DIREITO E SOCIEDADE NA OBRA DE ÉMILE DURKHEIM

Convidamos o leitor a conhecer a obra do Professor Orlando Villas Bôas Filho, com lançamento previsto para o dia 16 de março, segunda-feira. O lançamento acontecerá no Centro Histórico e Cultural Mackenzie – Rua Maria Antônia, 307 – Prédio 1.

Com intuito de apresentar a obra ao leitor, citamos a introdução produzida pelo Dr. Danilo Martuccelli, catedrático da Université Paris-Descartes (Sorbonne):

BASES DE UMA MATRIZ SOCIOLÓGICA PARA OS ESTUDOS SOCIOJURÍDICOS

TODOS CONHECEM A DIFICULDADE DE ELABORAR UM INTRODUÇÃO
à obra de um clássico que, como escreve o próprio Orlando Villas Boas Filho, não traduza em mera banalização de seus textos. A empreitada é tanto mais difícil, a literatura interpretativa, as críticas e as controvérsias são sempre inúmeras, mas também o é porque o impacto dessas obras e suas influências foram de tal ordem que é complexo destacar a originalidade das propostas que formularam […] O grande mérito do livro de Orlando Villas Boas Filho é saber superar todas essas armadilhas com elegância estilística e clareza conceitual […]. Bons professores são os que sabem que as coisas são sempre mais complicadas do que o que deve ser apresentado em sala de aula ou em um texto introdutório, mas são especialmente aqueles que, levando isso em consideração, sabem resistir tanto à tentação do excesso de digressões acadêmicas quanto à vulgarização esquemática.

Danilo Martuccelli

Université Paris-Descartes (Sorbonne)

Universidad Diego Portales, Chile 

Postado por Bruno Boscatti

Siga o JP3!

Instagram: @jornalpredio3

Facebook: fb.com/jornalpredio3

Mais notícias e informações:

Jornal Prédio 3 – JP3, é o periódico on-line dos alunos e antigos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, organizado pelo Centro Acadêmico João Mendes Júnior e a Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito do Mackenzie (Alumni Direito Mackenzie). Participe e escreva! Siga-nos no Instagram!