No dia 11 de agosto de 1827, o então Imperador do Brasil, Dom Pedro I, fundou as duas primeiras faculdades de Direito do país: a Faculdade de Direito do Largo São Francisco, hoje parte da USP, e a Faculdade de Direito de Olinda, que posteriormente foi transferida para Recife e hoje integra a UFPE. Assim nasceu a comemoração do Dia do Advogado, também chamado de “Dia do Pendura”.

O que é o “pendura”?
A tradição começou ainda na época do Império. Com o enorme prestígio da profissão, era comum que donos de bares e restaurantes convidassem advogados e acadêmicos de Direito para comemorar o 11 de agosto. A comida e a bebida eram cortesia da casa e, em troca, os advogados honravam os estabelecimentos com discursos. Como as contas não pagas eram penduradas nas paredes, a prática recebeu o nome de pendura.
O pendura foi sendo atualizado e os discursos foram substituídos por uma espécie de hino: “Garçom, tire a conta da mesa e ponha um sorriso no rosto. Seria muita avareza cobrar do 11 de agosto.”
Com a proliferação dos cursos de Direito no Brasil (em 2018, já eram mais de 1500 faculdades e mais de 1 milhão de advogados cadastrados na OAB), a tradição foi se desvirtuando e muitos restaurantes começaram a fazer retaliações. Além disso, a prática é tipificada como fraude pelo art. 176 do Código Penal:
Art. 176 – Tomar refeição em restaurante, alojar-se em hotel ou utilizar-se de meio de transporte sem dispor de recursos para efetuar o pagamento:
Pena – detenção, de quinze dias a dois meses, ou multa.
Por essa razão, muitos profissionais da área defendem que a prática do pendura vai contra os princípios do Direito, pois reforça a ideia de que aqueles com poder e status são protegidos pela justiça, enquanto pessoas que furtam alimentos por necessidade ainda enfrentam resistência e preconceito no judiciário.
Deixamos nossos votos para que o 11 de agosto seja não só uma homenagem aos advogados, mas uma forma de recordar a importância e a necessidade de todos os profissionais que constantemente lutam pela manutenção do Estado de Direito e por uma sociedade mais justa.
![6[1]](https://jornalpredio3.files.wordpress.com/2020/08/61.png)
Publicado por Rafaela Cury
Siga o JP3!
Instagram: @jornalpredio3
Facebook: fb.com/jornalpredio3
Mais notícias e informações:
- AJ João Mendes publica edital de estágio de 6 meses!
- Grade Horária: disciplinas, professores e turmas
- Clínica de Assessoria Acadêmica MackEmpresarial – Inscrições abertas!
- Curso “Direito Digital na Sociedade da Informação”
- Curso “Os Principais conceitos e desafios práticos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais”
- Saiba por que a AJ João Mendes organiza cursos online
Jornal Prédio 3 – JP3, é o periódico on-line dos alunos e antigos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, organizado pelo Centro Acadêmico João Mendes Júnior e a Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito do Mackenzie (Alumni Direito Mackenzie). Participe e escreva!
Deixe um comentário