Por Rocco Gasparini
Título original: Cuba and the Cameraman
Diretor: Jon Alpert
Ano de lançamento: 2017
Duração: 112 minutos
Gênero: Documentário
Onde assistir: Netflix
Com a recente onda de protestos na ilha, talvez seja um momento interessante para estudar o que é – e o que não é – o governo cubano.
Essa é a proposta deste documentário produzido e dirigido pelo americano Jon Alpert. “Cuba e o Cameraman” se trata de uma compilação de excursões gravadas do diretor e sua equipe. Alpert inicia sua jornada em Cuba no começo dos anos 70, com o país sentindo prematuramente os efeitos da Revolução, e termina em novembro de 2016, com a morte de Fidel Castro.
O filme tem uma verve claramente mais demonstrativa do que explicativa. No decorrer de cinco décadas, o cinegrafista constrói amizades com a população local, registrando sua vida e pensamentos em relação aos principais acontecimentos políticos da ilha caribenha.
Para enriquecer a experiência, ainda temos a singular oportunidade de conhecer Fidel Castro com um olhar mais próximo. Seja nos bastidores do seu discurso histórico na Organização das Nações Unidas em 1960 ou seus pensamentos imediatos após o choque da queda do Muro de Berlim, temos a possibilidade de entender um pouco melhor essa figura histórica, com quem o diretor fomentou uma relação de certa amizade desde o século passado.
O longa é uma produção original da Netflix.
Bibliografia
Filmow. “Cuba e o cameraman – Ficha técnica”. Disponível em: <https://filmow.com/cuba-e-o-cameraman-t243713/ficha-tecnica/>
Foto: Netflix
Publicado por Rocco Gasparini
Siga o JP3!
Instagram: @jornalpredio3
Facebook: fb.com/jornalpredio3
Mais notícias e mais informações:
- Inscrições para curso Competition Policy for Economic and Human Development até 30/07
- Captura facial na Via 4 Amarela, Code Bias e 1984
- Inscrições para o Comunica Mack, projeto vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito Político e Econômico da Universidade Presbiteriana Mackenzie
- Economia do cuidado
Jornal Prédio 3 – JP3 é o periódico online dos alunos e dos antigos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, organizado pelo Centro Acadêmico João Mendes Júnior e pela Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie (Alumni Direito Mackenzie). Participe!
Deixe um comentário