Uma carta aberta à Língua

Por Vitória Cruz

Minha cara, 

É com imenso prazer que, perto das festividades da sua vertente falada em solo brasileiro — vamos cortar um bolinho no dia 05, não esquece! —  te dedico uma pequena prosa como agradecimento por proporcionar tanto não só para uma nação, como para um mundo todinho:

“Senhora das conversações, mãe dos diálogos diplomáticos e rodas de bar, objeto de fascínio dos defuntos autores e instrumento social dos poetas ainda vivos. Registrada em gestos, desenhos e rabiscos estrategicamente agrupados que, por alguma razão ancestral, fazem sentido. 

Como diz aquele ditado, “ela vive na boca do povo”: todos os idiomas, toda norma culta e prosa coloquial, da jovem de vestido preto e mangas bufantes à bailarina que rodopia pelo palco; do garoto de sorriso meigo àquelu que desfila imponente pela calçada com seus coturnos. Ela vive e revive a cada meia dúzia de palavras durante um beijo roubado, a cada discurso ensaiado na frente do espelho, a cada música cantada para a mesma multidão de átomos no boteco da esquina. 

Majestade das civilizações antigas e peça-chave das interações digitais, arquivada nas páginas amareladas dos livros na Biblioteca Nacional. Concomitantemente, é aplicada toda quinta-feira na banca de pastéis da dona Neide, que anuncia com os olhos estrelados o novo recheio de “parmito pupunha”. 

Dançando em todos os tons, caminhando livre por entre os arranha-céus e as nuvens que lá habitam, ecoando a cada nova avenida, farfalhando as folhas secas de outono. Guerreira e serva de seu povo: adaptável, volátil, fluida… viva. Comporta todas, todos e todes. Indiscriminadamente.”

Meus parabéns!

Publicado por Vitória Cruz


Siga o JP3!

Instagram: @jornalpredio3

Facebook: fb.com/jornalpredio3


Mais notícias e mais informações:


Jornal Prédio 3 – JP3 é o periódico on-line dos alunos e dos antigos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, organizado pelo Centro Acadêmico João Mendes Júnior e pela Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie (Alumni Direito Mackenzie). Participe!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s