O Planeta dos Macacos

Por Carlos Roberto Parra

“O Planeta dos Macacos” é um romance escrito em 1963 pelo francês Pierre Boulle, posteriormente adaptado para o cinema em 1968 e readaptado em 2011. Pode-se dizer que o livro conta uma história dentro de uma história, isto é, a principal trama do livro é desenvolvida no texto encontrado pelo casal Jinn e Phillys em uma garrafa flutuante, contando a história do pesquisador e viajante espacial Ulysse Mérou em sua aventura no sistema da estrela Betelgeuse. Assim como o filme, o livro é conhecido pela reviravolta ao final (por que a gente usa plot twist quando tem “reviravolta” no vocabulário?”).

Em linhas gerais, Ulysse Mérou e seus companheiros de viagem, Arthur Levain e Professor Antelle, realizam uma expedição espacial até o sistema da estrela Betelgeuse, onde encontram um planeta aparentemente habitável, resolvendo pousar em sua superfície a fim de examinar a possibilidade de vida. Ao se aproximarem, percebem que não apenas há vida vegetal, explícita na presença de grandes florestas, mas também vida inteligente, pois havia também cidades. A grande surpresa dos viajantes é descobrir que, na verdade, os construtores das cidades que viram eram macacos e os humanos não passavam de animais irracionais, completamente selvagens e destituídos de qualquer personalidade.

O que acontece a partir daí é suficiente para levantar questões como “o que nos faz humanos?”, “podemos perder nossa humanidade?” e, é claro, os questionamentos fundamentais: de onde viemos? Para onde vamos? Por que estamos aqui? A obra, entretanto, não se propõe a responder essas perguntas e a apreciação da história é, também, perfeitamente possível sem maiores aprofundamentos filosóficos. A leitura é simples e fluida, algo próximo de 200 páginas, e as descrições dão uma ótima ambientação sem deixar os detalhes maçantes.

Se você está procurando uma boa ficção científica para passar o tempo, “O Planeta dos Macacos” é a pedida certa!

Publicado Por Carlos Roberto Parra


Siga o JP3!

Instagram: @jornalpredio3

Facebook: fb.com/jornalpredio3


Mais notícias e informações: 


Jornal Prédio 3 – JP3 é o periódico on-line dos alunos e antigos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, organizado pelo Centro Acadêmico João Mendes Júnior e a Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie (Alumni Direito Mackenzie). Participe!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: