Matheus Melo Rodrigues da Silva – 2ºsemestre

Como a sua forma de pensar influenciará o mundo?

“A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda.” Provérbios 16:18

download

Fonte: http://obemviver.blog.br

Tenho percebido em nossa – também estou nessa; tentando melhorar – geração certa “bitolação” – não receber bem novas opiniões, ser mente fechada- e uma altivez – soberba, arrogância, presunção- cada vez mais comum, como se tivéssemos vivido uma vida inteira em um mesmo ambiente, como se fossemos aquelas pessoas mais velhas com as quais é praticamente impossível tentar trabalhar com ideias diferentes das quais essas pessoas se acostumaram – resultado de suas criações em ambientes praticamente hegemônicos.

O problema é: nós vivemos tão pouco e já achamos que somos autoridade em variados assuntos. Não entramos em uma discussão dispostos a aprender e compreender, mas focados em não parecermos fracos ou em não “perder” o debate. Uma vez ouvi uma voz de sabedoria que disse que não rola você entrar sequer em uma conversa sem estar disposto a estar errado. Se isso não acontece não tem debate, não é saudável.

E daí? Como isso se relaciona com o Direito?      

Estou aqui ocupando seu tempo pelo fato de que isso TEM TUDO A VER COM O DIREITO. Não necessariamente com os seus anos de faculdade e estudo, mas porque a maioria das profissões da área vai afetar, quando não interferir diretamente, a vida de pessoas.

Precisamos largar o orgulho e a vontade de estarmos certos toda hora. Não precisamos estar certos toda hora! Não podemos seguir o exemplo de políticos, que, quase sempre, vão rejeitar a ideia de que poderiam ter errado.

Você é ser humano e também erra, não tem problema. O problema de verdade é não amadurecer nesses aspectos. Imagina se o que você acredita fielmente estive errado e, de alguma forma, a vida de alguém for influenciada pela sua falta de humildade hoje.

Hoje podemos estar errados, aprender, reaprender… a hora é agora.

“A justiça não consiste em ser neutro entre o certo e o errado, mas em descobrir o certo e sustentá-lo, onde quer que ele se encontre, contra o errado.” – Theodore Roosevelt

img-20190806-wa0027

É de graça! Inscreva-se:http://www.alumnidireitomackenzie.com

Siga o JP3:

Instagram: @jornalpredio3

Facebook: fb.com/jornalpredio3

Mais notícias e informações:

Jornal Prédio 3 – JP3, é o periódico on-line dos alunos e antigos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, organizado pelo Centro Acadêmico João Mendes Júnior e a Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito do Mackenzie (Alumni Direito Mackenzie). Participe e escreva! Siga no Instagram!