O que é a AJ João Mendes?

A Assistência Judiciária João Mendes é entidade formada por alunos e antigos alunos do Direito Mackenzie, que presta atendimento jurídico gratuito à população de baixa renda, através de um convênio com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

Desde a sua refundação em 2017, a AJ já atendeu mais de 300 famílias sem condições de pagar por um advogado, auxiliando em demandas da áreas cível, família e infância e juventude.

Em 2020, a AJ assumiu um novo convênio, desta vez o atendimento da entidade foi expandido para área criminal, passando a realizar plantões de audiências de custódia perante o Fórum de Itapecerica da Serra – SP.

Por que a AJ faz cursos online?

Diferente de um escritório modelo ou uma empresa júnior, a AJ é mantida administrativamente e financeiramente pelo esforço dos alunos. Sendo assim, todos os recursos utilizados no pagamento do nosso corpo de advogados e demais despesas fixas advém do trabalho dos alunos, seja através da negociação de parcerias com escritórios de advocacia, ou fruto da realização de cursos online.

Antes da atual crise, nosso caixa era composto principalmente por convênios de repasse celebrados com grandes escritórios de advocacia. Contudo, naturalmente, muitos desses contratos foram rescindidos em razão da pandemia.

Assim, surgiu a necessidade de reinventar o financiamento da entidade. E a solução encontrada foi justamente a organização de cursos online de temas afetos ao Direito, a partir do convite de professores renomados para ministrar aulas virtuais, com concessão de certificados e horas complementares.

Dessa forma, os alunos que participam dos nossos cursos, contribuem com a efetivação do Direito Fundamental de Acesso à Justiça, através da AJ João Mendes. Para participar, fique de olho aqui no Jornal do Prédio 3, ou no instagram @ajjoaomendes.

WhatsApp Image 2020-07-31 at 2.22.39 PM

Redigido por Caio Lisak e Bruno Boscatti


Siga o JP3!

Instagram: @jornalpredio3

Facebook: fb.com/jornalpredio3

Mais notícias e informações:  

Jornal Prédio 3 – JP3, é o periódico on-line dos alunos e antigos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, organizado pelo Centro Acadêmico João Mendes Júnior e a Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito do Mackenzie (Alumni Direito Mackenzie). Participe e escreva!