No último dia 15/03/2026, tivemos a 98ª edição do Oscar, em Los Angeles/EUA. Neste pequeno texto, pretendo falar de algumas fofocas dos principais filmes (mais especificamente de Marty Supreme) e, claro, opinar sobre quais filmes, para mim, mereciam vencer as principais categorias e quais foram injustiçados.
Para tanto, abaixo os vencedores das principais categorias:
Melhor Filme
Bugonia
F1
Frankenstein
Hamnet: A vida antes de Hamlet
Marty Supreme
Uma Batalha Após a Outra
O Agente Secreto
Melhor filme internacional
O Agente Secreto (Brasil)
Valor Sentimental (Noruega)
Foi Apenas um Acidente (França)
Sirât (Espanha)
A Voz de Hind Rajab (Tunísia)
Melhor ator
Leonardo DiCaprio (Uma Batalha Após a Outra)
Timothée Chalamet (Marty Supreme)
Wagner Moura (O Agente Secreto)
Michael B. Jordan (Pecadores)
Ethan Hawke (Blue Moon)
Melhor Atriz
Jessie Buckley (Hamnet: A Vida Antes de Hamlet)
Renate Reinsve (Valor Sentimental)
Rose Byrne (Se Eu Tivesse Pernas, Eu te Chutaria)
Emma Stone (Bugonia)
Kate Hudson (Song Sung Blue: Um Sonho a Dois)
Melhor Ator Coadjuvante
Sean Penn (Uma Batalha Após a Outra)
Stellan Skarsgård (Valor Sentimental)
Benicio del Toro (Uma Batalha Após a Outra)
Jacob Elordi (Frankenstein)
Delroy Lindo (Pecadores)
Melhor Atriz Coadjuvante
Teyana Taylor (Uma Batalha Após a Outra)
Inga Ibsdotter Lilleaas (Valor Sentimental)
Amy Madigan (A Hora do Mal)
Wunmi Mosaku (Pecadores)
Elle Fanning (Valor Sentimental)
Melhor Direção
Chloé Zhao (Hamnet: A Vida Antes de Hamlet)
Paul Thomas Anderson (Uma Batalha Após a Outra)
Ryan Coogler (Pecadores)
Josh Safdie (Marty Supreme)
Joachim Trier (Valor Sentimental)

Michael B. Jordan levantando o Oscar de melhor ator, fonte: Jeffy Kravitz
Agora faço questão de colocar A MINHA LISTA dos que realmente deveriam ganhar o Oscar nessas categorias, em minha humilde opinião, considerando que não sou nada mais do que um mero cinéfilo no termo xucro da palavra (cinéfilo: que ou aquele que ama o cinema como arte ou forma de lazer, que se interessa por sua evolução e suas realizações). Ao lado da lista, colocarei o motivo de tais escolhas:
Melhor Filme – Bugonia — deveria ter vencido por sua ousadia estética e narrativa, fugindo completamente da fórmula tradicional hollywoodiana. O desfecho surpreendente reforça a originalidade do filme e o coloca em outro patamar criativo.
Melhor Filme Internacional – Valor Sentimental (Noruega) — uma escolha justa, sustentada por uma narrativa sensível e bem construída, que equilibra emoção e profundidade sem apelar para excessos.
Melhor Ator – Wagner Moura (O Agente Secreto) — uma atuação de altíssimo nível, difícil de ser replicada por qualquer outro ator, seja nacional ou internacional. Além da entrega técnica, Moura imprime carisma e presença que elevam o personagem.
Melhor Atriz – Emma Stone (Bugonia) — um dos papéis mais complexos da categoria. Sua personagem transita entre camadas emocionais intensas, exigindo versatilidade constante, de empresária poderosa até mesmo uma vítima em situação extrema, culminando em uma reviravolta final que redefine sua atuação.
Melhor Ator Coadjuvante – Stellan Skarsgård (Valor Sentimental) — entrega marcante, com uma atuação expressiva e quase caricatural, na medida certa, conferindo autenticidade e força ao personagem.
Melhor Atriz Coadjuvante – Amy Madigan (A Hora do Mal) — reconhecimento merecido por uma performance sólida e impactante, que se destaca mesmo em um papel de suporte.
Melhor Direção – Ryan Coogler (Pecadores) — destaca-se amplamente frente aos concorrentes, com uma direção inventiva e visualmente marcante. Sua abordagem criativa e domínio da linguagem cinematográfica tornam o filme superior no aspecto técnico e artístico.
Deixando minha opinião de lado e tratando mais sobre algumas das polêmicas desta 98ª edição, teve o fiasco do filme Marty Supreme, que, na minha opinião, deveria ter ganhado, talvez, de melhor montagem, ou até mesmo, de melhor ator. Entretanto, esse filme, mesmo com indicações em 9 categorias, não levou sequer nenhuma. Mas porque? Realmente não merecia nenhuma destas?

