Os próprios americanos estão insatisfeitos com Donald Trump para com as investigações da polêmica ilha Epstein, principalmente por eventuais acobertamentos que o Presidente dos EUA pode fazer através mecanismos de controle, interferência ou captura institucional da investigação, mesmo o próprio Presidente sendo um dos investigados, o que viola frontalmente os princípios da imparcialidade, do juiz natural e do devido processo legal.
O que foi ou o que é o caso da Ilha Epstein? O financista bancário Jeffrey Epstein foi acusado de comandar uma rede de tráfico internacional de exploração sexual de mulheres e, principalmente, de menores de idade. Utilizando o seu poder econômico e político para aliciar as vítimas e levá-las para a ilha Little Saint James, agora conhecida como “Ilha Epstein”. Esse escândalo ganhou repercussão mundial especialmente após a morte de Jeffrey, decorrente de sua prisão em 2019 por tráfico sexual, no qual foi encontrado morto na cela supostamente tendo se suicidado naquele mesmo ano.

Imagem da Ilha Epstein – Fonte: BBC NEWS
Após a sua morte, foram vazados e divulgados documentos, depoimentos e imagens que levantaram questionamentos sobre uma possível participação e/ou omissão de pessoas influentes, incluindo políticos, celebridades, bilionários e etc. Apesar de uma das promessas de campanha de Donald Trump terem sido a transparência e divulgação de mais dados e depoimentos sobre as investigações, muitos americanos (incluindo Republicanos) estão insatisfeitos sobre o assunto, especialmente pelos indícios de participação ativa de Trump juntamente com Epstein.

Donald Trump e Jeffrey Epstein – Fonte BBC NEWS
No último dia 03/12/2025, foram divulgadas novas imagens do caso, e novamente, o Donald Trump apareceu, aumentando mais ainda as suspeitas quanto ao seu nome.
A violação do princípio do Juiz Natural por influências de políticos e que desagradam o povo não ocorreram apenas nos EUA, mas também tivemos essa violação no nosso país. A ditadura militar brasileira (1964-1985) controlou muitas investigações impedindo investigações externas de torturas, assassinatos, prisões arbitrárias e desaparecimentos cometidos por agentes do Estado, que quase sempre estavam sem controle judicial independente.
Nesses contextos, a violação do Princípio do Juiz Natural se torna mais importante e inevitável do que nunca. Em tais casos, necessita-se de uma efetiva imparcialidade na resolução dos casos e principalmente das investigações feitas. Quando agentes políticos passam a influenciar ou controlar os mecanismos de investigação, mesmo que de forma indireta (como acreditam os americanos no caso do Trump), acaba surgindo a seguinte reflexão: Como garantir o Devido Processo Legal quando o investigado possui poder sobre as próprias estruturas responsáveis por apurá-las? Seria, portanto, uma violação misteriosa?
Escrito por Vinicius Oliveira de Almeida
REFERÊNCIAS
AXIOS. Trump is “wrong” about Clinton-Epstein accusations, White House chief of staff says. Axios, [s.l.], 16 dez. 2025. Disponível em: https://www.axios.com/2025/12/16/trump-epstein-files-clinton-susie-wiles-interview. Acesso em: 16 dez. 2025.
BRASIL. Comissão Nacional da Verdade. Relatório final da Comissão Nacional da Verdade. Brasília: CNV, 2014. Disponível em: https://www.gov.br/memoriasreveladas/pt-br/comissao-nacional-da-verdade. Acesso em: 16 dez. 2025.
CNN BRASIL. Americanos estão pessimistas com Trump sobre caso Epstein, mostra pesquisa. CNN Brasil, [s.l.], [2025]. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/americanos-estao-pessimistas-com-trump-sobre-caso-epstein-mostra-pesquisa/. Acesso em: 16 dez. 2025.
CNN BRASIL. Entenda o que é o caso Jeffrey Epstein, magnata envolvido em abuso sexual. CNN Brasil, [s.l.], [s.d.]. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/entenda-o-que-e-o-caso-jeffrey-epstein-magnata-envolvido-em-abuso-sexual/. Acesso em: 16 dez. 2025.
GOLD, Michael. Democrats Release Images of Epstein’s Private Home. The New York Times, [s.l.], 3 dez. 2025. Disponível em: https://www.nytimes.com/2025/12/03/us/politics/epstein-island-home.html. Acesso em: 16 dez. 2025.
Siga o JP3!
Mais notícias e informações:
- Cinco clássicos de natal para entrar no clima das festas
- JP3 Explica — ECA Digital: Protegendo a Infância na Era das Telas
- Programa Fluxo Contínuo de Mobilidade Acadêmica
- O Período Natalino e a Intensificação das Relações Laborais
- Componentes em Idioma Estrangeiro para 2026.1
O Jornal Prédio 3 – JP3, fundado em 2017, é o periódico on-line dos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, organizado por alunos do curso e com contribuição de toda a comunidade acadêmica mackenzista. Participe!

Deixe um comentário