O Grupo de Mary McCarthy (1963)

A obra “O Grupo”, da escritora norte-americana Mary McCarthy, conta a história de uma turma de jovens, recém graduadas pelo Vassar College, uma das universidades mais caras e conceituadas dos Estados Unidos, no ano de 1933. 

A narrativa se inicia com o casamento de uma dessas mulheres, no qual o leitor é apresentado  a todas as integrantes do grupo, mais especificamente sobre suas respectivas situações   financeiras  e suas características físicas, sob a  narração de cada uma. Desse mesmo modo, a história é guiada capítulo a capítulo, sempre com uma mudança de narradora, mostrando as dificuldades que cada membro do grupo se depara após sua separação. 

Assim, a autora mostra as grandes expectativas de cada uma dessas jovens pela vida ilusória que pretendem levar, mas que acabam sendo frustradas pela realidade de seus casamentos, da maternidade, de suas relações sexuais e familiares, de sua orientação sexual, dos relacionamentos  abusivos, de abusos, relações extraconjugais, divórcios, relações de trabalho, momentos de depressão e até mesmo da morte. 

Desse modo, é apresentada aos leitores a realidade dessas mulheres que lutam, ou pelo menos tentam lutar, contra o destino que outras pessoas lhe impuseram, sendo parentes, amigos ou até mesmo parceiros, cabendo apenas ao leitor a visão total da história, desde as mentiras até as terríveis verdades entoadas por cada personagem, que poderiam ter mudado completamente o rumo da vida de cada uma dessas mulheres. 

Isso tudo em meio a  uma situação política conturbada, na qual diversos personagens lutam pelos seus ideais comunistas e estalinistas frente à  Grande Depressão Americana, fruto da Crise de 29. E que, posteriormente, em consequência da passagem do tempo, se encontram em meio à Segunda Guerra Mundial, enfrentando os medos e as inseguranças decorrentes deste conflito. 

Por fim, de forma simbólica, o livro termina em um enterro, mostrando a reflexão das protagonistas frente à  morte enigmática de uma amiga, em paralelo aos pesares e as vitórias de suas próprias vidas, que continuam mesmo em meio a tantas tragédias. 

Por Ana Clara Siqueira


Siga o JP3!

Instagram: @jornalpredio3

Facebook: fb.com/jornalpredio3


Mais notícias e informações:


Jornal Prédio 3 – JP3, fundado em 2017, é o periódico on-line dos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, organizado por alunos do curso e com contribuição de toda a comunidade acadêmica mackenzista. Participe!

Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