Por Igor Chagas
Bem-vindos à segunda parte do curso de lógica de programação. Nesta parte faremos nosso primeiro programa escrito em Java, e, para isso, usaremos aquele programa que instalamos na nossa máquina na última edição, o “Eclipse”. Antes de começarmos, darei uma breve explicação sobre do que se trata o Eclipse e a JDK do Java — a qual também instalamos no primeiro curso.
JDK 1.8 (JAVA):
Como o próprio nome sugere, a JDK (Java Development Kit) é, em poucas palavras, o Java, mas não é aquele que baixamos quando queremos jogar Minecraft ou usar algum programa feito em Java. Esse, na verdade, é um kit de desenvolvimento da linguagem, e é usando ele que seremos capazes de programar código em Java em nossas máquinas. Na JDK já vem incluso a JVM, a qual é a máquina virtual do Java, isto é, aquela que baixamos apenas para rodar aplicações feitas em Java, não para programar.
ECLIPSE:
O Eclipse é, resumidamente, um bloco de notas tunado. Usando ele seremos capazes de programar código em Java de maneira mais rápida e fácil, pois ele nos ajuda mostrando os erros e fazendo “auto-complete” de nossos códigos, além de, muitas vezes, corrigir e mostrar maneiras mais fáceis de serem feitas as funções que queremos. Ele também possui um console próprio, a partir do qual conseguimos executar nossos programas dentro do Eclipse. Apenas instalando a JDK já conseguimos programar em Java, usando o bloco de notas e executando o programa a partir do prompt de comando de nosso computador. Como queremos facilidade agora no começo, optaremos pelo Eclipse, e, no futuro, mostrarei como programar sem usar essa IDE (nome que damos para esses “blocos de notas tunados” como o Eclipse, que ajudam os programadores a programar).
PRIMEIRO PROGRAMA:
O primeiro passo é abrir o Eclipse. Caso ele não esteja na sua Área de Trabalho basta pesquisar seu nome no menu “Iniciar” que você vai achar facilmente.
Assim que você abrir o Eclipse, aparecerá a seguinte página:
O endereço que aparecer no campo “Workspace” será onde o Eclipse irá armazenar os seus projetos feitos em Java.
No meu caso eu alterei e coloquei em uma pasta chamada “JAVA PROJETOS”, para ficar fácil de localizar depois, mas pode deixar a pasta padrão que estiver sendo mostrada.
Agora é só apertar o botão “Launch” que o programa irá iniciar.
A primeira página com a qual você irá se deparar é a seguinte:
No canto superior direito, clique na opção “File -> New -> Java Project”.
Na página que abrir, no campo “Project name” coloque o nome que você desejar para seu projeto. No meu caso vai ser “Aula02LHM”.
O restante você não precisa mexer, e basta clicar em “Finish” no canto inferior esquerdo.
Quando aparecer a seguinte tela, clique em “Don’t Create”.
Assim, seu projeto será criado.
Para visualizarmos ele, primeiro feche a aba “Welcome”.
Agora, no canto superior direito, abaixo de “File”, clique no botão com o símbolo de “duas janelinhas”.
Pronto, o “package explorer” abriu e agora podemos visualizar nosso projeto.
Abra o nosso projeto clicando na setinha ao lado do nome, e, após, clique com o botão direito do mouse na pasta “src -> New -> Class”.
Na aba que abrir, no campo “Name”, coloque um nome para seu primeiro “arquivo.java”. Eu irei colocar o nome “MeuPrimeiroPrograma”. (Em Java, para escrevermos uma frase, usamos o padrão CamelCase, ou seja, separamos as palavras usando a letra maiúscula).
Agora é só clicar em “Finish” no canto inferior esquerdo.
Pronto! Temos o nosso arquivo e agora estamos prontos para escrever nosso primeiro programa.
Após clicar em “Finish” abrirá uma aba para escrevermos nosso código.
