Nikolas Ferreira, o Deputado mais votado do Brasil com 1,47 milhão de votos, que antes era Vereador de Belo Horizonte (MG), organizou um movimento político denominado “Caminhada pela Liberdade”, na qual se deu por uma caminhada de 200 km de Minas Gerais até a capital em Brasília. A intenção da caminhada, segundo o próprio Deputado, é a solidarizarão dos presos pelos atentados contra a Praça dos Três Poderes em Brasília em 08 de janeiro de 2023.

Texto escrito por Nikolas Ferreira postado em suas próprias redes sociais.
Não é de estranho conhecimento que os movimentos de direita brasileiros tenham caminhadas que juntam apoiadores e diversos outros políticos. Nas eleições de 2018 em que Jair Bolsonaro foi vencedor, havia as famosas “Motociatas”, que eram eventos que reuniam apoiadores de Bolsonaro para a presidência em passeios de motos. Tendo sido comprovado, posteriormente através de delação premiada, que foram usados recursos públicos através de cartão corporativo para financiamento desses movimentos.
Mesmo sem o uso de dinheiro público, esses movimentos fortalecem a imagem do político, principalmente pelo apelo religioso. Por isso, há de se esperar mais caminhadas como essa pelo Brasil inteiro, segundo o Deputado Estadual, também de direita, Capitão Martim (Republicano-RS) em entrevista ao Café com a Gazeta do Povo afirmou que: “O Nikolas foi muito claro quando ele acabou a caminhada e durante a caminhada, que a caminhada é o ato simbólico, um ato de despertar, mas ela não é o fim e sim o começo do movimento”.

Foto postada por Nikolas Ferreira em suas redes sociais.
Na imagem acima, vemos Nikolas Ferreira no meio, à sua direita está também o Deputado Federal Gustavo Gayer (PL-GO) denunciado por racismo pelo STF e denunciado pelo Ministério Público do Estado de Goiás por três homicídios culposos e uma lesão corporal, após acidente de trânsito em 2001 no qual supostamente estava bêbado.
Diante de todo o exposto, acredito que vale fazer os seguintes questionamentos: essas caminhadas realmente contribuem para a formulação de políticas públicas capazes de melhorar a vida da população brasileira quanto a alegação de perseguição política da direita? Há resultados concretos vindos dessas mobilizações ou apenas se limitam ao campo simbólico e ideológico? Essas caminhadas, passeatas, motociatas etc. ampliam o debate democrático ou apenas reforçam a polarização política já existente no Brasil?

Imagem retirada do canal do Youtube: G1
Quando Jair Bolsonaro foi apontado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) como peça-chave da organização criminosa que tentou ofuscar a democracia brasileira, em depoimento brincou com toda a situação dizendo ao Ministro do STF Alexandre de Moraes: “Eu gostaria de convidá-lo para ser vice em 26″. Em resposta, Moraes afirmou: “Eu declino novamente”. O episódio arrancou risadas dos presentes.
Além disso, Jair Bolsonaro, que é ex-presidente e apoiado pelo Deputado Nikolas Ferreira, já apoiou a candidatura do irmão do atual Ministro do STF Gilmar Mendes, no caso o Sr. Chico Mendes à prefeitura de Diamantino (MT). Além disso, vale ressaltar que Dias Toffoli ajudou Flávio Bolsonaro ao suspender o inquérito de dados da COAF – Conselho de Controle de Atividades Financeiras que investigava o filho de Jair Bolsonaro na Operação Furna da Onça.
Em uma sociedade saudável, seria essencial que o debate político não se transforme em idolatria ou em lealdade cega a figuras públicas. A polarização excessiva empobrece a discussão e ainda dificulta o diálogo, até entre familiares. Afastando ainda a análise crítica dos fatos, fazendo com que símbolos e discursos se sobreponham a resultados concretos. Ter posicionamento político é legítimo, mas fazer com que o seu posicionamento se sobressaia aos fatos, fica complicado… Como diz a frase: “Há dois tipos de pessoas: aquelas que defendem seus valores acima de políticos e aquelas que defendem políticos acima de quaisquer valores”.
Escrito por Vinicius Oliveira de Almeida
REFERÊNCIAS
CÂMARA DOS DEPUTADOS. Nikolas Ferreira é o deputado mais votado do País com 1,47 milhão de votos. Agência Câmara de Notícias, Brasília, 2 out. 2022. Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/911272-nikolas-ferreira-e-o-deputado-mais-votado-do-pais-com-147-milhao-de-votos/. Acesso em: 5 fev. 2026.
CNN BRASIL. Bolsonaro usou cartão corporativo para financiar motociatas, diz Cid. CNN Brasil, 21 fev. 2025. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/bolsonaro-usou-cartao-corporativo-para-financiar-motociatas-diz-cid/. Acesso em: 5 fev. 2026.
G1. Bolsonaro faz brincadeira e convida Moraes para ser seu vice em 2026. G1, 10 jun. 2025. Disponível em: Bolsonaro faz brincadeira e convida Moraes para ser seu vice em 2026. Acesso em: 5 fev. 2026.
GRANDI, Guilherme. Bolsonaro confirma apoio a irmão de Gilmar Mendes em eleição municipal do MT. Gazeta do Povo, 11 abr. 2024. Disponível em: Bolsonaro confirma apoio a irmão de Gilmar Mendes em eleição municipal do MT. Acesso em: 5 fev. 2026.
MACIA, Vinicius. Após caminhada de Nikolas Ferreira, direita realiza novo trajeto no Sul. Gazeta do Povo, 3 fev. 2026. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/brasil/apos-caminhada-de-nikolas-direita-realiza-novo-trajeto-na-regiao-sul/. Acesso em: 5 fev. 2026.
MARTINS, Luísa; BOECHAT, Gabriela. STF nega queixa-crime de Gayer contra deputada que o acusou de homicídio. CNN Brasil, 17 mar. 2025. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/stf-nega-queixa-crime-de-gayer-contra-deputada-que-o-acusou-de-homicidio/. Acesso em: 5 fev. 2026.
PODER360. Assista a Bolsonaro jantando leitoa com irmão de Gilmar Mendes. Poder360, 11 abr. 2024. Disponível em: Assista a Bolsonaro jantando leitoa com irmão de Gilmar Mendes. Acesso em: 5 fev. 2026.
STF intima Gustavo Gayer por racismo contra Silvio Almeida e injúria em fala sobre Lula. O Globo, 28 fev. 2024. Disponível em: https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2024/02/28/stf-intima-gustavo-gayer-por-racismo-contra-silvio-almeida-e-injuria-em-fala-sobre-lula.ghtml. Acesso em: 5 fev. 2026.
Siga o JP3!
Mais notícias e informações:
- Distribuição de Espaço Físico 2026.01
- GT – ESTÁGIOS – CAJMJR
- Alteração de matrícula
- International Ambassador Program (IAP)
- Erros que fazem você perder uma vaga de estágio (mesmo sendo bom)
- O QUE SIGNIFICA O MACKENZIE SER “PRESBITERIANO”?
O Jornal Prédio 3 – JP3, fundado em 2017, é o periódico on-line dos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, organizado por alunos do curso e com contribuição de toda a comunidade acadêmica mackenzista. Participe!

Deixe um comentário