Timothée Chalamet e Odessa A’zion na Pré-Estreia do filme, créditos: Axelle/Bauer-Griffin
O filme Marty Supreme é um drama estilizado, centrado em um protagonista complexo, com destaque para a atuação intensa de Timothée Chalamet e uma direção que privilegia atmosfera e profundidade psicológica. Além das cenas de tirar o fôlego e o carisma de todos os atores, incluindo a atriz coadjuvante Odessa A’zion, a direção se propôs a fazer um filme diferente do que costumamos ver, com cenas dramáticas marcantes e humor de forma frenética. Melhor que esse filme, apenas Jóias Brutas de 2019 com o Adam Sandler, que também foi feito pelos mesmos diretores.
Mas sabemos que não só de filme bom vive o Oscar, como podemos ver, ano passado, na categoria de Melhor Filme Internacional, o filme Ainda Estou Aqui não ganhou apenas por merecer, mas também pelo seu poder midiático nas redes sociais e todo o movimento por trás.
Dito isso, devemos também entender que se a reputação de um filme pode alavancar o seu favoritismo, pode pode ruir. Por isso veremos as 3 principais polêmicas de Marty Supreme, que provavelmente acabou com qualquer possibilidade em vencer o Oscar:
- Declaração de Chalamet sobre Balé e Ópera

Matthew McConaughey e Timothée Chalamet, créditos: CNN
Em um evento promovido pela Revista Variety, o ator em entrevista juntamente com outro ator renomado em Hollywood, Matthew McConaughey, afirmou se referindo ao balé, que: Ei, mantenha essa coisa viva, mesmo que pareça que ninguém se importe com isso”. Além disso, afirmou que nunca gostaria de trabalhar com balé ou ópera, porque ninguém se importa com essas áreas.
Interessante observar que, apesar de ter repercutido negativamente as falas de Chalante, inclusive recebendo uma alfinetada de Conan O’Brien, que apresentou o Oscar 2026, ninguém (literalmente ninguém) está falando não só da presença de McConaughey, mas também por ter concordado com Chalante, conforme pode ser visto no link que contém o vídeo original da polêmica:
- Odessa A’zion Judia Sionosta?
No mundo geopolítico, uma das guerras que está a todo vapor é entre Israel e Palestina e, após o sucesso de Marty Supreme, internautas acabaram achando um perfil antigo da atriz Odessa no Instagram, em que ela vendia roupas e, entre as peças à venda, havia uma camisa com as forças armadas de Israel:

Conta antiga do instagram da atriz, créditos: Instagram
Além da camiseta, a atriz teve que se explicar não só por isso, mas também pela ligação conspiratória que os fãs criaram ao taxa-la como sionista, pelo seu sobrenome, que parece ser de origem sionista (A’zion). Isso vai contra ao que normalmente ela posta no próprio instagram em favor do movimento “Free Palestine”, mas os rumores foram desmentidos pela própria atriz.
- Omissão de assédio do Diretor Josh Safdie

