Por Ana Clara P.S.M.O.

A Faculdade de Direito do Mackenzie recebe, aproximadamente, 500 alunos novos a cada semestre em seu corpo discente e, para atender a esta demanda, bem como manter o elevado padrão de ensino, conta com mais de 150 professores em seu corpo docente. 

Em razão da distribuição das turmas e grades horárias, contudo, nem todos os alunos têm contato com todos os professores. Com isso em mente e tendo por objetivo auxiliar os próprios alunos na formação de sua grade curricular ou escolha de orientadores de pesquisa ou TCC, bem como aproximar a comunidade mackenzista durante a quarentena, o Jornal Prédio 3 elaborou o perfil de alguns professores da Faculdade, a começar pelo Professor Silvio de Almeida.

Advogado, consultor, professor e escritor, Silvio de Almeida é graduado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em Filosofia pela Universidade de São Paulo, mestre em Direito Político e Econômico também pelo Mackenzie e Doutor e Pós-Doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Faculdade de Direito da USP.

Nos últimos anos, o Professor Silvio tem sido reconhecido como um dos mais importantes estudiosos e pensadores atuais sobre raça e racismo. Dá palestras pelo Brasil e mundo afora sobre os temas relacionados aos seus estudos e linha de pesquisa, como ética, pensamento político e econômico e o combate ao racismo. Dentre suas obras, o livro “Racismo Estrutural”, publicado em 2019 pela Editora Pólen, merece destaque. Parte da coleção Feminismos Plurais, coordenada pela autora Djamila Ribeiro, esse livro logo se tornou um best-seller das Ciências Sociais no Brasil.

A importância social de seu pensamento e obra o levaram, inclusive, à participação no programa Roda Vida do dia 22 de junho. Na ocasião, foram discutidos temas envolvendo o racismo estrutural e sua relação com a economia, segurança pública e saúde, assim como o retrocesso do atual Governo em relação ao combate ao racismo no país e falta de políticas afirmativas. Sua participação no programa inspirou até mesmo um “clube do livro” nas redes sociais, no qual os espectadores fizeram uma thread no Twitter com as obras indicadas pelo Professor e complementaram com outros livros sobre o assunto.

Bastante ativo nas redes sociais, o Professor Silvio está promovendo e participando de diversas conversas de extrema relevância social por meio, por exemplo, de lives no Instagram. Participou, recentemente, na live de lançamento da obra “Código Oculto”, da autora Tamires Gomes Sampaio, que contou também com a participação do ex-presidente Lula.

Atualmente, além de Professor da Faculdade de Direito do Mackenzie, Silvio de Almeida é também Professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Professor visitante da renomada Universidade de Duke, na Carolina do Norte. Além disso, é Diretor do Instituto Luiz Gama, uma associação civil sem fins lucrativos que tem por objetivo a defesa de causas populares, com ênfase nas questões envolvendo os negros, as minorias e os direitos humanos. Em agosto de 2020, passou a ser, também, o mais novo Colunista da Folha de São Paulo.

Silvio de Almeida atua como consultor sobre promoção de diversidade e inclusão, e implementação de práticas antidiscriminatórias de diversas organizações. Também é conselheiro de instituições como o Museu AfroBrasil, Conectas Direitos Humanos e da Escola Superior de Advocacia da OAB/SP.

A atuação multidisciplinar do Professor Silvio é de extrema relevância tanto para nossa Universidade, assim como para os próprios alunos da Faculdade de Direito.

Publicado por Ana Clara P.S.M.O.


Siga o JP3!

Instagram: @jornalpredio3

Facebook: fb.com/jornalpredio3


Mais notícias e informações:  


Jornal Prédio 3 – JP3 é o periódico on-line dos alunos e antigos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, organizado pelo Centro Acadêmico João Mendes Júnior e a Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito do Mackenzie (Alumni Direito Mackenzie). Participe, observe e absorva!