Por Vitória Cruz
Minha cara,
É com imenso prazer que, perto das festividades da sua vertente falada em solo brasileiro — vamos cortar um bolinho no dia 05, não esquece! — te dedico uma pequena prosa como agradecimento por proporcionar tanto não só para uma nação, como para um mundo todinho:
“Senhora das conversações, mãe dos diálogos diplomáticos e rodas de bar, objeto de fascínio dos defuntos autores e instrumento social dos poetas ainda vivos. Registrada em gestos, desenhos e rabiscos estrategicamente agrupados que, por alguma razão ancestral, fazem sentido.
Como diz aquele ditado, “ela vive na boca do povo”: todos os idiomas, toda norma culta e prosa coloquial, da jovem de vestido preto e mangas bufantes à bailarina que rodopia pelo palco; do garoto de sorriso meigo àquelu que desfila imponente pela calçada com seus coturnos. Ela vive e revive a cada meia dúzia de palavras durante um beijo roubado, a cada discurso ensaiado na frente do espelho, a cada música cantada para a mesma multidão de átomos no boteco da esquina.
Majestade das civilizações antigas e peça-chave das interações digitais, arquivada nas páginas amareladas dos livros na Biblioteca Nacional. Concomitantemente, é aplicada toda quinta-feira na banca de pastéis da dona Neide, que anuncia com os olhos estrelados o novo recheio de “parmito pupunha”.
Dançando em todos os tons, caminhando livre por entre os arranha-céus e as nuvens que lá habitam, ecoando a cada nova avenida, farfalhando as folhas secas de outono. Guerreira e serva de seu povo: adaptável, volátil, fluida… viva. Comporta todas, todos e todes. Indiscriminadamente.”
Meus parabéns!
Publicado por Vitória Cruz
Siga o JP3!
Instagram: @jornalpredio3
Facebook: fb.com/jornalpredio3
Mais notícias e mais informações:
- Comissão de formatura é acusada de fraudar sorteios e ofender formandos
- Seminário Comparativo Brasil – Estados Unidos, Propriedade Intelectual sem Fronteiras
- Aprovados: Clínica de Transação Tributária
- Processo Seletivo 2022 – Legal Hackers Mackenzie
Jornal Prédio 3 – JP3 é o periódico on-line dos alunos e dos antigos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, organizado pelo Centro Acadêmico João Mendes Júnior e pela Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie (Alumni Direito Mackenzie). Participe!
Deixe um comentário