JP3 Indica – Notion e a geração de anotações digitais

Por Vitória Cruz

Este não é  mais um daqueles textos maçantes que explicam, em detalhes, o funcionamento de um site. Acredite em mim, ninguém os lê até o final. Eu mesma nunca li. Na realidade, este é para ser um daqueles textos que faz a pessoa terminar de ler e ficar encarando o nada por alguns segundos enquanto repensa suas decisões de vida. Mas relaxa, não é para ser tão sério assim.

A verdade é que a entrada na faculdade e o começo da  vida de jovem adulta me fizeram buscar  novos métodos de anotação e estudo, já que os resumos em papel não eram mais  tão úteis, como  no ensino médio. Pensando nisso, e graças a indicação de uma amiga – que está mais para anjo da guarda – eu aderi a nova moda estudantil: cadernos digitais!

Dentre a infinidade de apps e programas que existem, optei por um dos queridinhos dos perfis de estudo e motivação nas redes sociais: o Notion – afinal de contas, ele é a própria indicação desse post! Bom, a pergunta que não quer calar é: por que ele? Honestamente, porque foi o primeiro que me foi apresentado, mas eu confesso que acabei me apaixonando pelo estilo intuitivo e, querendo ou não, esteticamente agradável do app.

Quando eu ainda era caloura, passei algumas semanas debatendo qual tipo de material eu usaria durante estes cinco longos anos; tudo bem que nada é para sempre, mas vamos combinar que a ideia de manter todos os conteúdos armazenados em um só lugar é bem interessante. Entre empilhar cadernos e salvar tudo online, a segunda opção foi a campeã por unanimidade.

Desde lá – foi só um ano, mas eu não teria melhorado tanto no quesito organização de outra forma – explorei, mexi, apaguei, reescrevi, arrastei e deixei o meu caderno digital com a minha marca pessoal. Essa é a parte mais divertida, na minha opinião: todas as funcionalidades são 100% customizáveis, sem falar nos templates online e tutoriais em vídeo  que são super fáceis de encontrar! Imagina chegar no 1° dia de aula e ter todos os seus materiais na palma da mão – ou na tela do computador – organizados da forma que mais faz  sentido para você?

Pois é, espero ter, pelo menos, despertado a curiosidade de alguém com esse pequeno relato pessoal. Falando sério, o Notion mudou a minha visão de organização dos estudos e potencializou a minha vida acadêmica ao máximo. Até porque, deixo aqui uma dica, ele pode ser usado como uma agenda pessoal; assim, todas as facetas da nossa vida enquanto seres sociáveis – e acadêmicos – ficam cada vez mais conectadas! 

Para facilitar o primeiro contato com o app, os links abaixo são mais do que suficientes!

Templates:

https://www.notion.so/templates/college-planner

https://notionzen.com/notion-templates-for-students

Tutoriais:

https://www.youtube.com/watch?v=-9dWRjPjV7g

https://www.youtube.com/watch?v=py1B5NM3avk&t=991s

Publicado por Vitória Cruz

Siga o JP3!

Instagram: @jornalpredio3

Facebook: fb.com/jornalpredio3


Mais notícias e mais informações:


O Jornal Prédio 3 – JP3, fundado em 2017, é o periódico on-line dos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, organizado por alunos do curso e com contribuição de toda a comunidade acadêmica mackenzista. Participe!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: