JP3 indica: Minha Lady Jane

Por Vitória Cruz

Para os amantes da Coroa Britânica, meus sinceros sentimentos… vocês estão prestes a mergulhar nas páginas amareladas da História para conhecer essa família real de um jeito, digamos, peculiar.

Uma das maravilhas dos livros é a capacidade que um punhado de palavras escritas têm de recriar cenários centenários e tornar qualquer narrativa mais colorida, apesar da ausência de imagens, e esse é o caso da ficção histórica “Minha Lady Jane”! Ambientado durante o século XVI na Inglaterra, traz um novo olhar para a linhagem real Tudor, que passava por maus bocados na época. 

Prestes a dar seu último suspiro, o rei Eduardo VI se vê na complicada situação de alterar a linha de sucessão a fim de garantir a sobrevivência de seu reino. Com receio dos planos de sua irmã mais velha — conhecida até hoje como Maria Sangrenta — o jovem monarca passa a responsabilidade de carregar a pesada coroa inglesa para sua prima, Lady Jane Grey, uma amante de livros nada contente em se tornar rainha. Não bastando o cargo, Jane ainda ganha de brinde um marido metamorfo capaz de fazê-la revirar os olhos a cada provocação. 

Em resumo, sua realidade foi virada de ponta cabeça e a própria cabeça da menina corre o risco de ser cortada fora! Juntos, Jane, Eduardo e seu esposo Lorde Gê arriscam vidas — humanas e animais — para consertar a linha temporal e restabelecer a paz nas terras da Rainha. Mais um detalhe: nesse mundo literário, a magia corre pelas veias de certos seres humanos, o que confere a eles formas animais , então sim, Jane se casou com um homem que também é cavalo!

Através de mudanças no curso da História e claras inserções mágicas, essa obra traz um toque divertido para a narrativa que envolve quem a lê desde as primeiras páginas. Com personagens cativantes e extremamente bem desenvolvidos, as escritoras conseguem amarrar tramas e histórias adjacentes para criar um enredo rico e acolhedor, como se caminhássemos lado a lado com a Rainha Jane em sua coroação. E para aqueles que apreciam um bom enemies to lovers, saibam que esse casal definitivamente faz jus à dinâmica romântica! 

Comecei essa leitura no final de Julho e, com o início do semestre na faculdade, acabei deixando esse hobby de lado. Despretensiosamente,  coloquei o livro de volta na mochila no início desta semana e acabei os últimos capítulos em menos de dois dias, então pessoalmente digo que é uma leitura extremamente fluida e gostosa, daquelas que em uma semana se termina! Inclusive, deixo aqui meu “muito obrigada” a minha amiga Nicole que infelizmente, nunca viu qualquer outro ser humano que conheça essa obra, o que é realmente uma pena. 

Outro ponto importante: muitas figuras da monarquia inglesa são personagens importantes na trama, incluindo a consagrada Elizabeth I, a Rainha Virgem… e quem foi a monarca ilustre a falecer alguns dias atrás?! Pois bem, só por causa dessa grandiosa ironia, acho que esse livro merece uma chance.

Boa leitura a quem se interessar e, como diriam os ingleses, God save the Queen!

Publicado por Vitória Cruz

Siga o JP3!

Instagram: @jornalpredio3

Facebook: fb.com/jornalpredio3


Mais notícias e mais informações:


Jornal Prédio 3 – JP3 é o periódico on-line dos alunos e dos antigos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, organizado pelo Centro Acadêmico João Mendes Júnior e pela Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie (Alumni Direito Mackenzie). Participe!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s