Foto dos bastidores do filme Marty Supreme com o Diretor e o ator principal, créditos: Jose Perez/Bauer-Griffin
Os irmãos diretores Josh e Benny Safdie fizeram filmes renomados como Bom Comportamento (2017) e o já referido Jóias Brutas (2019), estrelado por ninguém menos que Adam Sandler. Apesar da curta carreira, os irmãos entraram nas graças de Hollywood, conquistando orçamentos para os seus filmes, incluindo Marty Supreme.
Entretanto, os irmãos acabaram rompendo após um incidente gravíssimo no set do filme Bom Comportamento: a produção do filme contratou uma atriz de apenas 17 anos para interpretar uma prostituta e ainda contracenou com um ator não tão conhecido chamado Buddy Duress, que tem um histórico criminal , estando ainda drogado durante a gravação.
Nessa cena polêmica, apenas o irmão Josh estava no set, tendo Benny tomado ciência desses fatos apenas em 2022, o que ocasionou o fim da parceria, sendo apenas Josh o Diretor de Marty Supreme. As acusações são graves e pertinentes na mídia americana, o que também causou muita polêmica da presença do filme no Oscar.
No fim, o Oscar ME provoca a pensar: devemos separar a obra do artista? devemos ignorar o que rola por trás das câmeras e apenas apreciar a arte? Alguns defendem que o filme deve ser julgado apenas por seus méritos artísticos (é o que eu penso até então); outros entendem que as polêmicas não podem ser ignoradas. Difícil dizer, mas da mesma forma que a minha lista não é um veredito, mas um convite ao debate: concordar ou discordar faz parte do olhar de todo cinéfilo. COMENTEM!
Escrito por Vinicius Oliveira de Almeida
REFERÊNCIAS
CONAN O’Brien shades Timothée Chalamet for ballet and opera diss at Oscars 2026 & the actor reacts. YouTube, [s.l.], [s.n.], [s.d.]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6hO_7HlXV44. Acesso em: 23 mar. 2026.
FEFOVERSO. O CAOS na divulgação do novo filme do TIMOTHÉE CHALAMET. YouTube, [s.l.], [s.n.], [s.d.]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=lWdRBzjYon8.
G1. Timothée Chalamet: falas recentes geram desgaste e ameaçam chance no Oscar, diz revista. Disponível em: https://g1.globo.com/google/amp/pop-arte/cinema/noticia/2026/03/09/timothee-chalamet-declaracoes-recentes-geram-desgaste-e-ameacam-favoritismo-ao-oscar-diz-revista.ghtml. Acesso em: 23 mar.
GSHOW. Oscar 2026: veja a lista completa de vencedores. Disponível em: https://gshow.globo.com/cultura-pop/filmes/oscar/2026/noticia/oscarr-2026-veja-a-lista-completa-de-vencedores.ghtml. Acesso em: 23 mar. 2026.
JUST JARED. Odessa A’zion Responds to Accusations of Being a Zionist Following Resurfaced IDF Shirt Sale. Disponível em: https://www.justjared.com/2025/12/24/odessa-azion-responds-to-accusations-of-being-a-zionist-following-resurfaced-idf-shirt-sale/. Acesso em: 23 mar. 2026.
OMELETE. Josh e Benny Safdie romperam por conta de cena com menor de idade, diz site. Disponível em: https://www.omelete.com.br/filmes/josh-benny-safdie-se-separam-conta-de-cena-envolvendo-menor-de-idade. Acesso em: 23 mar. 2026.
THE TIMES OF ISRAEL. Jewish actress Odessa A’zion says she’s not a Zionist after IDF t-shirt controversy. Disponível em: https://www.timesofisrael.com/jewish-actress-odessa-azion-says-shes-not-a-zionist-after-idf-t-shirt-controversy/. Acesso em: 23 mar. 2026.
TIMOTHÉE Chalamet’s Ballet Comment | Viral Clip! YouTube, [s.l.], [s.n.], [s.d.]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SmpGtpfrDjA. Acesso em: 23 mar. 2026.
Siga o JP3!
Instagram: @jornalpredio3
Facebook: fb.com/jornalpredio3
Mais notícias e informações:
- PROGRAMA STUDY ABROAD 2026
- REDE DE PESQUISADORES E PESQUISADORAS – EDITAL
- Inscrições abertas para a Feira EducationUSA Brasil e EnglishUSA 2026 em São Paulo
- AB2L GenZ Law | Valquírias Digitais: O papel da OAB/SP no enfrentamento à violência digital de gênero
- Abertura de inscrições para o Projeto de Pesquisa “História da Justiça do Trabalho no Estado de São Paulo (1940–1970)”
O Jornal Prédio 3 – JP3, fundado em 2017, é o periódico on-line dos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, organizado por alunos do curso e com contribuição de toda a comunidade acadêmica mackenzista. Participe!

Deixe uma resposta