Por Jade Gomes de Souza
É sempre lindo andar na cidade de São Paulo, O clima engana, a vida é grana em São Paulo
São Paulo, São Paulo – Premê
Em 25 de janeiro de 1554, na terra da garoa, foi fundado o colégio jesuíta que deu origem à metrópole. Tudo começou em meio à Mata Atlântica, onde viviam os índios, quando os jesuítas escalaram a Serra do Mar e encontraram o local ideal para construir a igreja do pau-a-pique na várzea entre Piratininga (atual Tamanduateí) e o rio Anhangabaú. O local passou a servir como estadia, igreja e escola, originando a primeira missa. A partir daí, a escola passou a se chamar Colégio de São Paulo de Piratininga.
Mais tarde, no início do século 19, a cidade era apenas um ponto de desembarque de tropas que transportavam produtos do interior para Santos. O desenvolvimento da economia cafeeira, o fim da escravidão e o surgimento de imigrantes europeus marcam o início da transformação das pequenas cidades nas atuais metrópoles. Além disso, a chegada do trem foi uma das primeiras grandes mudanças na paisagem urbana quando em 1867, fora inaugurada a primeira ferrovia da cidade, tendo por função o transporte de café do estado com destino ao porto de Santos. Antes a locomoção era realizada na cidade por bondes puxados por burros. (TALES)
Ademais, Avenida Paulista, que é o grande símbolo de São Paulo, foi construída em 1891, no final do século XIX. Chegando a São Paulo em 1900.
Vale frisar que a cidade de São Paulo conquistou o título de maior centro financeiro do país a custas de imigrantes e migrantes que adentraram a cidade. Foram nordestinos que vieram para obras de engenharia civil, italianos atraídos pela produção de café imigrantes de todas as regiões do mundo que acompanharam a multidão no século 20, sendo esses elementos fundamentais para a formação da identidade que a cidade exibe hoje.
Por fim, todos os anos, o site Metrópoles prepara uma programação especial e diversificada para comemorar este dia. De acordo com informações do site da cidade, há shows, oficinas, circo, teatro e outros eventos para relembrar e festejar a fundação da cidade. São Paulo está entre as cidades mais populosas e visitadas do globo, com suas diversas instituições culturais e vasta tradição gastronômica, completa mais um ano neste 25 de janeiro e, mesmo com tantos séculos alcançados, ainda, como canta Preme, é sempre lindo andar na cidade de São Paulo.
Parabéns São Paulo.
Confira abaixo o antes e depois dos principais pontos de São Paulo
Bibliografia utilizada:
TALES. Ferrovias e o café no Império de D. Pedro II. Diponivel em https://www.preparaenem.com/historia-do-brasil/ferrovias-cafe-no-imperio-d-pedro-ii.htm acessado em 10 de janeiro de 2022
Publicado por Jade Gomes de Souza
Siga o JP3!
Instagram: @jornalpredio3
Facebook: fb.com/jornalpredio3
Mais notícias e mais informações:
- “Última parada 174” – A inserção dos marginalizados
- https://jornalpredio3.wordpress.com/2022/01/18/curso-de-extensao-discute-direito-animal-no-mackenzie/
- Bibliotecas mackenzistas sofrem alterações nos horários de funcionamento
- 3º Boletim de Estágio – Jan/2022
- Inscrições abertas para segunda graduação
Jornal Prédio 3 – JP3 é o periódico online dos alunos e dos antigos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, organizado pelo Centro Acadêmico João Mendes Júnior e pela Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie (Alumni Direito Mackenzie). Participe e fique em casa!
Deixe um comentário