A reflexão sobre o Direito e o Estado ganha materialidade quando se aproxima do estudo sobre as peculiaridades da formação social, cultural e econômica do país. Conectar a análise da construção da nacionalidade, da cidadania e do poder econômico com o campo do Pensamento Social Brasileiro, portanto, é essencial para alcançar as especificidades das instituições políticas e jurídicas do Brasil.

Impõe-se, assim, uma tarefa dupla que atravessa a investigação do Pensamento Social Brasileiro: compreender a formação nacional em seus diferentes aspectos (jurídico, político, econômico e cultural) e adequar a interpretação do Estado e do Direito às formas que realmente dão sentido à experiência social brasileira.

Diante disso, o Grupo de Pesquisa “Estado e Direito no Pensamento Social Brasileiro”, do Programa de Pós-Graduação em Direito Político e Econômico da Universidade Presbiteriana Mackenzie, coordenado pelo Professor Dr. Silvio Luiz de Almeida, tem a honra de convidar a Professora Lilia Moritz Schwarcz, Livre-Docente em Antropologia pela Universidade de São Paulo, Titular do Departamento de Antropologia da USP e Professora Visitante na Universidade de Princeton, para o evento “O Pensamento Social Brasileiro e a Construção da Nacionalidade”.

O evento ocorrerá no dia 13 de Fevereiro, às 19h, no Auditório João Calvino do Campus Higienópolis da Universidade Presbiteriana Mackenzie. [texto integralmente retirado da publicação feita no evento do Facebook: clique aqui]

aaaaa

 

***

Tem algum amigo (a) que será calouro (a) em 2019 da Faculdade de Direito do Mackenzie? Encaminhe nossa matéria de recepção: “Calouros Direito-Mackenzie 2019: Tudo o que você precisa saber – Parte I

***

Outras notícias:

CA/AJ promovem visitas monitoradas a escritórios: clique aqui.

***

Jornal Prédio 3 – JP3, é o periódico on-line dos alunos e antigos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, organizado pelo Centro Acadêmico João Mendes Júnior e a Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito do Mackenzie. Participe e escreva!