O metanol é um álcool industrial tóxico, utilizado como matéria-prima em diversas indústrias químicas, auxiliando na produção de plásticos, resinas, produtos farmacêuticos, entre outros. Nesta semana, na última segunda-feira, dia 29, foram apreendidas mais de cem garrafas nos bairros da Mooca e Jardins, com suspeita de bebidas fraudadas que, já contam com 15 de casos de intoxicação, inclusive alguns bares sendo fechados por conta disso. Além disso, foi divulgada uma nota oficial do Governo sobre o assunto:

Imagem retirada do site oficial do GOV
Em resumo, a nota oficial do Ministério da Justiça e Segurança Pública, confirmou apenas dez casos de intoxicação por metanol em São Paulo, dos quais três resultaram em morte, e destacou que a substância foi ingerida em bebidas alcoólicas consumidas em bares, como gin, whisky e vodka. Em reunião do Comitê Técnico do Sistema de Alerta Rápido, o órgão anunciou ações conjuntas com os Ministérios da Saúde e da Agricultura para investigar a origem das adulterações, reforçar a fiscalização e orientar consumidores e fornecedores, já que os sintomas podem levar à cegueira e até ao óbito. A Anvisa também disponibilizou um número de telefone para casos de intoxicação: 0800 722 6001.
Além da nota oficial, houve o pronunciamento do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, afirmando que não há evidências do envolvimento do crime organizado com as bebidas fraudadas, apesar de haver uma investigação da Polícia Federal sobre a suposta ligação do PCC com a adulteração de bebidas.

Imagem gerada por IA
São Paulo, recentemente, foi considerada uma das maiores cidades com o ar mais poluído do mundo, segundo os dados em tempo real da plataforma IQAir, principal empresa responsável pela monitoração da qualidade do ar em todo o planeta. Nessa mesma cidade, houve um aumento de 8,8% nos furtos em agosto deste ano, conforme dados divulgados pela própria Secretaria da Segurança Pública do Estado. Além disso, observa-se um crescimento no número de usuários de drogas, inclusive com uma proliferação desses usuários após o fim da Cracolândia.
De que maneira podemos usar o conhecimento sobre os problemas sociais da cidade para inspirar mudanças positivas em nossa comunidade? Quais atitudes podemos tomar para que nossa experiência na cidade seja mais enriquecedora, segura e conectada à cultura local?
Mesmo com tantas negatividades e notícias desagradáveis da vida paulistana, acredito que podemos nos atentar não apenas nas notícias de alerta social, informes de segurança e saúde pública e sobre riscos de bem-estar, mas também às notícias de cultura, de interesse comunitário positivo e até de relatos de experiências positivas de cidadãos, como foi o caso da primeira jovem brasileira a se formar com nota máxima em Harvard, que chegou a iniciar o seu curso de Medicina na USP.
Por fim, indico lugares em São Paulo para que você explorar uma perspectiva positiva e de bem-estar dessa cidade tão caótica em que vivemos:
Parques e áreas verdes
- Parque Ibirapuera: ideal para caminhadas, corridas e piqueniques; um refúgio em meio à cidade.
- Parque da Água Branca: combina contato com a natureza, atividades culturais e feiras de produtos orgânicos.
- Parque Villa-Lobos: ótimo para esportes ao ar livre, música e lazer com a família.
Cultura e lazer
- Museu de Arte de São Paulo (MASP): referência mundial em arte, com exposições permanentes e temporárias.
- Pinacoteca do Estado de São Paulo: um mergulho na arte brasileira clássica e contemporânea.
- Centro Cultural São Paulo (CCSP): teatro, música, cinema e bibliotecas gratuitas.
Gastronomia e convívio social
- Mercado Municipal de São Paulo: ideal para conhecer a diversidade gastronômica da cidade, provar frutas e pratos típicos.
- Bairro da Liberdade: imersão na cultura oriental, com lojas, restaurantes e eventos culturais.
Experiências urbanas diferentes
- Edifício Copan: ícone da arquitetura de Oscar Niemeyer, com cafés e lojas que valorizam a história da cidade.
- Beco do Batman (Vila Madalena): arte urbana, grafites e um espaço que inspira criatividade.
Por Vinicius Oliveira de Almeida
Referências:
Air Quality in São Paulo. Disponível em: https://www.iqair.com/brazil/sao-paulo . Acesso em: 01 out. 2025.
CNN Brasil. Bebidas com metanol: Não há evidência de participação do PCC, diz Tarcísio | BASTIDORES CNN. YouTube, 2025. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2OcZ5YX7rhY. Acesso em: 01 out. 2025.
ESTADÃO. Metanol em bebida: SP investiga 5 mortes e 15 casos de intoxicação; governo fechará bares suspeitos. Estadão, São Paulo, 30 set. 2025. Disponível em: https://www.estadao.com.br/sao-paulo/sp-tem-mortes-suspeitas-de-intoxicacao-por-metanol-e-casos-em-investigacao-nprm/#:~:text=Governador%20Tarc%C3%ADsio%20de%20Freitas%20disse,PCC%20na%20adultera%C3%A7%C3%A3o%20de%20bebidas&text=O%20Estado%20de%20S%C3%A3o%20Paulo,desta%20ter%C3%A7a%2Dfeira%2C%2030. Acesso em: 01 out. 2025.
G1. PF investiga suposta ligação do PCC com adulteração de bebidas: ‘Passa pela importação do metanol do Porto de Paranaguá’, diz Andrei. 30 set. 2025. Disponível em:https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2025/09/30/pf-investiga-suposta-ligacao-do-pcc-com-adulteracao-de-bebidas-passa-pela-importacao-do-metanol-do-porto-de-parangua-diz-andrei.ghtml. Acesso em: 01 out. 2025.
ESTADÃO. Cidade de SP tem alta nos furtos em agosto; roubos e homicídios caem. Disponível em: https://www.estadao.com.br/sao-paulo/cidade-de-sp-tem-alta-nos-furtos-em-agosto-roubos-e-homicidios-caem/?srsltid=AfmBOooNrENzOC4l-HWTYt3bb4AaEZhUaaZYy-GNa_plTzlVwMU5OsA7. Acesso em: 01 out. 2025.
ESTADÃO. Prefeitura de SP diz ter mapeado 32 ruas com usuários de drogas no centro; veja as principais. Disponível em: https://www.estadao.com.br/sao-paulo/prefeitura-de-sp-diz-ter-mapeado-32-ruas-com-usuarios-de-drogas-no-centro-veja-as-principais/?srsltid=AfmBOoqh_qC-E4pAM9GSPtLP4lv9g-jO_cyfN0QwXquC8dWzrtp1DUPw. Acesso em: 01 out. 2025.
Siga o JP3!
Mais notícias e informações:
- 2º Boletim de Estágios – Setembro de 2025
- XXI Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica 2025
- Nota de pesar: Luiz Fernando Pacheco
- Oportunidade – “Simpósio Internacional: Direito, Tecnologia & Sociedade” (Programa de Pós-Graduação em Direito Político e Econômico)
- Imersão em IA – Mackenzie | Gemini
O Jornal Prédio 3 – JP3, fundado em 2017, é o periódico on-line dos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, organizado por alunos do curso e com contribuição de toda a comunidade acadêmica mackenzista. Participe!

Deixe um comentário