
Lançada em 2022, em produção atualmente e um sucesso entre os classificados da Netflix, “O Poder e a Lei”, ou originalmente “The Lincoln Lawyer”, é uma série americana baseada nos livros de Michael Connelly que conta as aventuras vivenciadas pelo protagonista Mickey Haller, interpretado por Manuel Garcia-Rulfo, sendo advogado em meio ao drama, mistério, suspense, corrupção, crimes, inocentes condenados, culpados exonerados, luta contra o vício, romance e batalhas judiciais presenciadas nas cidades norte-americanas. Com um teor mais jurídico em comparação ao filme de mesmo nome lançado em 2011, a produção dirigida por David E. Kelley aborda diversas temáticas relativas ao Direito, as quais Haller defende, acusa e se mostra perspicaz para solucionar os conflitos jurídicos que assolam sua vida profissional.
Mickey Haller trabalha em seu próprio escritório com a ajuda de Lorna Crane (Becki Newton), sua assessora jurídica estimulada pelo advogado a reingressar no seu curso de Direito; com o apoio de Cisco (Angus Sampson), seu investigador particular; e Izzy (Jazz Raycole) sua cliente que se torna sua motorista particular, sendo esse trabalho prestado como uma forma de pagamento por Haller ter defendido Izzy durante um processo em que foi acusada de roubo. Juntos, Haller e sua equipe atuam cotidianamente em conjunto a fim de organizar as diversas atividades do advogado na sua agenda, além de todo trabalho circundar as pesquisas e investigações dos casos recebidos e direcionados ao “advogado do Lincoln”, sendo este apelido designado a Haller em razão de ter um dos carros modelo SUV da marca, o qual, inclusive, é seu “segundo escritório” por armazenar documentos e arquivos de casos tratados pelo advogado.
Indo além do profissionalismo, Mickey Haller também possui efervescentes relações pessoais, essencialmente com sua filha, Hayley (Krista Warner), fruto de um antigo casamento com Maggie (Neve Campbell). Ao mesmo tempo que o advogado tem que lidar com as tensões do trabalho, ele busca ceder mais de sua rotina à sua filha, concomitante à sua ex-esposa, a qual vive uma relação conturbada, de idas e vindas, mas busca a estabilidade para o bem da filha do casal.

Cercada por intensas passagens marcadas pelo drama profissional e familiar vivenciado por Mickey, a primeira temporada da série revela um passado um tanto quanto obscuro do advogado, que se encontrou, anteriormente, na reabilitação em virtude de problemas com drogas. Entretanto, pouco se fala do caso e as atenções da série se destinam ao sucesso profissional que o protagonista consegue após essa turbulência em sua vida. Haller assume boa parte dos casos de Jerry Vincent, advogado vítima de homicídio, que deixa seus casos profissionais a cargo de Haller.
O grande caso criminal que decorrer durante toda a temporada envolve Trevor Elliot (Christopher Gorham), um gigantesco empresário e desenvolvedor do mercado tecnológico, na área de e-games, que é acusado de causar o assassinato de sua esposa e criadora conjunta de seu trabalho, Lara Elliot, e de seu amante, Jan Rilz. A situação envolvendo o criador do ramo tecnológico ganha enorme repercussão no país em razão da fama de sua empresa de games e, consequentemente, Mickey também assume protagonismo por defender o réu do caso. No decorrer dos episódios, a cada audiência, coleta de provas e surgimento de evidências do crime, o advogado se encontra premente em achar a melhor defesa para seu cliente e, por fim, o desfecho da história se proporciona a partir de um eloquente julgamento no Tribunal do Júri.

Após expresso sucesso na sua temporada de estréia, na segunda temporada, Mickey Haller dispõe-se como o advogado mais bem sucedido e reconhecido de Los Angeles. Nesse momento, assim como sua vida profissional, sua vida pessoal também passa por novidades, ao passo que Haller conhece Lisa Trammell (Lana Parrilla), dona de um restaurante que se torna, por acaso, amiga, “affair” do advogado e, futuramente, sua cliente. O que faz Lisa aparecer na vida profissional de Haller é o assassinato do Sr. Mitchell Bondurant, grande empresário e empreiteiro do ramo imobiliário e da construção civil. Lisa é acusada de ter cometido o homicídio, pois já teve desavenças com o assassinado em decorrência de desacordos sobre a apropriação de seu terreno, onde se estabelece o restaurante, para as construções de Bondurant.
No desenrolar da temporada, haja vista a fama do advogado e a enorme proporção que o caso toma na imprensa, as mais diferentes atenções do mundo jurídico de Los Angeles se voltam para Haller e Lisa. Nos julgamentos, o advogado se depara com a forte promotora de justiça, reconhecida anteriormente por ganhar casos contra ele, Andrea Freeman (Yaya DaCosta) que tenta a todo custo impedir a absolvição de Lisa Trammell. A última temporada, até então, produzida pela Netflix, abrange muitas reviravoltas à medida que os episódios se passam e novas relações e provas do crime despontam nesse passar do tempo.
Tanto a primeira quanto a segunda temporada de “O Poder e a Lei”, assim que lançadas, em poucas horas alcançaram o Top 10 da plataforma de streaming, destacando-se como uma das séries mais assistidas pelos assinantes. É o tipo de produção adequada a qualquer amante de uma série chamativa, que prende a atenção do espectador, em especial destinada aos estudantes de Direito, advogados, juízes, promotores, entre outras figuras do ramo jurídico. Fica a dica!
por Arthur Azeredo
Siga o JP3!
Instagram: @jornalpredio3
Facebook: fb.com/jornalpredio3
Mais notícias e informações:
- Mackenzie promoverá, entre os dias 25 e 27 de outubro, sua XIX Jornada de Iniciação Científica; palestra de abertura concederá horas complementares
- Algo acontece no meu coração que só quando cruza a Maria Antônia com a Consolação
- 3° Boletim de Estágio – Outubro/2023
- Legalcast Mackenzie convida gerente sênior da Deloitte!
- 2° Boletim de Estágio – Outubro/2023
O Jornal Prédio 3 – JP3, fundado em 2017, é o periódico on-line dos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, organizado por alunos do curso e com contribuição de toda a comunidade acadêmica mackenzista. Participe!

Deixe um comentário