[Texto retirado de mackenzie.br]

Na manhã do dia 26 de abril aconteceu, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), o I Congresso Ítalo-brasileiro de Fashion Law Mackenzie, uma parceria da Universidade com o Milano Fashion Institute (MFI, de Milão – Itália). A ação é decorrente de um convênio assinado entre as instituições, em 2018, visando à internacionalização do curso de Pós-graduação em Fashion Law da Faculdade de Direito (FDir) da UPM.

A parceria é muito importante visto que será o primeiro curso de Pós-graduação lato sensu da UPM com internacionalização. Renata Domingues Balbino Munhoz Soares, professora de Direito da FDir e coordenadora do evento, comenta que “essa união vai se estender não só para alunos irem para lá, ou para eles virem, como aconteceu nesse evento, mas também para a publicação de materiais, como uma rede de pesquisa”.

O Congresso contou com importantes personalidades como Nicola Guerini, diretor do MFI; Filippo La Rosa, cônsul-geral da Itália; Benedito Guimarães Aguiar Neto, reitor da UPM; Lourenço Bartholomei, presidente da Associação Brasileira de Estilistas (Abest); Ana Lúcia Pinto da Silva, professora de Economia da UPM; Flávio Leão Bastos Pereira e Ricardo Pedro Guazzelli Rosario, ambos professores da FDir.

Para La Rosa, a parceria entre a UPM e o MFI vai além da questão de Fashion Law, “ela ajuda a entender que a genialidade tem de caminhar junto a uma capacidade gestacional. Além de auxiliar para que jovens tenham ofertas cada dia maior para ir à Itália estudar e se formar, porque isso volta a estreitar laços, dando novos elementos para essa parceria”, complementa ele.

O Fashion Law possui pontos que precisam ser levados em consideração. Um exemplo deles é o Direito da Moda, que sendo algo muito complexo e desafiador do ponto da indústria, requer muitos serviços de apoio que possam criar valor para a moda e que entendam propriamente a moda, suas dinâmicas e operações. “É uma indústria que envolve muitos modelos de negócio e muitos produtos. Uma das atividades mais importantes de advogados é em negociação, mais propriamente o gerenciamento de negociação com influenciadores de diversos canais de comunicação que atualmente estão tumultuando a indústria”, comenta Guerini, reforçando a necessidade de uma boa formação e visão ampla.

Já como fruto desta união entre as instituições, será lançado em junho o livro “Fashion Law, Direito da Moda”, pela Editora Medina. O livro foi coordenado por Renata e Guerini e é de autoria de escritores italianos, argentinos e brasileiros.

Segundo Aguiar Neto, o curso de Pós-graduação em Fashion Law é muito importante para a Universidade por ser algo inovador, assim como deve ser qualquer coisa que se faça na moda. “É um grande proveito para nossos alunos terem essa experiência a partir de parcerias externas como no I Congresso Ítalo-brasileiro de Fashion Law”, finaliza ele.

[Confira o link original da matéria aqui]

Siga o JP3:

Instagram: aqui – @jornalpredio3

Facebook: aqui – fb.com/jornalpredio3

Mais notícias e informações:

  • Mack Inova 2019! Inscreva-se! (aqui).
  • Artigo: Um olhar além da reforma da Previdência (aqui).
  • Semana CCSA-Mackenzie: veja programação e inscreva-se! (aqui).
  • Alfabetização para adultos tem inscrições abertas no Mackenzie (aqui).
  • GEAMack: grupo leva Mackenzie para competições internacionais de mediação (aqui).
  • Publicado segundo Boletim de Estágio de Abril /2019 (aqui).
  • Curso: Arbitragem Empresarial (aqui).
  • Curso: Machado de Assis e o Direito (aqui).
  • Curso: Pensamento de Hans Kelsen: da sociologia à norma ficcional (aqui).
  • Mestrado e Doutarado: Inscrições abertas a partir de abril! (aqui).
  • MackCidade lança estudo sobre regularização fundiária (aqui).
  • Conheça o novo site do Centro Acadêmico João Mendes Jr. (aqui).

***

Jornal Prédio 3 – JP3, é o periódico on-line dos alunos e antigos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, organizado pelo Centro Acadêmico João Mendes Júnior e a Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito do Mackenzie. Participe e escreva! Siga no Instagram!

csm_Fashion_Law__2__bbad0deb92