Por Guilherme Vieira da Silva

Você gosta de literatura? Qual é a sua área de conhecimento? Já pensou em um ambiente universitário capaz de unir as diversas áreas em prol da escrita? Este lugar existe.

A Academia de Letras dos Estudantes da Universidade Mackenzie – ALEMack, fundada em 1956 e refundada em 2012 vem desenvolvendo diversas atividades para fomentar a literatura e a atividade cultural dentro do Mackenzie.

A Presidente da Academia, Beatriz Campos, conversou rapidamente com o JP3 esse fim de semana e contou um pouco sobre a experiência a frente da Academia e o conceito que envolve a iniciativa. Abaixo, você confere a entrevista.

JP3 – Como você definiria a ALEMack e a importância dela para os membros e mackenzistas como um todo?

Beatriz – A ALEMack é uma entidade formada por estudantes do Mackenzie que visam, principalmente, a discussão e produção literária e de arte em geral. A Academia exerce um papel importantíssimo na Universidade, que é o de tentar despertar o senso crítico literário dos alunos do Mackenzie, que muitas vezes se perde em meio aos estudos técnicos dos mais variados cursos da Universidade. Para concretizar os seus objetivos, a ALEMack propõe diversas atividades aos estudantes do Mackenzie e também para convidados externos, tais como: publicações da nossa “Revista Acadêmica“; encontros de leituras abertos ao público; a realização de saraus, palestras e colaboração em eventos.  Para os estudantes que se interessarem pelo nosso projeto, a Academia encontra-se com o seu processo seletivo aberto. Todos os alunos da Universidade Presbiteriana Mackenzie, seja de qualquer curso, podem participar do nosso edital. Os candidatos poderão se inscrever por e-mail (academiadeletrasdosestudantes@gmail.com), que deverá conter um anexo com os textos exigidos no nosso edital. O edital estará aberto até o dia 30/10/2017 e está disponível na nossa página do Facebook (aqui). (Nota: o Edital teve seu prazo prorrogado até dia 30/10, diferente do que, portanto, está no Edital).

14725448_1402959113078120_8281412366106388555_n
Beatriz Campos, Presidente da ALEMack, conduz mesa do evento “Literatura e Resistência”, organizado pela entidade.

JP3 – Qual é o seu papel enquanto Presidente? Relate um pouco como tem sido a sua experiência no cargo. 

Beatriz – O cargo de “presidente” é apenas para administrarmos melhor o grupo, concentrando em uma pessoa a responsabilidade maior de organizar as atividades da Academia junto à Universidade. A Academia precisa de um representante para resolver as burocracias do Mackenzie, como fazer as reservas de auditórios para a realização de palestras e saraus; organizar os grupos de leituras e outras atividades. Não há qualquer hierarquia entre os membros da Academia. A eleição de um presidente é somente para facilitar na organização das nossas atividades.

JP3 – Como funcionam os eventos da ALEMack? São abertos a todos?

Beatriz – Os eventos da ALEMack são abertos ao público em geral. Em regra, a Academia divulga em sua página do Facebook as informações de seus eventos.

Informações:

O Edital da ALEMack teve prazo estendido de inscrição até dia 31/10. Você pode acessar a última revista publicada e o Edital clicando aqui. Facebook clicando aqui.