A Linguagem no Contexto Social

por Gislene de Arantes Costa

A língua é uma manifestação cultural e a linguística é a ciência que faz a interpretação da língua. Através da língua, pode-se conhecer a cultura de um povo e esse é o lado social da linguagem,  conhecido como sociolinguística. 

A definição da sociolinguística, de acordo com a linguista americana Suzanne Romaine, refere-se às perspectivas conjuntas de linguistas e sociólogos, face às questões influenciadas pela sociedade em sua linguagem.

Inicialmente, a sociolinguística tinha por tarefa descrever diferentes variedades que coexistem dentro de uma comunidade de fala. Porém, hoje engloba tudo o que diz respeito ao estudo da linguagem em seu contexto sociocultural.

Assim, podemos ter a compreensão de duas áreas de estudo: enquanto a macrossociolinguística toma a sociedade como ponto de partida e a linguagem como elemento organizador das comunidades, a microssociolinguística toma a própria língua como alvo e trata as pressões sociais como fatores essenciais na determinação das estruturas linguísticas.

A partir daí, podemos afirmar que um indivíduo pode ser analisado pela linguagem social, mas o aspecto individual somente poderá ser analisado coletivamente.

Segundo o linguista americano William Bright, a diversidade assume um caráter importante que é  perceptível  através de três ângulos: a identidade social do emissor, a identidade social do receptor e as condições da situação comunicativa.

A função da língua é, acima de tudo, manter o relacionamento entre as pessoas. A língua pode afetar a sociedade, influenciando ou mesmo controlando a visão de mundo de seus falantes. Assim sendo, nenhum indivíduo tem a liberdade de perceber a natureza com total imparcialidade. É o que aponta a hipótese Sapir-Whorf, desenvolvida pelos linguistas Edward Sapir e Benjamin Lee Whorf, também conhecida como relativismo linguístico, segundo o qual nossa visão de mundo é determinada por nossa língua.

É certo que vários ramos do conhecimento humano enfocam o mesmo objetivo: a língua. Tais ramos se distinguem pela forma como veem ou analisam a língua. No caso da sociolinguística, como o conceito vem se expandindo muito, houve a invasão de outros domínios e, assim, torna-se trabalhoso distinguí-la de outras disciplinas afins, tais como a sociologia da linguagem, a etnografia da comunicação, a dialetologia, a geografia linguística e a pragmática.

Apesar do linguista William Labov ter identificado problemas ou dificuldades metodológicas que inviabilizaram a descrição da língua a partir de dados coletados da fala dos indivíduos, como a agramaticalidade do discurso ou a variação na fala, é importante ressaltar que a sociolinguística pode ser um importante instrumento para o combate a problemas sociais decorrentes da linguagem, como  o preconceito linguístico. Segundo o conceito do linguista Marcos Bagno, o supramencionado problema é a comparação indevida entre o modelo idealizado de língua da gramática normativa e o modo de falar das pessoas no cotidiano, diverso e fruto de processo histórico e cultural, sendo, portanto, uma forma de expressão da exclusão social.

Referência bibliográfica: 

FIORIN, J. L. (org.) Introdução à linguística I: objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2004. 

Imagem: CPB Educacional

Publicado por Rocco Gasparini


Siga o JP3!

Instagram: @jornalpredio3

Facebook: fb.com/jornalpredio3


Mais notícias e mais informações:


Jornal Prédio 3 – JP3 é o periódico online dos alunos e dos antigos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, organizado pelo Centro Acadêmico João Mendes Júnior e pela Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie (Alumni Direito Mackenzie). Participe e fique em casa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s