Cursinho Popular Mackenzie – Rumo à Universidade

Iniciativa dos Professores Dr. Washington Carlos de Almeida e Dr. José do Carmo Veiga de Oliveira, o Cursinho Popular Mackenzie busca auxiliar jovens estudantes atuais ou antigos de escolas públicas a ingressarem no ensino superior, contribuindo para uma sociedade mais justa ao promover um espaço de aprendizado e acolhimento. Os ideais filantrópicos e presbiterianos do Mackenzie estão no cerne desta nobre e imprescindível iniciativa, tendo como base a ideia calvinista de que a Igreja deveria ter uma escola. 

O projeto surgiu em 2006 e passou por diversas reformulações ao longo dos anos, com o ideal de equiparar a educação formal dos jovens vindos de escolas públicas àqueles formados em escolas da rede particular. Diante desse lastimável contraste surgiu a motivação de criar uma iniciativa que pudesse dar a esses jovens a oportunidade de ingressar em uma instituição de excelência.  

As aulas vão de 19 de março até 18 de julho, e serão ministradas por professores graduandos ou graduados que irão contemplar todas as disciplinas relevantes para os principais vestibulares. As aulas irão ocorrer na Igreja Presbiteriana Unida de São Paulo, localizada na rua Helvétia, nº 772, na Santa Cecília, nos sábados das 08:00 às 17:00 (vale destacar que os professores voluntários não possuem a obrigação de permanecer por lá durante todo este período). 

Aqueles interessados em estudar no CPM devem realizar a inscrição através de um formulário. O cursinho também oferece café da manhã e almoço durante os intervalos das aulas para os alunos participantes. 

Os graduandos do Mackenzie de todos os cursos podem contribuir sendo professores voluntários, atualmente ainda existem vagas para as disciplinas de biologia, filosofia, sociologia, química, física e português/literatura. Aqueles interessados devem mandar um e-mail para o Prof. Dr. Washington de Almeida (washington@mackenzie.br) e para sua monitora, Caroline, (carolssilva99@gmail.com), informando seu nome, TIA, turma e a área em que deseja lecionar até o dia 19 de março. Os voluntários irão receber horas de extensão e muita experiência de vida pelo seu trabalho. Não será divulgada uma lista com os aprovados, aqueles que forem selecionados receberão a resposta por e-mail. 

Para aqueles que não contam com disponibilidade para dar aulas, o cursinho aceita doações de material didático e escolar. As doações devem ser levadas até a Igreja Presbiteriana Unida de São Paulo, e aqueles que doarem poderão entrar nas salas para fazê-lo, o que dará a oportunidade de conhecer os alunos e saber mais sobre o funcionamento das atividades. 

O projeto pode ser contatado através do e-mail “cursinhorumoauniversidade@gmail.com”. 

Nós do JP3 agradecemos a disponibilidade e a atenção que a monitora Caroline dos Santos Silva e o Prof. Dr. Washington Carlos de Almeida tiveram com nossa equipe. Eles estiveram sempre à disposição para sanar todas as nossas dúvidas, o que permitiu uma reportagem completa para nossos leitores. 

Publicado por Júlia Cardoso Nystrom


Siga o JP3!

Instagram: @jornalpredio3

Facebook: fb.com/jornalpredio3


Mais notícias e mais informações:


Jornal Prédio 3 – JP3 é o periódico online dos alunos e dos antigos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, organizado pelo Centro Acadêmico João Mendes Júnior e pela Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie (Alumni Direito Mackenzie). Participe e fique em casa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s