Rafael Almeida – 2º Semestre

como-fazer-pesquisa-de-mercado

Já imaginou como seria a nossa sociedade sem pesquisas?

A pesquisa científica é um conjunto de processos metódicos de investigação para o desenvolvimento de um estudo. Caracterizada por adquirir informações necessárias para análises, a pesquisa científica tem como objetivo encontrar respostas a determinadas questões propostas por um estudo e visa produzir conhecimentos que gerem benefícios à sociedade.

Para fomentar as pesquisas, existem as bolsas de pesquisa, concedidas como forma de “salário” aos pesquisadores, que devem ter dedicação exclusiva ao projeto. Isso significa que o pesquisador não pode ter vínculo empregatício, exceto em casos específicos. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é um dos maiores órgãos de incentivo e apoio às pesquisas e concede milhares de bolsas. Há, porém, um grande impasse nessa proposta: a suspensão de bolsas e o grande desestímulo à produção científica no Brasil.

img-20190806-wa0027
É de graça! Inscreva-se:http://www.alumnidireitomackenzie.com

Com a alegação de falta de recursos, o Governo Federal suspendeu, em julho, a concessão de novas bolsas de pesquisa do CNPq. Em agosto, o presidente do CNPq, João Luiz Figueiredo de Azevedo, afirmou que as bolsas de 84 mil pesquisadores atuais estão em risco e poderão ser suspensas, caso o déficit de R$330 milhões não seja sanado. O que vemos, entretanto, é um desencorajamento à geração de conhecimento pelo Governo, o que é uma intensa afronta à educação.

O Brasil é um dos maiores produtores de pesquisas do mundo. Todos os brasileiros se beneficiam delas, mesmo sem as conhecer. Estudos em áreas diversas, como exatas e humanas, enriquecem o desenvolvimento do país tanto culturalmente quanto materialmente, além de contribuírem para a melhora de vida dos cidadãos. Não há motivos cabíveis para a suspensão de algo tão valioso e indispensável como as pesquisas.

Caso o “projeto de zumbização” continue, inúmeros estudos serão interrompidos, variadas pessoas sofrerão com a garantia de sobrevivência que as bolsas lhes concedem para pesquisar, diversos avanços serão perdidos e a educação experimentará um sombrio momento.

Já imaginou como seria a nossa sociedade sem incentivo à educação?

Siga o JP3:

Instagram: @jornalpredio3

Facebook: fb.com/jornalpredio3

Mais notícias e informações:

Jornal Prédio 3 – JP3, é o periódico on-line dos alunos e antigos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, organizado pelo Centro Acadêmico João Mendes Júnior e a Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito do Mackenzie (Alumni Direito Mackenzie). Participe e escreva! Siga no Instagram!