Apresentamos, hoje, no JP3 Indica, uma minissérie não tão recente, mas ainda, infelizmente, com um tema intensamente relevante. “Olhos que condenam” é uma produção estadunidense criada por Ava DuVernay e distribuída pela Netflix que se baseia – e, portanto, com cenas fictícias também – em uma história real: os cinco do Central Park, bastante famoso nos Estados Unidos.
Na série, cinco garotos negros são acusados, injustamente, de terem estuprado e espancado uma mulher no Central Park e são retratados todos os fatos que os levaram a serem condenados, inclusive a atuação da “Justiça” estadunidense, que os oprimiram: os interrogatórios, supostas provas, julgamentos morais e jurídicos, preconceitos, injustiças e tantos outras palavras que descrevem os acontecimentos que condenaram garotos inocentes.
Com a abordagem tanto do racismo quanto da falha judicial, especialmente no âmbito criminal, “Olhos que condenam” é uma produção fantástica que nos traz diversas reflexões. Em tempos de violência policial no Brasil, que foca, essencialmente, em negros, é uma excelente obra a ser assistida.
Publicado por Rafael Almeida
Siga o JP3!
Instagram: @jornalpredio3
Facebook: fb.com/jornalpredio3
Mais notícias e informações:
- Curso ‘a nova Lei Anticrime” – AJJM
- Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
- Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia
- Capacitação “Justiça Restaurativa: prática circular”
- Informativo GEESMACK: Instrução Normativa DREI nº 79
- O que é propriedade industrial? – Ramunno Academy
Jornal Prédio 3 – JP3, é o periódico on-line dos alunos e antigos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, organizado pelo Centro Acadêmico João Mendes Júnior e a Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito do Mackenzie (Alumni Direito Mackenzie). Participe e escreva!