Aparecida Oliveira – 3º semestre

AAEePrc

Você sabe o que é o Sarampo? Quais os sintomas e como se transmite? Quem deve tomar a vacina? Descubra no texto todas as respostas.

1) O que é o Sarampo?

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas.

2) Quais são os sintomas?

Na maioria dos casos, os principais sintomas são febre acompanhada de tosse, irritação ocular, nariz escorrendo ou entupido e mal estar intenso, que duram de 3 a 5 dias, podendo aparecer outros sinais, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

3) Como prevenir?

O sarampo é prevenido com a vacinação. De acordo com o Calendário Nacional de Vacinação do Brasil, um dos mais completos e elogiados do mundo, a primeira dose deve ser aplicada aos 12 meses de idade e a segunda aos 15 meses, porém devido ao aumento dos casos em alguns Estados, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra).

4) O adulto deve tomar a vacina?

Quem tem de 01 a 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema com a segunda dose da vacina e quem comprovar as duas, não precisa se vacinar novamente.

Quem tem entre 30 e 49 anos e não se lembra se tomou a vacina alguma vez na vida, deve tomar uma dose.

5) As grávidas podem tomar a vacina?

Mulheres grávidas ou com atraso menstrual não devem tomar a vacina, pois a gravidez deixa o sistema imune vulnerável e como o imunobiológico é produzido com vírus vivo atenuado (ou “meio morto”), a mulher pode desenvolver a doença.

Se a mulher não gestante tomou a vacina, não deve engravidar por no mínimo 3 meses.

6) Onde tomar a vacina?

A vacina do sarampo pode ser encontrada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Se você não sabe onde fica a mais próxima da sua residência, pode fazer a busca pelo link.

7) Fiquei curioso e quero saber quais outras vacinas tenho que tomar

Se você quer saber quais vacinas o Calendário Nacional oferece, pode consultar pelo site do Ministério da Saúde: Ministério da Saúde – Calendário Nacional de Vacinação

E se tiver mais alguma dúvida sobre a doença pode retirar aqui ou ver o vídeo do Dr. Dráuzio Varella, pode clicar abaixo.

img-20190806-wa0027-16816190284498374978.jpg

É de graça! Inscreva-se: http://www.alumnidireitomackenzie.com

Ademais, a Faculdade enviou o seguinte comunicado abaixo em virtude do surto da doença no Estado

“Mackenzistas, em virtude de casos de sarampo em São Paulo e de suspeitas no campus do Mackenzie, ressaltamos, para o bem de todos, que tomem a vacina contra o sarampo, a fim de evitar sua proliferação.

Segundo o Ministério da Saúde, todos os jovens entre 15-29 anos são aconselhados a tomar a vacina novamente, independentemente de quantas doses já tomou na infância, devido o surto atual em toda a cidade de São Paulo.

Além disso, as salas de aula e ambientes fechados são espaços que podem facilitar a proliferação do sarampo, logo, todos os alunos, funcionários e professores deverão, imprescindivelmente, tomar a vacina como um ato de cuidado consigo e com o próximo. As vacinas estão disponíveis em postos de saúde por toda a cidade, com horários de atendimentos alargados para campanha de vacinação.

Além de se vacinar, atentem-se a sintomas (pode consultar no link abaixo) e procure um médico em caso de suspeita.

Sempre higienizem as mãos com álcool em gel, cuidem-se e conscientizem-se”.

Fonte:

Ministério da Saúde – Calendário de Vacinação

Busca Unidades Básicas de Saúde

Ministério da Saúde – Sarampo

Postado por Aparecida Oliveira – 3o semestre

Siga o JP3:

Instagram: @jornalpredio3

Facebook: fb.com/jornalpredio3

Mais notícias e informações:

Jornal Prédio 3 – JP3, é o periódico on-line dos alunos e antigos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, organizado pelo Centro Acadêmico João Mendes Júnior e a Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito do Mackenzie (Alumni Direito Mackenzie). Participe e escreva! Siga no Instagram!