Calouros Direito Mackenzie 2021: Tudo o que você precisa saber – Parte I

[Edição atualizada para o 2º semestre de 2021]

Desde 2017, o JP3 organiza uma série de publicações para receber as calouras e os calouros da Faculdade de Direito do Mackenzie. O objetivo é apresentar aos novos estudantes as principais informações para quem acaba de ingressar no curso. Confira!

Foto histórica da Universidade Presbiteriana Mackenzie. À direita, o Prédio 1, construído entre 1894 e 1896, que hoje abriga o Centro Histórico e Cultural do Mackenzie. Logo após, o Prédio 2, onde fica a Biblioteca Central da Universidade. Ao lado, o Prédio 3, onde, desde sua fundação, fica a Faculdade de Direito. Por fim, o Prédio 4, da Escola de Engenharia do Mackenzie. 

Informações Preliminares

Você, calouro e caloura, está ingressando em uma das mais importantes e tradicionais Faculdades de Direito do Brasil. Seja bem-vindo e tenha orgulho em fazer parte dessa história!

Antes de qualquer coisa, fique atento ao grupo criado no Facebook para os calouros do 2º semestre de 2021. Para acessar, clique aqui. Por lá, você terá acesso também ao grupo do WhatsApp, onde as principais informações serão divulgadas e você poderá tirar suas dúvidas diretamente com os responsáveis por recebê-lo.

Prédio 24, onde os alunos dos primeiros semestres da Faculdade de Direito estudam

Centro Acadêmico João Mendes Júnior (CAJMJr.)

Fundado em 30 de abril de 1955 pelos primeiros estudantes do curso, o Centro Acadêmico João Mendes Júnior, ou, simplesmente, C.A., é o órgão máximo de representação estudantil da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. O Centro Acadêmico é responsável pela organização política dos alunos perante à coordenação da faculdade, além de promover diversos eventos acadêmicos e culturais, como cursos, palestras e feiras de estágio. Possui sede no Prédio 7, ao lado do Prédio 3. Anualmente, o C.A. realiza eleições para sua Diretoria Executiva e Conselho Fiscal. A existência de uma associação autônoma e independente, formada apenas por estudantes, demonstra a preocupação dos próprios alunos em ter uma formação política e cidadã, que gere indivíduos capazes de questionar e interferir em atos que muitas vezes apenas lhe eram impostos.

Abaixo você confere algumas fotos das palestras organizadas pelo C.A., além do Olibixo, evento de recepção aos calouros que consiste em um tour jurídico alcoólico pelo centro de São Paulo.

Acesse aqui a página do Facebook e aqui o perfil no Instagram.

Associação Atlética Acadêmica João Mendes Júnior

A Associação Atlética Acadêmica João Mendes Júnior (“Atlética”), fundada em 10 de agosto de 1955, é o órgão de representação esportiva da Faculdade de Direito do Mackenzie. Possui como missão promover e desenvolver o esporte universitário, além de estimular a integração entre os alunos e representar a Faculdade de Direito nos mais diversos campeonatos. Ao longo de seus 65 anos, a Atlética conquistou dezenas de títulos, se firmando como uma das maiores, mais fortes e mais competitivas atléticas do país. O principal evento da Atlética são os Jogos Jurídicos Estaduais (JJE), que acontecem anualmente. É o mais importante evento esportivo e de integração das faculdades de direito do Estado de São Paulo. Nessa década (2010/2020), o Mackenzie ganhou metade dos Jurídicos disputados, horando a tradição esportiva do nosso curso. O mascote da faculdade e da Atlética é uma raposa vermelha, carinhosamente apelidada de “Raposão”. Nas festas, é possível encontrar o “drink do Raposão”, um clássico do Direito Mackenzie!

Modalidades esportivas da Atlética: Futebol de campo, futsal, vôlei, handebol, basquete, atletismo, tênis, rugby, natação, boxe, judô, jiu jitsu, cheerleading, xadrez, e-sports e tênis de mesa.

Acesse aqui a página do Facebook e aqui o perfil no Instagram.

Troféu de campeão geral dos Jogos Jurídicos de 2017 – Direito Mackenzie campeão!

Comando Vermelho Mackenzista

Se a Faculdade de Direito do Mackenzie tem um coração, ele se chama “Comando Mackenzista”, nossa torcida e bateria. Sempre presente nas festas, nos Jurídicos e no baile de formatura, o Comando é o maior símbolo da nossa alma vermelha e branca. Com a missão de incentivar os atletas nos jogos e manter vivo o nosso amor pela faculdade, a bateria é responsável pelas mais incríveis comemorações do Direito Mackenzie. Mostrando sempre nossa força, o Comando domina as arquibancadas e dá aula de como fazer uma festa!

Fique atento às redes sociais para participar dos ensaios para novos ritmistas. Acesse aqui a página do Facebook e aqui o perfil no Instagram.

Comemoração após vitória em jogo contra a PUC, que consagrou o time de futebol de campo campeão nos Jurídicos de 2019.

Assistência Judiciária João Mendes

Fundada em 1959 e refundada em 2017, a Assistência Judiciária João Mendes (“AJ”) é uma entidade sem fins lucrativos que presta atendimento jurídico gratuito à população de baixa renda. Vinculada ao Centro Acadêmico e conveniada com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, a AJ desempenha um papel fundamental de garantir o direito de acesso à justiça, além de ser uma iniciativa com imenso potencial de desenvolvimento crítico e profissional para os estudantes, que terão a possibilidade de aprimorar suas capacidades de gestão e liderança, através do contato direto com processos e com as diretorias institucionais da entidade. A sede da AJ fica ao lado do Mackenzie, na Rua Major Sertório, 332.

