Por Naiara Esposito

O Jornal Prédio 3 – JP3 inaugura hoje sua mais nova coluna: Biblioteca Mackenzista!

A coluna vai ser uma espécie de “estante virtual” de indicações literárias, todas com base na indicação de professores e professoras mackenzistas. As obras descritas serão jurídicas e não-jurídicas, seguindo qualquer tema que o professor ou professora considere interessante estudantes de Direito conhecerem durante a formação.

Essa semana, recebemos a sugestão de duas obras pela professora Ana Torezan, que leciona as matérias Sociologia Jurídica e Direito da Criança e do Adolescente.

Se for professor/a e quiser participar, ou quiser indicar algum professor/a, entre em contato com o JP3 pelo Facebook (/jornalpredio3) ou pelo Instagram: @jornalpredio3

Psicologia das multidões, de Gustave Le Bon

Segundo a professora Torezan: “O livro é resultado do estudo de Le Bon sobre o comportamento dos indivíduos quando estão em grupo. As ideias do autor sobre a “alma coletiva” das multidões vão inspirar Freud a escrever sobre o assunto. Também trabalha a ideia de “contágio inconsciente da multidão”, ou seja, como as pessoas são levadas a agir de forma diferente do seu comportamento individual quando estão em grupo, até mesmo de forma violenta. Para a professora, o que Le Bon observava nas ruas para seu estudo é o que podemos ver hoje nas redes sociais, por exemplo nos casos de linchamento virtual.”

O processo, de Franz Kafka

Para Professora Torezan, esta é sem dúvidas uma leitura essencial para os alunos de Direito: “Para mim esse é o clássico do clássico”.

A narrativa começa com Joseph K, personagem principal, sendo preso sem nenhuma explicação e obrigado a enfrentar um sistema jurídico que parece um labirinto, fruto da burocracia autoritária. O cenário absurdo leva o leitor à reflexão, podendo fazer uma comparação com o sistema atual. Nesta obra, Kafka une Direito e literatura e passa por questões como justiça, exclusão social e como certas coisas são feitas para não serem atingidas. (Obra disponível para empréstimo na Biblioteca do Prédio 02).