2019 CPR INTERNATIONAL MEDIATION COMPETITION

Equipe de Mediação da Universidade Presbiteriana Mackenzie obtém excelentes resultados em Competição Internacional de Mediação

Texto produzido para a Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana pela Profa. Dra. Regina Jorgeti, Professora e Coordenadora do GEMMack.

Imagine participar de uma quarta-de-final com a Faculdade de Direito da Universidade de Columbia, a 5ª melhor escola de Direito dos EUA? Debater com equipes de Harvard? Ganhar, avançar e integrar o pódio de umas das mais importantes competições internacionais de mediação?

Pois foi esta a experiência vivida pelos estudantes da Faculdade de Direito da UPM neste mês. As estudantes Renata Bochini, Mariana Mente e Mylena Fernandes, treinadas por ex-alunos, integrantes de um dos principais escritórios de advocacia do país, Cesar Machado e Hercules Kastanópoulos, sob a gestão da Prof. Regina Jorgeti, alcançaram a 3º melhor colocação entre os negociadores, 4ª melhor  colocação entre os mediadores  e o prêmio de Social Media Prize na Terceira Competição Internacional de Mediação do International Institute for Conflict Prevention & Resolution – CPR no Brasil.

A competição, única internacional de Mediação da América Latina, ocorreu nos dias 04 e 06 de abril de 2019, em São Paulo, na sede da CAM-CCBC (Câmara de Comércio Brasil Canadá) e contou com a presença de 18 equipes nacionais e internacionais, sendo realizada totalmente em inglês.

Durante as rodadas gerais, quartas-de-final e semifinais, a equipe mackenzista competiu com as internacionais Harvard Law School, Hugh Wooding Law School, Columbia Law School, American University Washington College of Law, University of Oregon, University of Nairobi, e as nacionais UNIPÊ, Universidade do Amazonas,  FGV/SP, Milton Campos, USP e PUC/PR.

111
Equipe mackenzista:  Mariana Mente e Renata Bochini (negociadoras)  e Mylena  Fernandes (mediadora), Cesar Machado e Hércules Kostapoulos  (coaches) e Regina Jorgeti (professora da Faculdade de Direito) .

As competições acadêmicas são atividades desenvolvidas envolvendo métodos e dinâmicas autônomas, com o objetivo de estimular o trabalho em equipe, o protagonismo estudantil, a capacidade de aprender outras disciplinas, valorizar o relacionamento interpessoal, desenvolver habilidades exigidas pelo mercado de trabalho, proporcionando a troca de experiências entre alunos e instituições nacionais e internacionais.

333
Prof. Felipe Chiarello, Diretor da Faculdade de Direito do Mackenzie

Para o professor Felipe Chiarello, Diretor da Faculdade de Direito, “este incrível resultado demonstra não apenas o sucesso e êxito dos nossos estudantes e corpo docente, mas a visão de ensino diferenciada, que adotamos em nossa Faculdade de Direito. Ensinar por meio da simulação ou role play, em ambiente competitivo, tem como propósito inserir o estudante em ambiente prático, em que há um caso real, um cenário de tensão pela competição entre equipes que se preparam por meses para, em apenas alguns dias, demonstrar suas potencialidades e, claro, aproveitar um momento lúdico.

4444
Profa. Maria Lage

Um dos principais objetivos do processo de internacionalização da universidade Presbiteriana Mackenzie é desenvolver em nossos alunos as capacidades de atuar no mercado global. O sucesso da equipe de nossa universidade no CPR evidencia que nosso curso de Direito está alcançando este objetivo. Competições internacionais colocam nossos alunos frente a frente com alunos de instituições consagradas, que trabalham com outras metodologias e vivenciam outras realidades. Isto propicia desenvolvimento de competências multiculturais e enriquece o perfil profissional de nossos futuros egressos. Somente a participação em si já seria um grande benefício para os alunos. Porém, a vitória é sempre muito bem-vinda! E mostra aos alunos e ao mercado, a excelência da formação recebida. Parabéns aos alunos! Parabéns à equipe de Professores da Faculdade de Direito da UPM! Isto é Mackenzie!”, expõe a Professora Maria Lage.

5555
Cesar Machado, advogado, antigo aluno da Faculdade de Direito do Mackenzie e coach

É gratificante voltar para o Mackenzie como Coach, como colaborador e poder retribuir tudo o que esta instituição me trouxe. Hoje estou ao lado dos alunos do Mackenzie nas competições de negociação e mediação, proporcionando a eles experiência profissional, acadêmica e multicultural, que não existia na minha época de faculdade. Sinto-me prestigiado de poder compartilhar as descobertas e conquistas dos talentosos alunos que se dedicam às competições e de ter apoio integral do escritório Demarest para que isso se realize. Temos certeza de que isso contribui para uma formação ímpar e que tais alunos serão profissionais diferenciados.”, diz Cesar Machado.

