Todos os anos milhares de estudantes vindos de diversas universidades ao redor do mundo se voltam a Viena, Áustria, para o popularmente conhecido Vis Moot. Criado em 1994, o Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot , o Vis Moot é uma competição que estimula seus participantes a se engajarem em um procedimento arbitral fictício, no qual serão representantes das partes envolvidas no caso (“problem”) em audiências simuladas (conheça mais sobre clicando aqui).

Pouco a pouco, a competição foi se tornando não só uma experiência acadêmica como também referência na área de estudos aplicados à Arbitragem Comercial Internacional, atraindo, além das equipes, renomados autores da área e entidades como grandes escritórios e câmaras arbitrais.

Chegando a sua 26ª edição, a competição bateu seu recorde de inscrições com 378 times, dentre eles, a Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Sob a coordenação do Professor Daniel Tavela Luís e dos Coaches Paula Renata Costa e Gregory Terry, a equipe mackenzista vem se preparando intensamente desde agosto do ano passado. Treinamento que reflete o mais recente resultado com a 9ª colocação no Pre Moot organizado pelo CAM-CCBC, inclusive com menção honrosa a oradora mackenzista Juliana Vieira que ficou com o terceiro lugar entre os oradores da competição.

A equipe mackenzista ainda participará de importantes competições preparatórias como o Pre Moot de Curitiba, o mais antigo do Brasil, onde enfrentará as maiores equipes do Brasil.

A história de participação do Mackenzie em competições de arbitragem é longa e já foi retratada algumas vezes aqui no JP3, quando a Faculdade de Direito sediou a 8ª edição da Competição Brasileira de Arbitragem Petrônio Muniz (aqui) e na matéria de abertura do JP3 sobre o GEAMack, em setembro de 2017 (aqui).

A participação em competições como essa, além de permitir o contato com centenas de Faculdades de Direito ao redor de todo o mundo, ainda possibilita o desenvolvimento de técnicas de escrita, pesquisa, oratória, liderança e trabalho em grupo.

O trabalho de preparação para o Vis Moot de 2019 vem sendo desenvolvido desde o ano passado e a equipe conta com o apoio de todos os alunos e antigos alunos que, assim como eles, fazem parte dessa família vermelha e branca que se chama Mackenzie. Formados pelos estudantes Amanda Carvalho (7R); Beatriz Rippol (5A); Daniel Abreu (5B); Gustavo Henrique (3A); Juliana Vieira (5C); Lucas Vanella (5B); Mateus Assis (6E); Pedro Machado (7D) e Vitória Stecca (6E), a equipe está com campanha de captação de recursos aberta para financiar a viagem para Viena.

As contribuições podem ser feitas pela plataforma Kickante, clicando aqui.

O Centro Acadêmico João Mendes Jr., a Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito do Mackenzie, a Assistência Judiciária João Mendes e a Atlética João Mendes Jr. estão apoiando a iniciativa e convocam seus associados para auxiliar o time mackenzista.

Principais Informações:

Facebook do GEAMack: aqui.

Instagram do GEAMAck: aqui.

Contribuições: aqui.

Conheça o Vis Mot: aqui.

Jornal Prédio 3 – JP3, é o periódico on-line dos alunos e antigos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, organizado pelo Centro Acadêmico João Mendes Júnior e a Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito do Mackenzie. Participe e escreva!

IMG-20190225-WA0024

4567