[texto extraído do Manual]

Os manuais são, por definição, ferramentas técnicas e objetivas que trazem informações precisas de como uma tarefa deve ser realizada. O Manual de Desenho Urbano e Obras Viárias parte dessa proposta ao incluir todos os aspectos, normas e parâmetros necessários que devem ser considerados no desenvolvimento de um projeto viário da cidade de São Paulo. É a primeira vez na história que a cidade conta com um guia dessa natureza. O Manual é fruto de ampla participação da sociedade civil e intenso trabalho intersecretarial.

As construções em ruas, avenidas, calçadas, ciclovias, galerias, túneis, passarelas, pontes e viadutos passam a ser feitas sob a ótica de ocupação democrática e acessível do espaço urbano. O Manual é resultado da mudança de paradigma das políticas públicas de mobilidade urbana e sustentabilidade. Segue princípios que colocam o pedestre em primeiro lugar, seguido dos modos de bicicleta, transporte coletivo, de cargas e mercadorias e transporte individual.

As informações estão dividias em sete capítulos. O formato, com fichas sucessivas, foi pensado para desenvolver um documento dinâmico de fácil atualização por parte da Prefeitura e de seus usuários. As revisões poderão ser feitas por fichas, sem demandar uma nova edição de publicação inteira. Trata-se de um trabalho que visa uma cidade mais humana, saudável, acessível, segura, agradável e confortável. Esperamos, assim, que este manual ajude São Paulo a prosperar em sua rica complexidade.

Confira o Manual completo clicando aqui.

Siga o JP3!

Instagram: @jornalpredio3

Facebook: fb.com/jornalpredio3


Mais notícias e informações:


Jornal Prédio 3 – JP3 é o periódico on-line dos alunos e antigos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, organizado pelo Centro Acadêmico João Mendes Júnior e a Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie (Alumni Direito Mackenzie). Participe, observe e absorva!