Especial de Halloween

Por Fernanda Aparecida Lopes Balthazar

O Halloween (ou Dia das Bruxas) é uma celebração popular de culto aos mortos comemorada anualmente no dia 31 de outubro. Historiadores apontam que suas origens remontam ao século XVIII, quando antigos festivais celtas, chamados Samhain (termo que significa “fim do verão”), eram realizados para marcar a passagem de ano e a chegada do inverno – para eles, o início do inverno representava a aproximação entre o mundo dos vivos e o “Outro Mundo”, onde vagam os mortos, os quais, segundo a crença, regressavam para visitar suas casas. Além disso, apreende-se que todos os símbolos que hoje são característicos da comemoração eram formas utilizadas pelos celtas para afastar maus espíritos, em razão das assombrações que acreditavam surgir a fim de amaldiçoar seus animais e colheitas.

Embora suas raízes sejam irlandesas, a tradição é ligada, sobretudo, à cultura norte-americana. No entanto, o Halloween é um festival celebrado em diversos países, inclusive o Brasil, onde costumes como o de ir de porta em porta pedindo doces, enfeitar as casas com adereços tipicamente assustadores e participar de festas à fantasia vêm se tornando cada vez mais comuns – costumes esses que restaram prejudicados devido à pandemia, a qual impossibilitou as comemorações conjuntas. Assim, para que também seja divertido comemorar a data em casa, seguem recomendações de séries que os ajudarão a entrar no clima do Halloween.

“A MALDIÇÃO DA RESIDÊNCIA HILL” E “A MALDIÇÃO DA MANSÃO BLY”

Trata-se de duas séries consagradas na Netflix, tamanho o seu sucesso – ambas pertencentes a um mesmo universo fascinante, com personagens complexos e bem desenvolvidos.

Em “A Maldição da Residência Hill”, Mike Flanagan, criador desse universo de terror sobrenatural, prosperou ao produzir um enredo com elementos perturbadores, mas com foco na família e como ela interfere na vida de cada membro – a série mostra o confronto entre a família Crain e o seu antigo lar, a Residência Hill, onde espíritos vorazes e eventos aterrorizantes os expulsaram de lá.

Já em “A Maldição da Mansão Bly”, Flanagan dá maior destaque ao romance, ou seja, o enredo é em sua essência uma história de amor, fugindo do terror comum, o que não prejudica, contudo, os elementos sinistros e sobrenaturais que sondam a mansão. Em termos de abordagem, a série explora as diversas facetas de cada personagem, o que faz com que o espectador crie um sentimento de empatia até mesmo pelos antagonistas – é, sobretudo, um seriado que potencializa a superação da perda e aprecia as relações humanas e seus desdobramentos.

“AMERICAN HORROR STORY”

Criada e produzida por Ryan Murphy e Brad Falchuk, “American Horror Story” é outra série consagrada entre os amantes do gênero terror. Em cada uma das 10 temporadas, os espectadores acompanham histórias independentes, seguindo um conjunto de personagens e contextos distintos.

Cenas fortes e chocantes, e histórias arrepiantes e impactantes imprimem a fórmula explorada pelos criadores da obra, de modo a envolver e surpreender a audiência – a temporada mais querida pelos fãs da produção é, inquestionavelmente, Asylum, que retrata os desafios dos médicos e pacientes da Instituição Mental de Briarcliff, abordando, de forma mais acentuada do que as demais, os elementos do terror como um todo, tanto o assustador quanto o psicológico.

“UMA ODISSEIA COREANA”

A cultura oriental como um todo é substancialmente embasada na espiritualidade e sua influência se traduz, também, nas produções televisivas, o que explica o motivo pelo qual grande parte das séries e filmes produzidos no leste asiático têm como principal pano de fundo o sobrenatural.

Em “Uma Odisseia Coreana”, sucesso da televisão sul-coreana, os espectadores acompanharão a história de Seon-Mi, capaz de ver fantasmas e seres malignos desde a infância, e seus encontros com outras criaturas sobrenaturais, além das repercussões desse dom tanto na sua vida pessoal quanto profissional.

BÔNUS: FILME “RASTROS DE UM SEQUESTRO”

Para aqueles que não são fãs do terror assustador, o filme “Rastros de um Sequestro” é uma opção notável. Aqui, o sobrenatural sai de cena e um suspense angustiante e dramático ganha os holofotes.

Na história, Jin-Seok se muda com a família para uma bela casa, onde é construída, aos poucos, uma atmosfera de mistério e curiosidade que instigará os espectadores. Com um enredo inteligente e um final surpreendente, a produção sul-coreana passa longe de ser um thriller comum.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

“A curiosa origem do Dia das Bruxas”. Publicado na BBC News, atualizado em 28 de outubro de 2016.

“Significado de Halloween”. Publicado em Significados, atualizado em 8 de fevereiro de 2021.

Publicado por Fernanda Aparecida Lopes Balthazar


Siga o JP3!

Instagram: @jornalpredio3

Facebook: fb.com/jornalpredio3


Mais notícias e mais informações:


Jornal Prédio 3 – JP3 é o periódico online dos alunos e dos antigos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, organizado pelo Centro Acadêmico João Mendes Júnior e pela Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie (Alumni Direito Mackenzie). Participe e fique em casa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s