11 de agosto: Dia do Advogado

No dia 11 de agosto de 1827, o então Imperador do Brasil, Dom Pedro I, fundou as duas primeiras faculdades de Direito do país: a Faculdade de Direito do Largo São Francisco, hoje parte da USP, e a Faculdade de Direito de Olinda, que posteriormente foi transferida para Recife e hoje integra a UFPE. Assim nasceu a comemoração do Dia do Advogado, também chamado de “Dia do Pendura”.

O que é o “pendura”?

A tradição começou ainda na época do Império. Com o enorme prestígio da profissão, era comum que donos de bares e restaurantes convidassem advogados e acadêmicos de Direito para comemorar o 11 de agosto. A comida e a bebida eram cortesia da casa e, em troca, os advogados honravam os estabelecimentos com discursos. Como as contas não pagas eram penduradas nas paredes, a prática recebeu o nome de pendura.

O pendura foi sendo atualizado e os discursos foram substituídos por uma espécie de hino: “Garçom, tire a conta da mesa e ponha um sorriso no rosto. Seria muita avareza cobrar do 11 de agosto.”

Com a proliferação dos cursos de Direito no Brasil (em 2018, já eram mais de 1500 faculdades e mais de 1 milhão de advogados cadastrados na OAB), a tradição foi se desvirtuando e muitos restaurantes começaram a fazer retaliações. Além disso, a prática é tipificada como fraude pelo art. 176 do Código Penal:

Art. 176 – Tomar refeição em restaurante, alojar-se em hotel ou utilizar-se de meio de transporte sem dispor de recursos para efetuar o pagamento:

Pena – detenção, de quinze dias a dois meses, ou multa.

Por essa razão, muitos profissionais da área defendem que a prática do pendura vai contra os princípios do Direito, pois reforça a ideia de que aqueles com poder e status são protegidos pela justiça, enquanto pessoas que furtam alimentos por necessidade ainda enfrentam resistência e preconceito no judiciário.

Deixamos nossos votos para que o 11 de agosto seja não só uma homenagem aos advogados, mas uma forma de recordar a importância e a necessidade de todos os profissionais que constantemente lutam pela manutenção do Estado de Direito e por uma sociedade mais justa.

6[1]

Publicado por Rafaela Cury


Siga o JP3!

Instagram: @jornalpredio3

Facebook: fb.com/jornalpredio3

Mais notícias e informações:

Jornal Prédio 3 – JP3, é o periódico on-line dos alunos e antigos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, organizado pelo Centro Acadêmico João Mendes Júnior e a Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito do Mackenzie (Alumni Direito Mackenzie). Participe e escreva!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: