Como noticiado pelo JP3 (aqui), o projeto MackCidade participou no último dia 25/01, feriado e aniversário da Cidade de São Paulo, do evento “Virada da Mobilidade”, que discutiu a utilização do espaço físico, urbano e de mobilidade da região do Hospital das Clínicas. A equipe do MackCidade foi chefiada pela Professora Lilian Pires, da Faculdade de Direito do Mackenzie.

Os alunos, antigos alunos e professores do Mackenzie foram divididos em dois turnos: o turno da manhã colaborou intensamente na preparação da rua (com a ampliação das calçadas), depois na pesquisa sobre o evento (impressão e percepção do público com a proposta do espaço) e interação com as pessoas – incluindo aquelas com mobilidade reduzida. No turno da tarde, o IVM – Cidade Movimento elaborou em conjunto com o Instituto Ethos e o MackCidade uma pesquisa sobre a consulta pública da licitação de ônibus na cidade de São Paulo. Após a pesquisa, houve uma discussão sobre o Edital de concessão de ônibus na Cidade, com a presença dos Professores Cecílio Pires e Eduardo Stevanato.

Segundo os organizadores do projeto MackCidade, “a vivência do aluno em situações reais propícia o exercício de compreender que as palavras que estudamos são importantes, fazendo com que o sistema normativo passe a ter sentido real e aplicável, além de possibilitar a vivência e a percepção das políticas públicas em movimento. A ação do Estado tem a finalidade de atender o cidadão”.

A equipe do MackCidade integrou o projeto com outras entidades, com apoio e presença do Diretor do Instituto de Direitos Avançados da USP, Paulo Saldiva, que fez a recepção pessoal dos alunos do Mackenzie.

Abaixo, você confere alguns depoimentos e fotos de alunos do Mackenzie e clicando aqui você confere o a Reportagem feita pelo Canal Mova-se sobre o dia, com entrevistas dos alunos e professores do MackCidade.