Indicações de sebos por SP

Mesmo em uma era digital como a nossa, muitos leitores ainda optam por adquirir livros físicos, seja pelo seu cheiro indescritível ou pela possibilidade de sentir o papel nas mãos. Sensações estas que os e-books não podem proporcionar e que garantem aos livros físicos o primeiro lugar no coração de muitos. 

Todavia, nos últimos anos, o preço desses exemplares palpáveis aumentou consideravelmente, tornando sua aquisição uma realidade abstrata para a maioria dos brasileiros, que não possuem condições de arcar com custos tão elevados. Desse modo, a procura por opções mais econômicas ascendeu e os sebos ganharam um espaço ainda maior na vida dos leitores, já que, por venderem livros normalmente usados, os preços são mais acessíveis.

Mas é importante ressaltar que na maioria desses espaços você também pode encontrar CDs, DVDs, vinis, entre muitas outras maravilhas retrôs e de edições limitadas, praticamente impossíveis de se adquirir em outros locais. 

No mais, um dos grandes diferenciais dos sebos, que atrai uma grande quantidade de leitores, é o seu acervo surpreendente de livros que marcaram a vida de outras pessoas, nos quais é possível encontrar anotações e marcações que seus antigos donos deixaram, tornando aquela história ainda mais marcante para seu novo leitor.

E para a sorte dos leitores que moram em São Paulo, ou para aqueles que vierem turistar nesse lugar tão cheio de arte, é possível encontrar dezenas de sebos pelas ruas. E para ajudar esses apaixonados por leitura, temos aqui um compilado de alguns sebos de SP:

Sebo Praia dos Livros – Localizado na Rua Alceu Wamosy, 44 – Metrô Ana Rosa, com horário de funcionamento de segunda à sexta, das 10h às 18h, e aos sábados das 11h às 15h. Com a ressalva de que o local possui uma linda decoração inspirada nas praias nordestinas, perfeito para uma visita cultural. 

Sebo Nova Floresta – Localizado na Praça Dr. João Mendes, 25 – Centro Histórico de São Paulo, é um dos sebos mais tradicionais do país, contando com três andares em seu espaço físico e um acervo de mais de 150.000 títulos. Além disso, seu horário de funcionamento é de segunda à sexta, das 10h às 19h, e aos sábados das 10h às 15h. 

Sebo Liberdade – Próximo ao metrô Japão Liberdade, o sebo fica na Praça Carlos Gomes, 124 – Liberdade e possui um grande acervo de livros, CDS, DVDs, quadrinhos, entre outras diversas obras. Seu horário de funcionamento é de segunda à sexta, das 10h às 18h, e aos sábados das 10h às 17h. 

Sebo José de Alencar Reúne mais de 60 mil obras e oferece uma verdadeira imersão literária em suas prateleiras. Está localizado na Rua Quintino Bocaiúva, 285 – Sé e funciona de segunda à sexta, das 9h às 18h, e aos sábados das 9h30 às 16h. 

Desculpe a Poeira – É um pequeno sebo, localizado na Rua Sebastião Velho, 28A – Pinheiros, cuja maior parte de seu acervo veio da biblioteca do jornalista Ricardo Lombardi, editor do blog Desculpe a Poeira. Seu horário de funcionamento é de terça à quinta das 12h às 20h, de sexta das 12h às 19h e de sábado das 11h às 18h. 

Sebo Corsarium Alfarrabista – Sua maior atração, ao lado dos livros, é o grande acervo de Discos e Vinis. Seu espaço físico está localizado na Rua Augusta, 1492 – Consolação e funciona de segunda a sábado das 14h às 21h e aos domingos das 14h às 19h. 

Sebo Canto das Letras – Ideal para quem procura livros de arte, arquitetura, design, fotografia e material pedagógico. Funciona de segunda à sexta, das 9h às 18h, e aos sábados das 9h às 12h, na Rua General Bráulio Guimarães, 381 – Jardim Promissão, Santo Amaro.

Sebo Avalovara – É um dos mais novos sebos de São Paulo, pertencente ao escritor e jornalista Bernardo Ajzemberg. Está localizado na Avenida Pedroso De Morais, 809, – Pinheiros e funciona de segunda à sexta, das 10h às 18h, e aos sábados das 10h às 15h. 

Sebo Jurídico Central – Especializado em assunto jurídico e vinculado ao Largo São Francisco, possui 200 mil títulos nacionais e internacionais e se localiza na Rua Riachuelo, 62 – Sé, funcionando de segunda à quinta, das 10h às 18h, e às sextas das 10h30 às 15h. 

Sebo Casa Puebla – Possui um acervo voltado para área de humanas e é conhecido por ser um sebo circulante, já que aos sábados migra para a feira da Benedito Calixto. Seu espaço físico está na Alameda Dos Jurupis, 1256 – Moema e funciona de segunda à sexta, das 11h às 17h. 

Sebo Red Star – Outro sebo localizado na Sé, mais especificamente na Rua Benjamin Constant, 48, funcionando de segunda à sexta, das 10h às 18h30, e aos sábados das 10h às 18h. Seu acervo contém vinis, gibis, revistas, livros, entre outras diversas obras. 

Sebo do Messias – É famoso por ser o maior varejista de livros usados do Brasil e da América Latina, bem como pela sua incrível tradição de mais de 50 anos. O sebo se localiza na Praça Dr. João Mendes, 140 – Sé e funciona de segunda à sexta, das 9h às 18h, e aos sábados das 9h às 17h. 

Por fim, é importante destacar que a maioria desses sebos possibilita a compra e a entrega de seus produtos pela internet, bem como a retirada na loja física, tanto por seus próprios sites, quanto pelo da Estante Virtual. A dica de ouro é: consulte as redes sociais do sebo que mais te chame atenção e verifique se este atende a essa modalidade de venda.

REFERÊNCIAS 

“Top 10 – Sebos de São Paulo para você conhecer”. Publicado no Seu Mochilão em 15 de fevereiro de 2019. https://www.seumochilao.com.br/top-10-sebos-de-sao-paulo/ 

“6 sebos de São Paulo para encontrar o melhor da literatura sem gastar muito”. Publicado no São Paulo Secreto em 26 de janeiro de 2021.  https://saopaulosecreto.com/sebos-de-sao-paulo/

Por Ana Clara Siqueira


Siga o JP3!

Instagram: @jornalpredio3

Facebook: fb.com/jornalpredio3


Mais notícias e informações: 


O Jornal Prédio 3 – JP3, fundado em 2017, é o periódico on-line dos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, organizado por alunos do curso e com contribuição de toda a comunidade acadêmica mackenzista. Participe!

Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