Na última sexta-feira, dia 05/02, o Grupo de Competição de Direito Ambiental da Universidade Presbiteriana Mackenzie (GCDAMack) se consagrou campeão na etapa brasileira da 25th Stetson’s International Environmental Moot Court Competition, a maior competição universitária de Direito Ambiental que existe atualmente. Com a conquista, a equipe se classificou, pela primeira vez, para a fase internacional da disputa, que é realizada pela Stetson University College of Law, da Flórida.

A aluna Marcella Brunetto, uma das oradoras do GCDAMack, contou em exclusividade ao JP3 sobre como foi participar da competição:

“Sem dúvida uma experiência incrível, com muito aprendizado. Algo completamente diferente do que temos no dia a dia na faculdade. Difícil, desafiador mas maravilhoso quando observamos tudo que aprendemos e conquistamos! As coaches fizeram simplesmente toda a diferença, trabalho em equipe é tudo numa competição como esta!”

O caso desse ano discutia questões de sustentabilidade e preservação da biodiversidade, em que um país fictício A, ao construir uma usina eólica, acabou obstruindo parte da rota de migração de morcegos e, com isso, estaria causando a morte de diversos animais da espécie. O país vizinho B, como forma de retaliação, adotou medidas de taxação contra o país A.

Laura Rodrigues Gonçales, aluna mackenzista que recebeu o prêmio de 2ª melhor oradora da competição, explica um pouco mais sobre como funcionou o evento:

Primeiro tem uma fase escrita, em que o time todo trabalha junto para elaborar um memorial nos moldes da Corte Internacional de Justiça e defender um dos países. A equipe é livre para escolher qual país quer defender nessa fase. Em seguida, na fase oral, a ideia é imitar uma sustentação na Corte Internacional, então é muito importante citar casos e normas que esse tribunal considera, além de princípios essenciais de direito internacional. Nessa fase, há rodadas preliminares e todas as equipes se revezam para defender ambos os países. As duas equipes com mais vitórias vão para a final, sendo que a equipe com maior nota [que fomos nós] pode escolher qual lado quer defender. Depois da final da fase oral nacional, acontecem as mesmas etapas para a fase internacional, em que participam equipes de diversos países.

O JP3 parabeniza toda a equipe do GCDAMack pela conquista! Estaremos torcendo por mais uma vitória mackenzista na etapa internacional da competição, que acontece virtualmente entre os dias 25 e 27 de março.

Publicado por Rafaela Cury


Siga o JP3!

Instagram: @jornalpredio3

Facebook: fb.com/jornalpredio3


Mais notícias e informações:


Jornal Prédio 3 – JP3 é o periódico on-line dos alunos e antigos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, organizado pelo Centro Acadêmico João Mendes Júnior e a Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie (Alumni Direito Mackenzie). Participe, observe e absorva!