Cuba e o Cameraman – Uma pintura franca da sociedade cubana

Por Rocco Gasparini

Título original: Cuba and the Cameraman

Diretor: Jon Alpert

Ano de lançamento: 2017

Duração: 112 minutos

Gênero: Documentário

Onde assistir: Netflix

Com a recente onda de protestos na ilha, talvez seja um momento interessante para estudar o que é – e o que não é – o governo cubano.

Essa é a proposta deste documentário produzido e dirigido pelo americano Jon Alpert. “Cuba e o Cameraman” se trata de uma compilação de excursões gravadas do diretor e sua equipe. Alpert inicia sua jornada em Cuba no começo dos anos 70, com o país sentindo prematuramente os efeitos da Revolução, e termina em novembro de 2016, com a morte de Fidel Castro.

O filme tem uma verve claramente mais demonstrativa do que explicativa. No decorrer de cinco décadas, o cinegrafista constrói amizades com a população local, registrando sua vida e pensamentos em relação aos principais acontecimentos políticos da ilha caribenha.

Para enriquecer a experiência, ainda temos a singular oportunidade de conhecer Fidel Castro com um olhar mais próximo. Seja nos bastidores do seu discurso histórico na Organização das Nações Unidas em 1960 ou seus pensamentos imediatos após o choque da queda do Muro de Berlim, temos a possibilidade de entender um pouco melhor essa figura histórica, com quem o diretor fomentou uma relação de certa amizade desde o século passado.

O longa é uma produção original da Netflix.

Bibliografia

Filmow. “Cuba e o cameraman – Ficha técnica”. Disponível em: <https://filmow.com/cuba-e-o-cameraman-t243713/ficha-tecnica/&gt;

Foto: Netflix

Publicado por Rocco Gasparini

Siga o JP3!

Instagram: @jornalpredio3

Facebook: fb.com/jornalpredio3


Mais notícias e mais informações:


Jornal Prédio 3 – JP3 é o periódico online dos alunos e dos antigos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, organizado pelo Centro Acadêmico João Mendes Júnior e pela Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie (Alumni Direito Mackenzie). Participe!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s