Contribuir para o crescimento da AJ é uma forma de retribuir à sociedade todo o conhecimento que adquirimos durante o curso. Faça doações pelo site!

Acesse aqui a página do Facebook e aqui o perfil no Instagram.

Diretório Central dos Estudantes

Se o Centro Acadêmico João Mendes Júnior é o órgão máximo de representação dos estudantes da Faculdade de Direito, o Diretório Central dos Estudantes (“DCE”) é o órgão máximo de representação de todos os cursos da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Questões como o sistema de faltas, as provas substitutivas e até a redução das mensalidades no período de pandemia são algumas das pautas deliberadas pelo DCE. O atual presidente (gestão 2019/2020), Vitor Mota, é estudante do curso de Direito, o que demonstra a força estudantil da nossa Faculdade.

Acesse aqui a página do Facebook e aqui o perfil no Instagram.

Ato de posse da atual gestão do DCE

Coletivo Feminista Leolinda Daltro

O Coletivo Feminista Leolinda Daltro foi criado no dia 21 de agosto de 2017 por iniciativa das estudantes da Faculdade de Direito do Mackenzie, com o objetivo de lutar por um ambiente mais igualitário e seguro para as mulheres dentro do nosso curso. Apesar da existência da Frente Feminista Mackenzista, as pautas de cada faculdade acabam sendo mais específicas, o que gerou a necessidade da criação de um coletivo com foco em questões que envolvam o universo jurídico.

As calouras que quiserem entrar no grupo de Whatsapp do coletivo devem mandar uma DM. Acesse aqui o perfil no Instagram.

Mulheres do Direito Mackenzie em passeatas na Av. Paulista

Afromack, Coletivo LGBT+ e Coletivo 4 da Manhã

Outros coletivos importantes são o Coletivo Afromack, do movimento negro mackenzista, o Coletivo LGBT+ Cassandra Rios, da Faculdade de Direito, e o Coletivo 4 da Manhã, dos alunos bolsistas da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Todos buscam trazer representatividade para os alunos, além de estimular o debate crítico dentro da universidade.

Academia de Letras dos Estudantes da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Fundada em 2 de outubro de 1956 por estudantes da Faculdade de Direito, a Academia de Letras dos Estudantes da Universidade Presbiteriana Mackenzie (“ALEMack”) é um espaço dedicado ao fomento da cultura e da atividade literária. Algumas das atividades da ALEMack são a organização de encontros e palestras, a indicação de livros e, mensalmente, a publicação de textos no JP3. A entidade conta com 40 cadeiras, que podem ser ocupadas por alunos de quaisquer cursos da graduação ou pós-graduação do Mackenzie. O processo seletivo para novos membros é realizado, normalmente, no início de cada semestre.

Acesse aqui o site, aqui a página do Facebook e aqui o perfil no Instagram.

Palestra sobre os 400 anos da morte de William Shakespeare, organizada pela ALEMack

Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito do Mackenzie

Em 21 de setembro de 1977, os juristas Eros Roberto Grau (ex-ministro do STF), Álvaro Villaça de Azevedo (ex-diretor da Faculdade de Direito), Jeremias Alves Pereira Filho (professor emérito do Mackenzie), Flávio José Farace (primeiro Presidente do Centro Acadêmico) e Luís Eduardo Lopes da Silva (advogado e professor), todos ex-alunos da Faculdade de Direito, fundaram a Alumni Direito Mackenzie, uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo integrar alunos e antigos alunos do nosso curso, promovendo o networking e o fortalecimento dos laços da comunidade mackenzista, além de incentivar o auxílio e o financiamento de atividades acadêmicas e pesquisas científico-jurídicas.

Acesse aqui o site e aqui o perfil no Instagram.

Cerimônia de refundação da Alumni, que contou com a presença dos ilustres ex-alunos Eros Roberto Grau e Álvaro Villaça de Azevedo

Grupo de Vagas de Estágio do C.A.

Em breve e no seu tempo, você começará a busca por um estágio, e o Centro Acadêmico não poderia deixar de ajudar os alunos em uma parte tão fundamental da formação como jurista. Além de produzir Boletins de Estágio, que são divulgados aqui no JP3, o CA mantém um grupo no Facebook no qual alunos, escritórios e diversas empresas de renome publicam vagas e processos seletivos em aberto.

Acesse o grupo clicando aqui.

Jornal Prédio 3

Não podíamos fechar a apresentação das principais entidades da Faculdade de Direito do Mackenzie sem falar do Jornal Prédio 3. O JP3 é o periódico online da Faculdade de Direito do Mackenzie. Produzido e gerido exclusivamente pelos estudantes, tem como objetivo divulgar editais de grupos de estudo e pesquisa, boletins de estágio, notícias, entrevistas, cursos, eventos, festas, textos de alunos e professores e muitas outras informações relevantes ao dia-a-dia de um mackenzista.

Acesse aqui a página do Facebook e aqui o perfil no Instagram. Através do link na nossa bio, você também poderá fazer parte dos nossos grupos no Whatsapp, para receber diretamente todas as notícias que são publicadas.

Imagem1

Considerações finais

Seja bem-vindo aos melhores 5 anos da sua vida!

2 comentários em “Calouros Direito Mackenzie 2021: Tudo o que você precisa saber – Parte I

Adicione o seu

  1. Muito útil essa publicação para integrar quem ainda está “cru”, ingressando agora no Mackenzie. Agradeço pelas informações compartilhadas!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