O Grupo de Estudos em Mediação do Mackenzie (GEMMACK) foi criado pela Profa. Lourdes Regina Jorgeti em 2016 com o objetivo de  aprofundar o conhecimento em uma instituição então recente no Brasil, da Mediação, bem como aproveitar e replicar experiência internacional da docente, obtida no centro mais renomado de métodos adequados de solução de conflitos, Straus Institute for Dispute Resolution da Universidade de Pepperdine (EUA), em ambientes de negociação entre partes em situação de conflito.

Desde sua criação, o Grupo contou com a participação de aproximadamente 180 (cento e oitenta) estudantes, de etapas distintas, tendo competido nacional e internacionalmente. Seus resultados de destaque foram: 2ª melhor equipe de mediadores e 3ª melhor orador na I Competição Brasileira de Mediação Empresarial da CAMARB em 2016;  2ª melhor equipe de mediação e 3ª melhor equipe de negociação na I Competição de Mediação Empresarial da Antonio Menegetti Faculdade em 2017;   14º lugar na 13th ICC International Commercial Mediation Competition (Paris) e  4ª colocação no 1º Meeting de Negociação em Porto Alegre em 2018.

Integram o Grupo de Estudos estudantes envolvidos em atividades acadêmicas (estudo e pesquisa), preparatórias para a competição, ex-alunos, no formato de coaches e convidados, invariavelmente advogados e especialistas das mais renomadas bancas profissionais do país e do mundo.

55555
Profa. Regina Jorgeti

Segundo Regina Jorgeti, “A participação dos alunos em competições acadêmicas de Mediação e Negociação faz parte do Programa de Extensão da Faculdade de Direito, desenvolvido nos últimos três  anos,  com o objetivo  de proporcionar aos discentes  a ruptura do paradigma de ensino jurídico tradicional a adaptação de métodos participativos, vocacionados ao protagonismo estudantil, bem como incentivar a troca de experiências entre Universidades nacionais e internacionais, intensificando o processo de Internacionalização da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente, existem na Faculdade de Direito várias equipes participando de competições internacionais em Direitos Humanos, coordenadas pelos professores   Flávio de Leão Bastos Pereira  e Arthur G.  Capella; competições nacionais e internacionais em Arbitragem, coordenadas pelos professores  Ronaldo Vasconcelos e  Daniel Tavela; competição nacional em Direito Tributário, coordenada pelo professor  Rangel Fiorin e competição nacional de Processo Civil, coordenada pelo Ms. Luis Eduardo Simardi Fernandes com a  participação dos demais docentes do Núcleo de Processo Civil”.

6666
Hércules Manfrinato Kastanópoulos, advogado, antigo aluno da Faculdade de Direito do Mackenzie e coach

A participação em competições acadêmicas de arbitragem foi fundamental para a definição do rumo da minha vida profissional. Hoje sou advogado do escritório Demarest, no departamento de resolução de disputas (contencioso e arbitragem). A participação em competições acadêmicas exige enorme preparo e dedicação dos alunos. Os escritórios de advocacia estão extremamente atentos aos alunos que participam dessas competições, sendo este um importante acesso para aqueles que desejam trilhar o caminho profissional nos grandes escritórios”. Hércules Manfrinato Kastanópoulos.

Em 2018, como reconhecimento do incentivo e destaque da equipe mackenzista  na competição, bem como pela sua expertise na temática dos ADR’S  (Alternative Dispute Resolution), a Universidade Mackenzie foi escolhida para sediar o VI Congresso de Gestão de Disputas Empresariais: Reflexões sobre ,  a 2ª edição da competição em abril de  2018, representando um  evento de  grande relevância para a Faculdade de Direito, tendo em vista o investimento na internacionalização do  ensino e na ampliação dos  convênios com instituições  estrangeiras.

A equipe da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie foi uma das equipes escolhidas para participar da Primeira Competição Internacional do CPR no Brasil. A competição ocorreu nos dias 16 e 17 de maio de 2017,  em São Paulo,  e contou com a presença de 12 equipes nacionais e internacionais. A  equipe de Mediação do Mackenzie realizou a etapa final, com transmissão ao vivo na página do CPR (@TheCPRInstitute)  e obteve  a 1ª. colocação como melhor negociador, a 2ª. melhor colocação entre as equipes de  negociadores  e o prêmio de Social Media Prize.

