Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do projeto de pesquisa “História da Justiça do Trabalho no Estado de São Paulo (1940–1970)”, vinculado ao grupo de pesquisa Estado e Economia no Brasil, da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
O projeto é coordenado pelos professores Gustavo Silveira Siqueira e Ariel Engel Pesso e tem como objetivo analisar a história da Justiça do Trabalho no Estado de São Paulo entre os anos de 1940 e 1970. A pesquisa pretende compreender o funcionamento da instituição nesse período, investigando processos judiciais trabalhistas, as partes envolvidas e a aplicação das normas trabalhistas.
A proposta também busca analisar o papel da Justiça do Trabalho nas relações entre trabalhadores, empregadores e o Estado, bem como avaliar a efetividade das normas trabalhistas na prática jurídica da época. Além disso, o projeto tem caráter formativo, incentivando os participantes a desenvolver habilidades de pesquisa acadêmica, análise de fontes judiciais e produção de artigos científicos.
As reuniões do projeto ocorrerão presencialmente às sextas-feiras, das 12h às 13h, na Faculdade de Direito do Campus Higienópolis. Entre as datas previstas para os encontros estão 17 de abril, 15 de maio e 26 de junho, sendo que reuniões virtuais poderão ser agendadas posteriormente.
Ao todo, estão disponíveis 30 vagas, sendo 20 para alunos de graduação (do 1º ao 9º semestre) e 10 para alunos de pós-graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
As inscrições devem ser realizadas até às 12h do dia 27 de março de 2026, mediante envio do currículo Lattes para o e-mail gustavo.siqueira@mackenzie.br, com o título: “Inscrição Projeto Pesquisa – JTSP”.
O processo seletivo contará com uma única fase, composta pela análise do histórico escolar.
Os estudantes de graduação que participarem do projeto por pelo menos um semestre e cumprirem as atividades propostas poderão receber horas de pesquisa, conforme critérios da Coordenação de Pesquisa da Faculdade de Direito.
Publicado por Luana Citeli
Siga o JP3!
Instagram: @jornalpredio3
Facebook: fb.com/jornalpredio3
Mais notícias e informações:
- PROCESSO SELETIVO – GRUPO DE PESQUISA CNPq LABORATÓRIO DE DIREITO DIGITAL E DEMOCRACIA
- INSCRIÇÕES ABERTAS – GRUPO DE ESTUDOS EM MEDIAÇÃO E NEGOCIAÇÃO – GEMMack
- Como iniciar na carreira jurídica?
- Inscrições Abertas para Grupo de Pesquisa GBio – Saúde Pública e Direito na União Europeia
- CA e Bissoli Advogados promovem imersão exclusiva em Direito Eleitoral
O Jornal Prédio 3 – JP3, fundado em 2017, é o periódico on-line dos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, organizado por alunos do curso e com contribuição de toda a comunidade acadêmica mackenzista. Participe!

Deixe um comentário