Prova Integrada — o que sabemos e o que esperar

por Letícia Juang

Neste sábado, dia 13/11, será realizada a Prova Integrada durante o período da manhã por meio do TIA. Trata-se de uma avaliação institucional da própria universidade, portanto, todos os cursos irão realizá-la. A prova será composta por questões extraídas de provas do ENADE, OAB e de concursos públicos, e estas serão selecionadas com base no conteúdo programático dos componentes curriculares da faculdade. Como ainda há dúvidas pairando no ar, o JP3 fez essa matéria para tentar ajudar todo mundo que ainda está meio perdido.

Quando irá ocorrer?

Neste sábado, dia 13/11/2021, das 8h às 11h30. 

Qual a duração da prova? 

O tempo de realização da prova é de 3h, portanto, para ter direito às 3h de prova, é necessário iniciar a prova entre 8h e 8h30. O sistema fechará automaticamente às 11h30, independentemente do tempo “disponível” para cada aluno. Quem iniciar a prova após as 8h30 terá um tempo de realização da prova inferior a 3h . 

Quem poderá fazer? É facultativa?

Todos os discentes de todos os períodos podem realizar a Prova Integrada se o quiserem. Esta avaliação é facultativa.

Como acessar?

A Prova Integrada será realizada por meio de plataforma online, acessível a todos os discentes por meio do TIA, conforme o tutorial disponibilizado pela coordenação, que pode ser acessado aqui e ao final da matéria.

É preciso se inscrever? 

Não há necessidade de inscrição prévia, basta acessar o TIA no dia e horário corretos, conforme o comunicado enviado pela coordenação. 

Quais matérias vão ser cobradas?

1º a 9º período: nessas provas, serão cobradas todas as disciplinas, exceto as de eixo universal da UPM, como Ética e Cidadania, Introdução à Cosmovisão Reformada, Princípios de Empreendedorismo e Projetos Empreendedores.

10º período: nessas provas, serão somente cobradas as disciplinas Laboratório de Direito Público e Laboratório de Direito Privado para todos os alunos. A disciplina de Pensamento Econômico Brasileiro será cobrada somente para os discentes nela matriculados. Não estarão na prova as disciplinas optativas (salvo Pensamento Econômico Brasileiro) nem as integrantes dos eixos temáticos.

As disciplinas cobradas compreendem o conteúdo estudado durante todo o curso ou apenas a matéria estudada naquele semestre?

A Prova Integrada é individualizada para cada aluno, contendo questões relacionadas apenas aos componentes curriculares nos quais ele está matriculado neste semestre. Por exemplo, se o aluno estiver cursando Direito Civil II (Fatos Jurídicos), não cairão questões referentes ao conteúdo estudado em Direito Civil I (Pessoas e Bens).

Quantas questões? 

A prova terá de 3 a 5 questões de múltipla escolha para cada disciplina. Sendo assim, o tamanho da prova irá variar de acordo com a grade de cada um. 

Vou ganhar horas complementares?

Sim! Todos que realizarem a prova irão ganhar horas de ensino e podem ganhar horas de pesquisa, de acordo com a seguinte proporção, baseada na pontuação atingida na prova:

  • Horas de ensino:
    • 5h para todos que participarem — independentemente da pontuação obtida;
    • ou 10h para todos que atingirem um mínimo de 50% da prova.
  • Horas de pesquisa (somadas às horas de ensino):
    • 10h para aqueles que atingirem de 60% a 74% da prova;
    • ou 15h para aqueles que atingirem de 75% a 89% da prova;
    • ou 20h para aqueles que atingirem 90% (ou mais) da prova.

OBS.: Não serão concedidas horas de pesquisa àqueles que não atingirem o mínimo de 60% da prova.

Quando sai o resultado? 

Os resultados preliminares sairão no dia 16/11/2021 (terça-feira). Os recursos só poderão ser feitos nessa mesma data (16/11), conforme o comunicado abaixo. Os resultados finais sairão no dia 22/11/2021 (segunda-feira)

Acesse aqui os documentos oficiais na íntegra.

Boa sorte a todos!

Publicado por Letícia Juang


Siga o JP3!

Instagram: @jornalpredio3

Facebook: fb.com/jornalpredio3


Mais notícias e mais informações:


Jornal Prédio 3 – JP3 é o periódico online dos alunos e dos antigos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, organizado pelo Centro Acadêmico João Mendes Júnior e pela Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie (Alumni Direito Mackenzie). Participe e fique em casa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s