GCDAMack leva o nome do Mackenzie e do Brasil à fase internacional da competição de Direito Ambiental pelo segundo ano consecutivo

Extraído de Portal Mackenzie

No sábado (19/02), o GCDAMack, grupo de competição em Direito Ambiental formado por estudantes de Direito do Mackenzie, ganhou as rodadas nacionais da International Environmental Moot Court Competition, competição promovida pela Universidade de Stetson. Além da vitória em equipe, as oradoras, Gabriela Beloti e Caroline de Caldas, se classificaram, respectivamente, em 1º e 2° lugar dentre todos oradores que competiram. Agora, o grupo passará para a fase internacional, a ser realizada na Flórida, EUA, entre os dias 7 e 9 de abril de 2022 e será a única equipe a representar o Brasil.

A disputa é considerada o maior moot court, que consiste em simulações de procedimentos judiciais ambientais praticados no mundo, sobretudo na Corte Internacional de Justiça (CIJ). É disponibilizado aos participantes um caso fictício, que envolve questões de Direito Internacional Ambiental e de Direito Internacional Público, para serem discutidas entre os grupos participantes. Com base neste caso, as equipes devem escrever dois memoriais argumentando sob a perspectiva de ambas as partes, para depois avançarem para os debates orais.

Os debates são divididos em duas fases: a nacional, em que as equipes disputam uma vaga na segunda fase, que é a internacional. Nesta última, as equipes classificadas ao redor do mundo participam da simulação dos procedimentos da CIJ na Universidade de Stetson, na Flórida, contando com juízes especialistas no tema.

O estudo e pesquisa de preparação iniciaram-se em junho de 2021 e não cessaram. Os alunos, neste meio tempo, produziram dois memoriais, avaliados por dois juízes. Um deles deu a nota de 30 pontos, da somatória máxima de 35. Os integrantes se reuniram três vezes por semana para a preparação das duas alunas oradoras.

Compõem a equipe da GCDA as coaches Andressa Vieira e Marcella Guerrero Brunetto; as coordenadoras Ana Beatriz Vasconcelos dos Santos e Mariana Sanches Saú; as oradoras Caroline de Caldas Bezerras e Gabriela Beloti de Morais; e os alunos Aline Carvalho de Salles, Bruna Aveiro Santos, Gabriela Martiny, Geovana da Silva Mayresse, Giovanna Andreasi, João Marcelo Santiago de Castro e Paula, Laura Rodrigues Gonçales, Thaiane Gonçalves Varjão, Maria Eduarda Pereira Prado da Costa e Vitória Maria Camargo Fernandes, além do professor responsável, Ricardo Rosário.

Os resultados do GCDAMack são impressionantes: o grupo, que existe há apenas 4 anos, já está em seu segundo ano consecutivo ganhando todas as rodadas nacionais da competição e acumula também o prêmio internacional Spirit of Stetson, conquistado durante as rodadas internacionais online na edição do ano passado.

Segundo a coordenadora do grupo, Mariana Saú, agora a equipe está buscando patrocínio para garantir que todos os membros possam participar da competição no exterior e, assim, manter o ótimo desempenho alcançado até então.

Publicado por Bruna Valêncio de Jesus Santos


Siga o JP3!

Instagram: @jornalpredio3

Facebook: fb.com/jornalpredio3


Mais notícias e mais informações:


Jornal Prédio 3 – JP3 é o periódico online dos alunos e dos antigos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, organizado pelo Centro Acadêmico João Mendes Júnior e pela Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie (Alumni Direito Mackenzie). Participe e fique em casa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s