Nos próximos cursos vou me aprofundar melhor em cada umas das coisas que estamos fazendo, mas, por hora, vamos focar em escrever nosso primeiro comando.
Embaixo de “public class MeuPrimeiroPrograma”, dentro das chaves, vamos escrever o seguinte:
public static void main (String[] args){
}
Esse asterisco que apareceu do lado do nome do nosso arquivo é para nos informar que fizemos uma mudança no código e ainda não o salvamos.
Para salvar, aperte “ctrl + s” ao mesmo tempo ou vá em “File” e clique na opção “Save”.
Arquivo salvo, o asterisco foi embora e não corremos mais o risco de perder as mudanças que fizemos no arquivo em caso de o eclipse fechar do nada ou nosso computador desligar.
Agora, dentro do “public static void main (String[] args){}” iremos escrever o seguinte código (escreva o código exatamente da mesma forma que estou mostrando aqui, apenas o conteúdo dentro das aspas que pode ser alterado):
public static void main (String[] args){
System.out.println(“Oi Mundo!”);
}
Por enquanto, não tente entender o que faz cada palavra deste código, basta entender que ele irá falar para o Eclipse mostrar a frase “Oi Mundo!” no console. Em cima de onde se escreve o código vai ter uma setinha verde, e, clicando nela, o Eclipse vai executar nosso primeiro programa.
Vai aparecer uma aba avisando que ainda não salvamos o arquivo, basta clicar em “OK” que ele irá salvar e executar o código para nós.
Primeiro programa feito! Para vermos o resultado é só olhar no na parte de baixo do Eclipse. Terá aparecido uma nova aba escrita “Console”, e, dentro dela, a frase que nós escrevemos no código.
A partir disso podemos brincar, escrevendo diversos tipos de texto direto no código, e, ao executarmos, veremos o resultado. Importante dizer que é indispensável colocar o texto dentro das aspas “ “, (a não ser que estejamos queremos mostrar um número, como explicarei mais abaixo).
Código:
Resultado:
Código:
Resultado:
Podemos observar acima que se usamos o “System.out.println()” sem colocar nenhum texto no parênteses ele irá pular uma linha.
Código:
Resultado:
Como mostrado acima, quando queremos visualizar um número não precisamos colocar ele entre aspas.
Mas e quando queremos juntar um texto com um número? Uma das formas seria a seguinte:
System.out.println(“Meu aniversário é dia 14 de abril”);
Também podemos fazer usando a concatenação de dois dados com o operador “+”, da seguinte forma:
System.out.println(“Meu aniversário é dia ” + 14 + “ de abril”);
Resultado:
O resultado foi o mesmo em ambos os códigos, a diferença é que no segundo poderíamos usar uma variável no lugar do número. Mas isso só veremos na próxima edição da revista do Legal Hackers Mackenzie.
Nesta segunda parte do “Curso de Revista” aprendemos a fazer nosso primeiro programa em Java através do Eclipse. Nas próximas edições começaremos a ver conceitos mais profundos e criaremos nossos primeiros algoritmos para resolver problemas.
Qualquer dúvida que tiver pode entrar em contato comigo através do e-mail:
chagas.holanda_igor@hotmail.com
Vejo você na próxima edição!
Publicado por Vitória Cruz
Siga o JP3!
Instagram: @jornalpredio3
Facebook: fb.com/jornalpredio3
Mais notícias e mais informações:
- 3° Boletim de Estágio – Março/2023
- Curso: Pilares de um Programa de Privacidade
- Está aberto o edital da 2ª Competição de Debates Argumentativos Estilo Parlamento Britânico
- Edital de Seleção: Projeto de Extensão “De Olho nas Contratações Públicas”
- 2° Boletim de Estágio – Março/2023
O Jornal Prédio 3 – JP3, fundado em 2017, é o periódico on-line dos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, organizado por alunos do curso e com contribuição de toda a comunidade acadêmica mackenzista. Participe!
Deixe um comentário