Algo acontece no meu coração que só quando cruza a Maria Antônia com a Consolação

São Paulo, 18 de Outubro de 2023. 

Hoje, dia 18 de Outubro, é comemorado o Dia do Mackenzista segundo a Lei 14.067/05 do município de São Paulo. Então aqui vai uma homenagem a todos os Mackenzistas e, em especial, à Faculdade de Direito pelos seus 70 anos nesse feriado particular que hoje comemoramos.

Era 1870 quando um casal de missionários presbiterianos, George e Mary Ann Annesley Chamberlain, chega à cidade de São Paulo. A esquina da avenida São João com a Ipiranga deu lugar à famosa Escola Americana. Seis anos depois, Dona Maria Antônia da Silva Ramos vendeu ao reverendo Chamberlain a área de sua chácara em Higienópolis. Era o início de uma nova fase.

A fama da Escola Americana atravessou oceanos e chegou aos ouvidos do advogado americano John Theron Mackenzie, que mesmo sem nunca ter vindo ao Brasil, deixou em testamento uma doação à Igreja Presbiteriana Americana para que se construísse no Brasil uma escola de Engenharia. Daí nasceu seu nome: Mackenzie.

Iniciando-se com a Escola de Engenharia em 1896, depois em 1946, vieram os cursos de Filosofia, Ciências e Letras. No ano seguinte, nasceria a Faculdade de Arquitetura e, em 1950, a Faculdade de Ciências Econômicas. E em 1953, teve início a primeira turma da Faculdade de Direito.

No coração de São Paulo, entre o caos da Avenida Paulista, a vida boêmia do Baixo Augusta, o emblemático centro da cidade e o clássico Higienópolis, no lugar mais paulistano que existe, tijolinhos vermelhos contam muitas histórias.

Entre a Piauí, Itambé, Maria Antônia e Consolação, a FDIR da Universidade Presbiteriana Mackenzie constrói, há sete décadas, um forte legado. Quantos TIA’s viraram grandes juristas e traçaram belos caminhos profissionais. Muitos por aqui permaneceram. A faculdade que formou Falamansa e ouviu a voz de Anita Malfatti.

Dos largos corredores do 45, passando pelos estreitos do 24 e 25, o tão sonhado prédio 3, as tantas filas enfrentadas no Rei do Mate e Borges, os intervalos no bosque, os papos cabeça e as conversas furadas pelos bancos do campus, as amizades conquistadas, o caos organizado da Maria Antônia, sensações essas que só um mackenzista é capaz de compreender. Ah, e claro, a ansiedade (e esperança) de um dia vestir a beca e pegar o canudo no palco do Rui Barbosa. 

São 10 semestres. 5 anos. O tempo que você será um Mackenzista atuante. Porque há boatos de que uma vez Mackenzista será sempre Mackenzista. Do Mackbixos ao Bota Fora. Da LIU aos Jurídicos. Do Borges ao Starbucks. Do 24 ao Prédio 3 e, para alguns, o 45. Seja lá qual for seu ponto de vista, você de alguma forma faz parte dessa história, contribui para esse legado e, principalmente, ajuda a construir o nome que ela ecoa.

Já que hoje é seu dia, a comemoração fica a seu critério. Seja no Mac Fil, no Kenzie ou no Starbucks da faculdade, o motivo do brinde nós já sabemos.  

Cheers, Mackenzie (e Mackenzistas)! 

Por Sophia Otero


Siga o JP3!

Instagram: @jornalpredio3

Facebook: fb.com/jornalpredio3


Mais notícias e informações: 


O Jornal Prédio 3 – JP3, fundado em 2017, é o periódico on-line dos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, organizado por alunos do curso e com contribuição de toda a comunidade acadêmica mackenzista. Participe!

Um comentário em “Algo acontece no meu coração que só quando cruza a Maria Antônia com a Consolação

Adicione o seu

  1. Algo também acontece no meu coração quando cruzo a Maria Antônia com a Consolação…que belíssima homenagem! Saudades do meu tempo de Mackenzie.

    Curtir

Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