O Velho e o Mar

Essa indicação é para aqueles que gostam de livros clássicos, com uma narrativa breve. 

Escrito por Ernest Hemingway, escritor estadunidense, o livro narra a história de Santiago, um velho pescador que estava há 84 dias sem pescar um peixe. Nesse contexto, o personagem lança-se ao mar, em busca de provar a seus companheiros – e a si – que ainda é habilidoso na pescaria. 

No tocante à sua carreira literária, o sucesso do autor se iniciou com o romance Por quem os sinos dobram, escrito em 1940 e apontado pela crítica como um triunfo. Dez anos depois, seu retorno foi com Na outra margem, entre as árvores. Todavia, esta obra não foi bem aceita pelo público e pela crítica. Nesse cenário, o artista, magoado, dedicou-se a escrever sua “obra-prima”. Publicado em 1952, O Velho e o Mar levou o escritor ao Prêmio Nobel de Literatura.

Dado isso, a obra pode ser vista tanto como uma metáfora sobre o processo artístico de Hemingway, que almejava reconhecimento pela obra, quanto como uma metáfora para a vida, posto que O Velho e o Mar aborda os impasses enfrentados para alcançar um sonho, o cansaço, as privações e a frustração oriunda das altas expectativas. O artista, contudo, negava tais interpretações e dizia “O mar é o mar. O velho é um velho. Todo simbolismo do qual as pessoas falam é besteira”. Independente da interpretação que escolher, o livro nos provoca uma sensação: a exaustão de Santiago.

Não obstante as declarações, inclusive pela minha família, de ser um livro triste, entendo mais como uma obra realista e verdadeira, que consegue propagar, de maneira clara, o ensinamento de que, por vezes, a vida seguirá seu próprio fluxo, e não será exatamente como desejamos. E é nesse sentido que entendo a obra como atemporal.

Um dos legados de Hemingway é a canção O Velho e o Mar, do cantor brasileiro Rubel. A música alude ao barco de Santiago, como observa-se a seguir:

“Lança o barco contra o mar

Venha o vento que houver

E se virar, nada.”

A música divulgada em 2016, 64 anos após a publicação do livro, foi o que me induziu a lê-lo. Convido todos vocês a conhecer as duas obras!

REFERÊNCIAS

“Clássico de Hemingway, “O Velho e o Mar” completa 70 anos”. Publicado no LeiaJa, em 1 de setembro de 2022.

“Publicado há 65 anos, ‘O velho e o mar’ foi redenção literária de Hemingway”. Publicado na Revista Culture, em 14 de setembro de 2017.

Publicado por Letícia dos Anjos.

Siga o JP3!

Instagram: @jornalpredio3

Facebook: fb.com/jornalpredio3

Mais notícias e informações:

O Jornal Prédio 3 – JP3, fundado em 2017, é o periódico on-line dos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, organizado por alunos do curso e com contribuição de toda a comunidade acadêmica mackenzista. Participe!

Um comentário em “O Velho e o Mar

Adicione o seu

Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