7777
Mylena Fernandes, aluna da Faculdade de Direito do Mackenzie

Minha história com competições e com o GEMMACK começou de forma inesperada e sem pretensões. Quando ouvi falar que havia a possibilidade de participar de uma competição representando a faculdade, senti a necessidade de fazer parte disso e foi a melhor escolha que eu fiz até agora no meu curso. A competição do CPR foi uma experiência indescritível e cheia de possibilidades de conhecimento, de convivência e troca de experiência. A sensação de ver você e seu time evoluindo não tem preço, todo trabalho e dedicação se transformam em gratidão naqueles momentos.  Essa escolha certamente mudou minha vida, mudou a forma que eu encaro os problenas, mudou meu jeito de pensar e muito mais”. Mylena Fernandes.

As alunas Renata Bochini e Mariana Mente representarão novamente a Faculdade de Direito da UPM  na 5ª.th. edição da  Consensual Dispute Resolution Competition (CDRC). A equipe do Gemmack foi uma das 33 equipes selecionadas para a competição do CDRC que será realizada entre os dias 06 a 10 de julho em Viena.

8888
Renata Bochini, aluna da Faculdade de Direito do Mackenzie

A experiência de ser parte do GEMMACK é, com certeza, uma das coisas mais marcantes da minha graduação em Direito no Mackenzie. Desde que eu tive o interesse em participar do grupo, pude perceber como é incrível o universo dos métodos alternativos de resolução de disputas, e como eles se aplicam na realidade do Brasil e do mundo, principalmente a negociação e a mediação. Com as competições, pude explorar diversos assuntos sobre matérias diferentes, desenvolver minha oratória em público, ganhar mais autoconfiança, e, também, poder perceber uma paixão pelo universo de resolução de conflitos que, com certeza, influenciam muito nas minhas escolhas e na minha vida profissional. Com certeza, uma experiência única e enriquecedora!” Renata Bochini.

Na minha experiência pessoal, as competições acadêmicas me auxiliaram a enxergar

9999
Mariana Mente, aluna da Faculdade de Direito do Mackenzie

um sentido na minha graduação. Foi por meio do grupo que pude ter certeza da área do direito com a qual mais me identifico e na qual pretendo atuar – fato que, inclusive, me levou a estar no meu atual estágio e atual escritório. Mas, mais do que isso, para mim, a participação em competições acadêmicas significa a oportunidade de construir um projeto em que nós, alunos, somos os protagonistas – desde todo o comprometimento com estudo, pesquisas e treinos necessários, até o momento em que vemos os resultados -, coisa difícil de se encontrar numa rotina de aula-estágio. Não há nenhum sentimento equiparável ao de ouvir o nome da sua universidade sendo anunciado ao passar de fase, após meses de treinos intensos, de noites passadas lendo o caso, de discussões sobre estratégia com os coaches e os demais membros de equipe. Não há nada que jamais tenha feito e que jamais me fará me sentir tão “Mackenzista” quanto esse grupo.” Mariana Mente.

***

Acompanhe o GEMMack no Facebook (aqui) e no Instagram (aqui).

***

Siga o JP3:

Instagram: aqui – @jornalpredio3

Facebook: aqui – fb.com/jornalpredio3

Mais notícias e informações:

  • Publicado segundo Boletim de Estágio de Abril /2019 (aqui).
  • Curso: Arbitragem Empresarial (aqui).
  • Curso: Machado de Assis e o Direito (aqui).
  • Curso: Pensamento de Hans Kelsen: da sociologia à norma ficcional (aqui).
  • Processo seletivo: equipe mackenzista para competição de direito processual (aqui).
  • Edital: Iniciação Científica (aqui).
  • Sai programação do do Congresso sobre Fashion Law (aqui).
  • Columbia/Mackenzie: New Frontiers in the Fight Against Corruption In Brazil (aqui).
  • Publicado Boletim de Estágio de Abril/2019 (aqui).
  • Mestrado e Doutarado: Inscrições abertas a partir de abril! (aqui).
  • Pacote Anticrime é debatido no Mackenzie, dia 26/04 (aqui).
  • MackCidade lança estudo sobre regularização fundiária (aqui).
  • Conheça o novo site do Centro Acadêmico João Mendes Jr. (aqui).

***

Jornal Prédio 3 – JP3, é o periódico on-line dos alunos e antigos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, organizado pelo Centro Acadêmico João Mendes Júnior e a Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito do Mackenzie. Participe e escreva! Siga-nos no Instagram: @jornalpredio3