JP3 indica: Minha Lady Jane

Por Vitória Cruz

Para os amantes da Coroa Britânica, meus sinceros sentimentos… vocês estão prestes a mergulhar nas páginas amareladas da História para conhecer essa família real de um jeito, digamos, peculiar.

Uma das maravilhas dos livros é a capacidade que um punhado de palavras escritas têm de recriar cenários centenários e tornar qualquer narrativa mais colorida, apesar da ausência de imagens, e esse é o caso da ficção histórica “Minha Lady Jane”! Ambientado durante o século XVI na Inglaterra, traz um novo olhar para a linhagem real Tudor, que passava por maus bocados na época. 

Prestes a dar seu último suspiro, o rei Eduardo VI se vê na complicada situação de alterar a linha de sucessão a fim de garantir a sobrevivência de seu reino. Com receio dos planos de sua irmã mais velha — conhecida até hoje como Maria Sangrenta — o jovem monarca passa a responsabilidade de carregar a pesada coroa inglesa para sua prima, Lady Jane Grey, uma amante de livros nada contente em se tornar rainha. Não bastando o cargo, Jane ainda ganha de brinde um marido metamorfo capaz de fazê-la revirar os olhos a cada provocação. 

Em resumo, sua realidade foi virada de ponta cabeça e a própria cabeça da menina corre o risco de ser cortada fora! Juntos, Jane, Eduardo e seu esposo Lorde Gê arriscam vidas — humanas e animais — para consertar a linha temporal e restabelecer a paz nas terras da Rainha. Mais um detalhe: nesse mundo literário, a magia corre pelas veias de certos seres humanos, o que confere a eles formas animais , então sim, Jane se casou com um homem que também é cavalo!

Através de mudanças no curso da História e claras inserções mágicas, essa obra traz um toque divertido para a narrativa que envolve quem a lê desde as primeiras páginas. Com personagens cativantes e extremamente bem desenvolvidos, as escritoras conseguem amarrar tramas e histórias adjacentes para criar um enredo rico e acolhedor, como se caminhássemos lado a lado com a Rainha Jane em sua coroação. E para aqueles que apreciam um bom enemies to lovers, saibam que esse casal definitivamente faz jus à dinâmica romântica! 

Comecei essa leitura no final de Julho e, com o início do semestre na faculdade, acabei deixando esse hobby de lado. Despretensiosamente,  coloquei o livro de volta na mochila no início desta semana e acabei os últimos capítulos em menos de dois dias, então pessoalmente digo que é uma leitura extremamente fluida e gostosa, daquelas que em uma semana se termina! Inclusive, deixo aqui meu “muito obrigada” a minha amiga Nicole que infelizmente, nunca viu qualquer outro ser humano que conheça essa obra, o que é realmente uma pena. 

Outro ponto importante: muitas figuras da monarquia inglesa são personagens importantes na trama, incluindo a consagrada Elizabeth I, a Rainha Virgem… e quem foi a monarca ilustre a falecer alguns dias atrás?! Pois bem, só por causa dessa grandiosa ironia, acho que esse livro merece uma chance.

Boa leitura a quem se interessar e, como diriam os ingleses, God save the Queen!

Publicado por Vitória Cruz

Siga o JP3!

Instagram: @jornalpredio3

Facebook: fb.com/jornalpredio3


Mais notícias e mais informações:


Jornal Prédio 3 – JP3 é o periódico on-line dos alunos e dos antigos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, organizado pelo Centro Acadêmico João Mendes Júnior e pela Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie (Alumni Direito Mackenzie). Participe!

Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