Por Ana Carolina Gomes Brito
Essa indicação é para aqueles que gostam de uma série criminal baseada em fatos reais. A minissérie “A escada” conta a história de um romancista norte americano, Michael Petersen, que é acusado de assassinar sua esposa , Kathleen Petersen, após ela supostamente cair da escada, como relatado pelo marido ao ligar para a emergência.
Diversos motivos levam a crer que o principal suspeito seja Michael. Os capítulos, assim, são criados intercalando cenas do julgamento e flashbacks de momentos do casal e da família, tornando a série muito mais interessante e instigante, fazendo você duvidar e diversas vezes acreditar na inocência de Petersen.
A minissérie não é somente baseada nos fatos verídicos, mas, também, em um documentário feito sobre a história. Em 2004, oito episódios de uma série documental sobre o caso foram lançados, e, em 2013, mais dois episódios foram acrescentados. O caso se tornou mais conhecido mundialmente com a entrada do documentário, em 2018, na plataforma de streaming Netflix que liberou mais três capítulos da história. O próprio Michael Petersen é o responsável pelas gravações, o mesmo, no dia em que foi acusado, contratou uma equipe de cinegrafistas para acompanhar todo o julgamento para que a opinião popular sobre o caso mudasse, procurando mostrar sua inocência.
Dissertando um pouco mais sobre o caso, o incidente ocorreu em 2001 em Durham, na Carolina do Norte. Petersen ligou para a emergência na madrugada do dia 9 de dezembro relatando que sua esposa havia caído da escada. Após a polícia chegar ao local e realizar a perícia constataram que a morte de Kathleen não parecia ser um acidente e, sim, um homicídio no qual Michael se tornou o principal suspeito. No mesmo ano, ele foi considerado culpado e preso. No entanto, somente em 2003 foi condenado à prisão perpétua. Oito anos depois, em 2011, recebeu um novo julgamento e livrou-se da pena, ficando em prisão domiciliar, após o juiz identificar falhas em algumas partes do processo.
A minissérie de oito capítulos é produzida HBOMax, é dirigida por Leigh Janiak (Rua do Medo) e estrelada por Colin Firth, Toni Collette, Patrick Schwarzenegger, Sophie Turner, Dane Dehaan e outros. Por fim, recomendo a todos conhecer um pouco mais da história através da minissérie documentário. Ah, e para os amantes de livros, Michael Petersen lançou um em 2019 chamado Behind The Staircase, onde ele escreve em sua perspectiva o que ocorreu durante todos esses anos de julgamento.
Publicado por Ana Carolina Brito
Siga o JP3!
Instagram: @jornalpredio3
Facebook: fb.com/jornalpredio3
Mais notícias e mais informações:
- JP3 Entrevista: Antônio Xerxenesky
- 2º Boletim de Estágio – Agosto/2022
- Confira a nova edição da Revista Direito Mackenzie
- Edital Grupo de Estudos Direito & Regulação da Sociedade
Jornal Prédio 3 – JP3 é o periódico on-line dos alunos e dos antigos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, organizado pelo Centro Acadêmico João Mendes Júnior e pela Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie (Alumni Direito Mackenzie). Participe!
Excelente indicação, esse caso é muito interessante e curioso!!
CurtirCurtir
Excelente indicação, esse caso é mesmo muito interessante e curioso!!
CurtirCurtir