forma, fases da vida no geral. Hoje, na faculdade, percebi que depois que saímos da Escola não mudamos muito, as pessoas não estão tão diferentes da gente.

Nossa geração

Estamos no celular o tempo todo, vemos conquistas o tempo todo – pois as derrotas ninguém compartilha -, clicamos e as coisas acontecem e, se demoram, não gostamos. Estamos habituados a não gostar da demora, ou melhor, do tempo que as coisas levam para acontecer.

O resultado não poderia ser diferente

O que acontece? Associamos algumas áreas da nossa vida ao nosso imediatismo. Assim, queremos ter a maturidade de pessoas que possuem Doutorado, queremos ser profissionais de sucesso com uma carreira super estável e nem saimos da Universidade.

download (10)

O gelo

As coisas levam tempo. E às vezes não dá para adiantar. E que bom. Essas coisas só são o que são porque levam tempo. Gelo só é gelo porque passa tempo no congelador. Se não, seria só água.

Momento coaching

Sua maturidade só vai ser alcançada depois da sua imaturidade. Seu sucesso só vai ser sucesso se sair de algum lugar. Calma. O Brasil tem 200 milhões de pessoas – comentei isso com um menino que estava lá no meu Colégio e participou da conversa que visava ajudar os pré-vestibulandos. Todo dia nasce alguém. Todo dia alguém morre. Todo dia alguém começa a trabalhar e alguém para. Precisamos esperar o celular carregar, mano, vamos parar um pouco e esperar e viver as coisas, deixando as fases da vida completarem 100%.

Tá acabando

Tudo se conecta na máxima: há tempo para todas as coisas. O adolescente que vai fazer vestibular, o jovem universitário que sonha grande e a pessoa que possui título de Doutor ou Doutora – todo mundo – precisa(mos) entender que:

  • Precisamos identificar nossa natureza – no que somos bons e gostamos e etc;
  • Correr atrás para fazer o que a maioria não faz;
  • Mas, ao mesmo tempo, relaxar, porque, na maioria das situações, as coisas não acontecem da noite para o dia e isso é uma boa notícia.

Equilíbrio das tensões é a chave. Não importa a fase.

 

img-20190806-wa0027

É de graça! Inscreva-se: http://www.alumnidireitomackenzie.com

Siga o JP3

Instagram: @jornalpredio3

Facebook: fb.com/jornalpredio3

Mais notícias e informações:

Jornal Prédio 3 – JP3, é o periódico on-line dos alunos e antigos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, organizado pelo Centro Acadêmico João Mendes Júnior e a Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito do Mackenzie (Alumni Direito Mackenzie). Participe e escreva! Siga no Instagram!