Rafael Almeida – 2º Semestre
Já imaginou como seria a nossa sociedade sem pesquisas?
A pesquisa científica é um conjunto de processos metódicos de investigação para o desenvolvimento de um estudo. Caracterizada por adquirir informações necessárias para análises, a pesquisa científica tem como objetivo encontrar respostas a determinadas questões propostas por um estudo e visa produzir conhecimentos que gerem benefícios à sociedade.
Para fomentar as pesquisas, existem as bolsas de pesquisa, concedidas como forma de “salário” aos pesquisadores, que devem ter dedicação exclusiva ao projeto. Isso significa que o pesquisador não pode ter vínculo empregatício, exceto em casos específicos. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é um dos maiores órgãos de incentivo e apoio às pesquisas e concede milhares de bolsas. Há, porém, um grande impasse nessa proposta: a suspensão de bolsas e o grande desestímulo à produção científica no Brasil.

Com a alegação de falta de recursos, o Governo Federal suspendeu, em julho, a concessão de novas bolsas de pesquisa do CNPq. Em agosto, o presidente do CNPq, João Luiz Figueiredo de Azevedo, afirmou que as bolsas de 84 mil pesquisadores atuais estão em risco e poderão ser suspensas, caso o déficit de R$330 milhões não seja sanado. O que vemos, entretanto, é um desencorajamento à geração de conhecimento pelo Governo, o que é uma intensa afronta à educação.
O Brasil é um dos maiores produtores de pesquisas do mundo. Todos os brasileiros se beneficiam delas, mesmo sem as conhecer. Estudos em áreas diversas, como exatas e humanas, enriquecem o desenvolvimento do país tanto culturalmente quanto materialmente, além de contribuírem para a melhora de vida dos cidadãos. Não há motivos cabíveis para a suspensão de algo tão valioso e indispensável como as pesquisas.
Caso o “projeto de zumbização” continue, inúmeros estudos serão interrompidos, variadas pessoas sofrerão com a garantia de sobrevivência que as bolsas lhes concedem para pesquisar, diversos avanços serão perdidos e a educação experimentará um sombrio momento.
Já imaginou como seria a nossa sociedade sem incentivo à educação?
Siga o JP3:
Instagram: @jornalpredio3
Facebook: fb.com/jornalpredio3
Mais notícias e informações:
- Amazônia: um pedido de socorro
- Jovens bitolados, altivez e Direito.
- Direitos Humanos por quê?
- JP3 Indica: “Justiça”, de Michael Sandel
- Aula magna do Programa de Pós-Graduação em Direito Político e Econômico
- Palestra sobre a organização do Estado brasileiro no Segundo Reinado
- Grupo de Estudos Justiça Restaurativa
- Mackenzie na Jornada do Patrimônio
- Coluna Mulheres Mackenzistas: conheça Adriana, administradora que trabalha na Costa Rica
- Congresso de Direito Agrário acontece dia 22 e 23/08, no Mackenzie
- Vez e Voz: índios pedem socorro no Brasil
- Biblioteca Mackenzista: Profa. Jéssica Pascoal
- Rick and Morty e o Direito Wubba Lubba
- Não, há vagas!
- Faculdade de Direito recebe professora da Escola Internacional da Suíça
Jornal Prédio 3 – JP3, é o periódico on-line dos alunos e antigos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, organizado pelo Centro Acadêmico João Mendes Júnior e a Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito do Mackenzie (Alumni Direito Mackenzie). Participe e escreva! Siga no Instagram!
Deixe um comentário