Matheus Melo Rodrigues da Silva – 2ºsemestre
Como a sua forma de pensar influenciará o mundo?
“A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda.” Provérbios 16:18
Fonte: http://obemviver.blog.br
Tenho percebido em nossa – também estou nessa; tentando melhorar – geração certa “bitolação” – não receber bem novas opiniões, ser mente fechada- e uma altivez – soberba, arrogância, presunção- cada vez mais comum, como se tivéssemos vivido uma vida inteira em um mesmo ambiente, como se fossemos aquelas pessoas mais velhas com as quais é praticamente impossível tentar trabalhar com ideias diferentes das quais essas pessoas se acostumaram – resultado de suas criações em ambientes praticamente hegemônicos.
O problema é: nós vivemos tão pouco e já achamos que somos autoridade em variados assuntos. Não entramos em uma discussão dispostos a aprender e compreender, mas focados em não parecermos fracos ou em não “perder” o debate. Uma vez ouvi uma voz de sabedoria que disse que não rola você entrar sequer em uma conversa sem estar disposto a estar errado. Se isso não acontece não tem debate, não é saudável.
E daí? Como isso se relaciona com o Direito?
Estou aqui ocupando seu tempo pelo fato de que isso TEM TUDO A VER COM O DIREITO. Não necessariamente com os seus anos de faculdade e estudo, mas porque a maioria das profissões da área vai afetar, quando não interferir diretamente, a vida de pessoas.
Precisamos largar o orgulho e a vontade de estarmos certos toda hora. Não precisamos estar certos toda hora! Não podemos seguir o exemplo de políticos, que, quase sempre, vão rejeitar a ideia de que poderiam ter errado.
Você é ser humano e também erra, não tem problema. O problema de verdade é não amadurecer nesses aspectos. Imagina se o que você acredita fielmente estive errado e, de alguma forma, a vida de alguém for influenciada pela sua falta de humildade hoje.
Hoje podemos estar errados, aprender, reaprender… a hora é agora.
“A justiça não consiste em ser neutro entre o certo e o errado, mas em descobrir o certo e sustentá-lo, onde quer que ele se encontre, contra o errado.” – Theodore Roosevelt
Siga o JP3:
Instagram: @jornalpredio3
Facebook: fb.com/jornalpredio3
Mais notícias e informações:
- Direitos Humanos por quê?
- JP3 Indica: “Justiça”, de Michael Sandel
- Aula magna do Programa de Pós-Graduação em Direito Político e Econômico
- Palestra sobre a organização do Estado brasileiro no Segundo Reinado
- Grupo de Estudos Justiça Restaurativa
- Mackenzie na Jornada do Patrimônio
- Coluna Mulheres Mackenzistas: conheça Adriana, administradora que trabalha na Costa Rica
- Congresso de Direito Agrário acontece dia 22 e 23/08, no Mackenzie
- Vez e Voz: índios pedem socorro no Brasil
- Biblioteca Mackenzista: Profa. Jéssica Pascoal
- Rick and Morty e o Direito Wubba Lubba
- Não, há vagas!
- Faculdade de Direito recebe professora da Escola Internacional da Suíça
- Oficinas de Law & Economics
- Mackenzistas voltam às ruas pela educação
- Evento – Brasil Empreende 2019Inscrições abertas para o curso de Arbitragem Empresarial na Prática
- Boa noite pai. Boa noite mãe
Jornal Prédio 3 – JP3, é o periódico on-line dos alunos e antigos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, organizado pelo Centro Acadêmico João Mendes Júnior e a Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito do Mackenzie (Alumni Direito Mackenzie). Participe e escreva! Siga no Instagram!
Deixe um comentário