Por Equipe ProcMack

A Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie está participando da “III Competição Brasileira de Processo – Professor José Carlos Barbosa Moreira”, organizada pelo Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP) e Processualistas.

A equipe mackenzista (@procmack) é composta por diversos alunos selecionados pelo Núcleo de Direito Processual da Faculdade de Direito, além de ex-mackenzistas, que auxiliam no treinamento da equipe. O grupo também é orientado por professores processualistas e civilistas que são referência no assunto: Prof. Mª. Bianca Richter, Prof. Dra. Regina Jorgeti, Prof. Mª. Maria Maltez, Prof. Dra. Andrea Caraciola, Prof. Dr. Carlos Assis, Prof. M.e. Luis Simardi, Prof. Dr. André Pagani, Prof. Dr. Luiz Dellore, Prof. Dr. Daniel Bushatsky e Prof. Dr. João Aguirre.

A cada ano, o Mackenzie ganha notoriedade na competição, bem como evolução nas classificações. Em 2019, na segunda edição da competição, obteve a 9ª posição na classificação geral, dentre 24 faculdades de excelente nível, além da 5ª posição de melhor apelação escrita e a única faculdade não-pública do Estado de São Paulo entre os dez primeiros colocados.

Desde abril, a equipe vem se preparando constantemente para obter os melhores resultados na competição. “Estamos animados com a próxima fase, de sustentação oral. Contamos com a torcida de todos os Mackenzistas para podermos alcançar o pódio, como esperado.”

Esclarece-se que a competição se divide em duas etapas: (i) a primeira etapa consiste na elaboração da peça processual adequada, conforme o disposto no caso, na condição de Recorrente e Recorrida; (ii) a segunda etapa caracteriza-se pela fase oral, a qual simula uma sustentação oral na sessão de julgamento do recurso interposto perante o Tribunal de Justiça. Em tese, os avaliadores são desembargadores e a mesa é composta por 3 (três) integrantes. Cada parte (Recorrente/Recorrida) é representada por 2 (dois) competidores/advogados, denominados “Oradores”, e tem o prazo de 30 (trinta) minutos para apresentar seus argumentos para o provimento ou desprovimento do recurso. Ao final das sustentações orais, os avaliadores/desembargadores poderão realizar perguntas teóricas e questões sobre o caso.

Neste ano, em razão da pandemia da Covid-19, excepcionalmente, a competição será realizada virtualmente, sendo os painéis transmitidos ao vivo pelo canal do YouTube do Instituto Brasileiro de Direito Processual (https://www.youtube.com/channel/UCkNOMyZiHuMdeAEScBKFQpA), nos dias 14 a 16 de outubro de 2020, a partir das 9h.

Venha nos acompanhar pelas plataformas digitais!

Publicado por Júlia Orciuolo


Siga o JP3!

Instagram: @jornalpredio3

Facebook: fb.com/jornalpredio3


Mais notícias e informações:  


Jornal Prédio 3 – JP3 é o periódico on-line dos alunos e antigos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, organizado pelo Centro Acadêmico João Mendes Júnior e a Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito do Mackenzie (Alumni Direito Mackenzie). Participe, observe e absorva!